quinta-feira, 30 de julho de 2009

ADRIANINHA EM ENTREVISTA EXCLUSIVA


Adriana Moisés Pinto, teve seus primeiros contatos com a bola de basquete no SESI, na cidade de Franca (SP), sua cidade natal. Depois de assimilar este esporte com a ajuda de sua técnica Sayuri, deixou a capital do basquete masculino para voar por esse mundo afora sempre tentando encontrar uma quadra de basquete para jogar; tentando encontrar sempre em algum lugar do mundo encontrar e viver seu verdadeiro amor. E a bela Adrianinha, saiu de Franca chegando à Ponte Preta de Campinas, que já marcou época com títulos conquistados, mas ela não parou aí, desfilou nos Templos do basquete com vários modelos de camisa até chegar vestir uma que todo mundo sonha: a camisa da seleção brasileira.
Mas ela não parou por aí; depois de atravessar as mais altas montanhas e os mais profundos mares, chegou a terras estranhas e mesmo lá, viveu também seu grande amor que descobriu que estava dentro de si mesma: o basquete! Este sim, sempre foi seu verdadeiro amor com quem ela deseja viver com ele por toda a vida.
Estados Unidos, Rússia, Croácia são alguns dos países em que atuou e hoje ela defende o Faenza da Itália e está no Brasil para servir a seleção brasileira que disputará a Copa América, competição classificatória para o Mundial.
Adrianinha é medalhista olímpica.
A bela e simpática Adrianinha que é filha da dona Zenaíde, irmã do Eduardo e mãe da bela Aaliyad, americana de nascimento e hoje com seus três aninhos já tem a beleza e a simpatia da mãe, me recebeu em sua casa, em Franca e concedeu esta entrevista:

1) CHUÁ – Como você se sente na sua atual equipe o Faenza?
ADRIANINHA - Eu me adaptei muito bem na Itália, fiz muitas amizades e tenho ótimos relacionamentos e tenho grande carinho por todos aqueles que gostam de basquete

2) CHUÁ - E nos Estados Unidos, parece que as estrangeiras não são muito bem aceitas, é verdade?
ADRIANINHA – Não é bem assim. É que pela grande quantidade de excelentes jogadoras do mundo todo que atuam lá, então tem que ser uma jogadora diferenciada,mas eu gostei de lá, pois tudo que você faz é valorizado não é só os pontos não e muito bem organizado.

3) CHUÁ – Como é jogar no exterior, sua família aqui, sua filha, seu marido, como administrar tudo isso?
ADRIANINHA – É difícil, minha filha Aaliyad tem três anos, nasceu nos Estados Unidos, meu marido também joga basquete, que é americano, o conheci na Itália e ás vezes passamos grande tempo sem nos vermos. Nossa carreira é curta e temos que cuidar bastante. A temporada da Europa é oito meses e quando estou de férias, tenho que me cuidar, fazer academia. Agora, a saudade da minha mãe e toda minha família é enorme. Eu que sai de casa aos 13 anos para jogar e há 8 anos, estou no exterior

4) CHUÁ – Como você se sente ao ver nosso basquete feminino sendo tratado em desigualdade (inferior) com o masculino?
ADRIANINHA – Não é só aqui, no mundo todo é assim, salários inferiores, é uma cultura, não muda, só o carinho dos nossos torcedores que é sempre igual.

5) CHUÁ – Com o NBB, a diretora Hortência, o que você espera?
ADRIANINHA – A esperança é a última que morre, tenho certeza que teremos novos dias de um futuro melhor.


6) CHUÁ – Um país mais exótico e teve mais dificuldades?
ADRIANINHA – A Rússia. Frio de até 30 graus negativos, a comida toda diferente, custo de vida altíssimo, a gente ganha em euros, mas também gasta em euros, o idioma, só uma jogadora do time falava em inglês e na verdade, a gente só “falava” o idioma universal do basquete. Mas quando fui para os Estados Unidos, não falava inglês, e tudo isso é uma luta. Dava medo de viajar de avião, pois eram aviões bem antigos, da era do Lênin, pareciam aviões de guerra.

