terça-feira, 29 de julho de 2008

BASQUETE MASCULINO MAIS UMA VEZ, DE FORA DAS OLIMPÍADAS

Atlanta, 1996. O nosso basquete masculino, ainda com os arremessos certeiros de Oscar, o Brasil disputava mais uma competição internacional. Só que depois dessa, nossa seleção masculina não voltou ainda para as quadras, em se tratando de Olimpíadas. Nossos atletas obtém credências para jogar na Europa, em suas grandes equipes, nossos atletas conseguem entrar para o seleto grupo da liga profissional dos Estados Unidos. Esses nossos atletas são convocados para defender a seleção brasileira, mas as vitórias vão se distanciando cada vez mais.
Chegamos ao ano 2008, as poucas esperanças ainda estão nos mais otimistas torcedores pois com duas tentativas de ganhar a vaga. Na primeira, no Pré-olímpico das Américas com duas vagas em jogo, uma a potência americana ganha e a outra, a seleção “B”da Argentina, elimina o Brasil, mas nem tudo está perdido, ainda existe o Pré-olímpico mundial.

Nossos dirigentes encontram uma solução e contratam um técnico estrangeiro, o espanhol Moncho Monsalve, nossos atletas que jogam nos Estados Unidos, se recusam a defender a camisa “verde e amarela”, o Brasil vai para Grécia disputar uma vaga; ganha de um “Líbano” e depois as derrotas voltam... perde para a Grécia, para a Alemanha e se despede mais uma vez, do sonho olímpico...
Seis seleções européias são as classificadas, duas das Américas, duas da Ásia , China, país sede já tinha uma garantida e os demais continentes, uma vaga para cada como manda o espírito olímpico. Agora, resta esperar mais quatro anos, mais se nada mudar, esse filme poderá ser repetido.



ENQUANTO ISSO ... O FELIZ BASQUETE FEMININO JÁ ESTÁ EM PEQUIM


Enquanto são claras as diferenças entre o basquete masculino e o basquete feminino, aqui no Brasil, diferenças essas que poderiam ser consideradas como preconceito; entra ano, sai ano, vemos o tratamento desigual entre as duas categorias e podemos chamar o basquete feminino de “primo pobre da Confederação”
Como pela primeira vez pude acompanhar, fora do Brasil, a seleção feminina a uma competição, é contagiante ver a alegria, a felicidade, a vontade de vencer destas heroínas do nosso esporte, e creio que, chamá-las de heroínas, é o melhor adjetivo para expressar esta seleção.


Lá em Madrid, a rotina de um Pré-olímpico não existe folga e mesmo o raro problema causado na modalidade, a recusa da atleta Iziane de jogar o que levou a comissão técnica a dispensar a atleta num momento que o Brasil precisava vencer a forte equipe da Letônia. Mas o basquete continuou, mesmo sem Iziane, que joga na WNBA, as onze meninas se superam e ganharam a vaga para Pequim.




Mais uma prova do preconceito: a seleção masculina viaja em classe executiva, enquanto que a feminina, viaja em classe econômica, é melhor dizer preconceito para não dizer adjetivos piores.

Curta a festa das meninas do nosso basquete, vocês merecem uma medalha, não importando a classificação.
O Brasil está no grupo “A” e terá como adversários na primeira fase a Coréia (dia 9), Austrália (11), Letônia (13), Rússia (15) e Bielorrússia (17). No grupo “B” estão China, Estados Unidos, Espanha, Máli, Nova Zelândia e República Tcheca.