7) COMO ESTÁ O BASQUETE DO BRASIL ATUALMENTE?
ADRIANINHA – O Brasil vem mantendo seu bom nível internacionalmente, está tecnicamente entre o basquete americano e o europeu tendo um pouco de cada e vai ganhar a vaga para o Mundial sim.

Adrianinha, agora uma competição de arremessos de TRÊS

CHUA – Uma cidade
ADRIANINHA – Franca

CHUÁ – Um país
ADRIANINHA – Brasil

CHUÁ – Amor
ADRIANINHA – Família

CHUÁ – Prato preferido
ADRIANINHA – Arroz com feijão, ovo e salada de tomate.

CHUÁ – Um sonho
ADRIANINHA - Ver minha filha se formar e se realizar.

Adrianinha e a filha Aaliyah

CHUÁ – Um filme
ADRIANINHA – A cor púrpura

CHUÁ – Um livro
ADRIANINHA – Todos da Zibia Gasparetto

CHUÁ – Deus
ADRIANINHA – Se estou aqui e tudo que tenho, foi por Deus.

CHUÁ – AMIZADE
ADRIANINHA – Minha família

CHUÁ - Uma mensagem para quem gosta de basquete e de você.
ADRIANINHA – Eu aprendi tudo com o basquete, devo tudo a ele. O basquete é um jogo de amor e que me mostrou como amar a vida as pessoas. Quem for se dedicar ao basquete que o faça com todo amor que tiver.
CHUÁ – Adrianinha, muito obrigado pela atenção e sempre fui e sempre serei um torcedor seu.
ADRIANINHA – Obrigada e encontraremos em Cuiabá.

LIGA REGIONAL DE BASQUETE CENTRO OESTE PAULISTA - BAURU

Olá amigos: Mais informações para vocês,
Segue abaixo os dados do curso que o Piovesan esta realizando em Bauru.


ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL21ª Subseção - BauruCOMISSÃO DE DIREITO DESPORTIVO
CURSO PARA FORMAÇÃO OFICIAIS DE QUADRA E MESA.

Evento inserido na Programação oficial de aniversário do município de Bauru.


OBJETIVOS: ampliar o quadro de oficiais de quadra e mesa da LBC e Federação Paulista na região Centro Oeste Paulista e, proporcionar maior conhecimento de regras a professores, técnicos desportivos e acadêmicos de Direito e de Educação física.

PUBLICO ALVO: Publico em geral, além do acima específico.

LOCAL DAS AULAS TEÓRICAS: AUDITÓRIO DA OAB/BAURU- Avenida Nações Unidas, 30-30 – BAURU-SP. INICIO: 1º DE AGOSTO - SÁBADO AS 09: 00 HORAS, AULA INAUGURAL, NA OAB/BAURU.

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS.
MAIS 15 HORAS DE DE ESTÁGIO.

Promoção e Realização: FPB, LBC e CDD/OAB- Bauru

Instrutores: Prof. JOSÉ AUGUSTO PIOVESAN- Arbitro internacional e diretor do dep. de arbitragem da LBC.
DEISE MARIA DOS SANTOS- Mensária da FPB.

INVESTIMENTO: R$ 200, 00 (Á VISTA, NO DIA 1º DE AGOSTO), ou 2 X DE 110, 00 (UMA NO DIA 1º/08 e a outra para 29/08).


VAGAS LIMITADAS

PROVAS: TEÓRICA E PRATICA.
MEDIA PARA APROVAÇÃO: 8,0 (oito).
Serão conferidos Certificados de participação e de aprovação aos que obtiverem a nota média acima.
Os aprovados farão parte do quadro de oficiais de quadra e mesa da FPB- Federação Paulista de Basquete e LBC- LIGA DE BASQUETE DA REGIÃO CENTRO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO E, PODERÃO SER CONVIDADOS PARA INTEGRAR A COMISSÃO DE DIREITO DESPORTIVO DA OAB/BAURU.