terça-feira, 22 de julho de 2008

E. E. PARAISENSE: UMA ESCOLA CAMPEÃ



Foi com muita alegria que recebi a notícia através do professor Murilo Pessoni da participação da E E Paraisense na edição dos Jogos Escolares de Minas Gerais, fase regional, realizado na cidade de Lavras, evento ocorrido neste mês de junho. Estou feliz, pois a cada vez mais, esta coluna CHUÁ vai atingindo seu objetivo de levar a informação sobre o basquete e ter colaboradores assim como o professor Murilo Pessoni, que tem um currículo invejável na sua área esportiva e mesmo sendo muito jovem ainda, já tem uma coleção de títulos e entre as suas principais conquistas, a de ser o principal responsável pela formação de centenas de crianças, adolescentes e jovens com uma ótima formação esportiva, cultural e cidadã. Mas o professor Murilo não trabalha só, tem uma equipe de apoio e de colegas e amigos que o apóiam e quem ganha com isso tudo não é somente ele e sim toda sua comunidade.
Sua comunidade que começa na sua turma de treinamento, sua escola, sua cidade e não pára aí é uma comunidade que tem o principal, a base. A Escola Paraisense tradicional escola paraisense, décadas e décadas, é um símbolo na Educação e também no esporte e hoje a escrita continua e escrevendo a cada vez mais com tinta mais forte para que nunca mais se apague a sua estrela na grande constelação de uma verdadeira educação. E o dia que nossos dirigentes do nosso país descobrirem que o esporte é um dos principais meios para uma educação, o Brasil será uma grande nação.
A Escola Paraisense que começa pelo seu diretor, Adilson Luciano Resende, um moço de visão, um educador nato, sabe coordenar sua equipe e sabe muito bem o que o esporte representa em todo este contexto; seus professores, como são queridos e respeitados por todos, a professora e orientadora Sônia, os alunos e que maravilhosos alunos. Lembro-me muito bem da atenção de todos para com a minha palestra que fiz nesta escola no ano passado.
Toda essa concentração de esforços e união já resultou na formação de uma excelente equipe de basquete sendo toda esta comunidade escolar responsável por este grande sucesso. Uma excelente equipe de basquete, ou mesmo de outro esporte, não é aquela que apenas tem pontos numericamente maior que as equipes adversárias, uma excelente equipe é aquela que para começar formou-se uma equipe de pessoas e estas pessoas se preocuparam com a formação total de seus atletas como o cultivo ao respeito, ao coleguismo, ao cumprimento às regras e naturalmente o cumprimento do dever de cada um.
E depois de cumpridos todos os deveres de casa, os professores Leni Soares, a sempre campeoníssima, Maria Elisa Meles e Murilo Pessoni e me lembro do velho dito popular: “enquanto descansa, carrega pedra”, no ano passado, em suas férias, Murilo foi ao Rio de Janeiro para assistir aos Jogos Pan-Americanos! Estes três professores foram iluminados como as estrelas guias para que a Escola Paraisense brilhasse nos Jogos Escolares de Lavras, em sua fase regional. Três modalidades, por três vezes, esta Escola disputou as finais, sendo campeã no basquete masculino, campeã no handebol feminino e vice-campeã no handebol masculino. Um aproveitamento excepcional só poderia acontecer com uma equiipe que acumula todos os requisitos necessários como é o caso de uma grande escola organizada como esta.
Daqui, quero enviar meus cumprimentos especiais aos defensores do meu esporte preferido: ao grande capitão Mateus que recebeu o troféu em nome de todos, aos arremessos certeiros de Fernando Carabina, que segundo a opinião dos companheiros da mídia paraisense, tem crescido muito de produção. Fernando, agora você deve treinar mais ainda e se dedicar ao máximo em tudo o que fizer, estudar com dedicação total e trabalhar cada vez mais em equipe e também para todo o elenco, se preparar com dedicação pois esta equipe poderá levar o nome não só da escola como também da cidade muito longe. Diego, André, Tiago, Fernando, Mateus, Lucas, Miguel, Lupita, Caio, Felipe, Leoni, Gustavo e Bruno vocês escreveram o nome de sua escola e cidade no livro dos campeões e lembre-se que são poucos que conseguem um feito semelhante. Parabéns!
Parabéns também ao sempre dedicado professor Luiz Roberto de Oliveira, o sempre querido Luizão que continua espalhando basquete por onde passa.
Recapitulando a campanha da Escola Paraisense: venceu a equipe de Perdões por 65 a 15, venceu Poços de Caldas por 46 a 19, e como dizem os sábios, a derrota sempre vem na hora certa, Paraíso perdeu para São Lourenço de 25 a 36.
Na semifinal a Escola Paraisense voltou a vencer, desta vez foi de 33 a 19 sobre Pouso Alegre e na grande final, Paraisense venceu o então tradicional colégio Santos Anjos de Varginha por 32 a 23! É festa! É campeão! É Escola Paraisense no ponto mais alto do podium.
Com esta vitória, a E.E.Paraisense tem o direito de disputar a fase final dos jogos na cidade de Patos de Minas - MG, de 12 a 16 de agosto de 2008 .
Escola Paraisense, com estas equipes de alunos, atletas, professores e trabalhadores do ensino, capitaneados pelo diretor Adilson, será sempre uma Escola Campeã!
Parabéns!

CELEBRIDADES: ROSELI DO CARMO GUSTAVO

Dizem que o Brasil é um país sem memórias. Infelizmente, o autor desta frase tem razão; pouco se cultiva uma grande conquista quando essa já aconteceu há alguns anos como também pouco ou quase nada se comemora datas que um dia foram marcadas por grandes e inéditas conquistas mas tudo isso faz parte na nossa cultura...
Mas nós que amamos o basquete, lembramos dos nossos ídolos, não importa se eles já não jogam mais, lembramos de suas conquistas que não foram ao acaso e sim com luta, esforço, dedicação, vontade é, sobretudo, um belo exemplo de vida e de amor ao basquete.
Quando fazia cobertura do jogo Franca x Araraquara, pelo campeonato Paulista Juvenil Feminino, tive a grata felicidade de rever uma grande personagem no nosso basquete: ROSELI GUSTAVO!
Roseli, não vou dizer que você foi campeã do mundo em 1994, como todo brasileiro deveria saber, mas eu digo que ROSELI É CAMPEÃ DO MUNDO! A partir de 12 de junho de 1994, a Roseli tornou-se campeã mundial e jamais será apagado da memória de que ama o basquete.
Roseli é um exemplo e que digam Karen, Silvinha... a família continua representado você na seleção.
Roseli agradecemos por tudo que você fez e agora continua fazendo pelo basquete, passando um pouco de sua experiência para a garotada.
Roseli, não se pode falar de basquete sem falar em Roseli Gustavo.
Principais conquistas internacionais:
Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana -1991
Medalha de Ouro no Mundial na Austrália -1994
Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta -1996

quinta-feira, 17 de julho de 2008

NO BRASIL, NAS AMÉRICAS E PELO MUNDO DAS CURIOSIDADES


CAMPEONATO NACIONAL MASCULINO 2008
C R Flamengo é campeão pela primeira vez.

SUPERCOPA 2008
1ª edição: Franca Basquetebol Clube é campeã.

“TRIPLE DOUBLE”
Matheus, do Franca Basquete Clube, fez o único “triple double” da Supercopa – 2008 fez 12 pontos, pegou 10 rebotes e fez 14 assistências, no jogo em que sua equipe venceu a de Araraquara por 86 a 49 em 02 de maio de 2008.

12ª LIGA SUL-AMERICANA DE CLUBES MASCULINO 2008

A equipe do Regatas de Corrientes (Argentina) é campeã. O Flamengo é vice.
A Argentina venceu 9vezes esta competição e o Brasil venceu 3. (Vasco da Gama, 2 vezes e Uberlândia uma)

ESTADOS UNIDOS: NBA 2008

22 anos depois, a equipe do Boston Celtics é a campeã da tempora ao vencer o Los Angeles Lakers por 4 jogos a 2.
Boston é o maior vencedor da liga americana com 17 títulos.
Los Angeles Lakers é o segundo maior vencedor com 14 títulos.


SUL-AMERICANO MASCULINO DE SELEÇÕES 2008

Em torneio realizado na cidade de Puerto Montt (Chile), a Argentina foi campeã, o Uruguai, vice: a Venezuela, a 3ª e o Brasil o 4ª colocado.
Os quatros primeiros se classificaram para a Copa América – Pré-Mundial 2009

CARL HERRERA
O venezuelano Carl Herrera, assistente técnico desta seleção da Venezuela, foi o primeiro jogador latino americano a conquistar um título na NBA. Herrera, foi bi campeão defendendo o Rockets Houston, no inicio dos anos 90.

domingo, 6 de julho de 2008

HISTÓRIAS DO PRÉ-OLÍMPICO DA ESPANHA

TORCIDA BRASILEIRA

De 09 a 15 de junho/08, Madrid viveu um autêntico campeonato mundial feminino ou quase isso, um Pré-olímpico Mundial classificatório para as Olimpíadas da China e o Brasil estava lá, concorrendo uma das cinco vagas, disputadas entre doze seleções. Um verdadeiro mundial e nossa seleção lutava para obter sua última chance.
O belo e suntuoso ginásio da Arena Telefónica de Madrid, palco para mais de dez mil pessoas, preparado para receber as onze delegações visitantes. Começa a festa do basquete, na quadra, cada atleta se superando para fazer o melhor de si e colocar o seu país em um lugar de destaque. São cinco continentes diversas cores e raças e lá nas alturas do ginásio, os torcedores. Em diversos idiomas e ritmos ecoavam as mais belas canções alegrando mais ainda os corações daqueles que amam o basquete.
É chegado o momento sublime para todos nós, quando a representação brasileira está na quadra, surge mais uma força que é a torcida brasileira. Um pequeno grupo de brasileiros agita, canta, dá um colorido todo especial no espetáculo, chamando atenção até mesmo das demais torcidas. Uma torcida ordeira que respeita o hino nacional, de qualquer que seja a nação, e que fazia questão de cantar bem mais alto, o nosso Hino Nacional.
Esta mesma torcida soube apoiar o técnico brasileiro Paulo Bassul, no episódio “Iziane” quando cantou e verso e prosa: “olê olê olê ...Paulo Bassul nós estamos com você”.
Esta torcida que muito bem representou toda a torcida do basquete brasileiro que não pôde estar presente, com certeza, muito ajudou o nosso basquete na sua tão sonhada classificação.


Fotos: Marcos do Carmo