PREENCHER A FICHA ABAIXO E MANDAR VIA E-MAIL:
lbc@lbc.org.br
Nome:
e-mail :
Cidade:
Endereço:
Telefone:
Forma de pagamento:


André Luiz de Almeida Presidente LBC

CLUBE ATHLETICO PAULISTANO: UMA EQUIPE PARA FICAR NA HISTÓRIA


Muito me honrou o convite feito pelo jornalista especializado em basquete, Juarez Araújo para fazer cobertura do lançamento da nova equipe de basquete deste maravilhoso e simpático C A Paulistano, da capital paulista. Mais do que uma honra ainda, foi poder conhecer este elegante clube “vermelho e branco” que por coincidência, são as minhas cores preferidas.
Viajei durante a noite e antes das dez da manhã, eu já estava lá, numa maravilhosa festa, grandes personagens do basquete como Edwar Simões, Israel, Urbano Sydnei Sacramento, o gerente executivo da LNB, Sergio Domenici e muitos jornalistas presentes, inclusive a Heleni Felippe uma das maiores recordistas em coberturas de competições internacionais.
Foi apresentada inicialmente, a equipe num telão, depois um coquetel, foi apresentada a nova equipe do Paulistano, que tem como presidente o Sr. José Manuel Castro Santos, acompanhado por seus diretores, Gustavo Prata, Jorge Bauab e Charles Eide Júnior. Comissão técnica: técnico João Marcelo Leite, assistente, Gustavo de Conti e mais Beny Schmidt, Felipe Filomeno, José Eduardo de Arruda, Felipe Pellegrini, Diego Jeleilate, João Henrique Gomes e José Dediel do Nascimento.
Equipe: Thiaguinho, Jefferson, Gaúcho, Fernando Penna, Dedé, Malfi, Thiago Mathias, Xandão, Bambu, Maia, Vinicius, Edu, Fiorotto, Renato, Betinho e Felipe
Média de altura 1,97 m
Média de idade 21,3 anos
Há 23 anos o Monte Líbano conquistava o último título paulista para a capita e agora com a força do Paulistano, o império do interior está ameaçado.
O campeonato paulista começa no meio do mês de agosto

Heleni Felippe

Juarez e João Marcelo

Betinho, Juarez Araujo e Felipe

Carlos Ferro, Sergio Domenici (gerente executivo da LNB) e Urbano
Fiorotto e Fernando Penna
Israel

Urbano Sidney Sacramento
Lúcia, Liz Fernanda e Urbano

Ao encontrar com o professor e treinador Urbano, lembrei-me dos primeiros jogos de basquete que assisti, no início da década de 70. Brasil de Basquete, realizada em Franca no Clubes dos Bagres que era o time da cidade e que hoje é o Franca Basquetebol Clube. De imediato, não me recordo o placar, só sei que Franca (Bagres) venceu e um dos adversários era o Arapongas Clube, da cidade de Arapongas (PR), na qual tinha um jogador que entre todos que estavam em quadra, já fazia jogadas de efeito, como drible por trás e outras, mesmo jogando contra Franca do técnico Pedroca e que tinha na quadra, Hélio Rubens, Fransergio, Totô, Robertão, Amilton, Fausto no banco e Urbano, causa muita preocupação na torcida, pois eu estava lá no meio dela e me lembro muito bem.

sábado, 25 de julho de 2009

RIBEIRÃO PRETO É CAMPEÃO AO DERROTAR FRANCA

Ribeirão Preto: campeão

E os Jogos Regionais da Zona Norte do estado de São Paulo, sediados em Franca, terminaram. Em uma região tão rica não só de estado, mas também do país, e por que não dizer também, rica de basquete e que deveria ter no mínimo, mais de uma dezena de participantes, foi resumido em um triangular. Não por falta de atletas e se além das dificuldades financeiras mais um aliado, um regulamento que não ajuda em nada as cidades que cultivam o basquete.
Se o número de equipes foi pequeno, inversamente proporcional, foi a vontade, a força, a beleza das cidades participantes do basquete feminino, da chamada categoria livre. Tininha, Alexandre Borges e Sayuri não são apenas professores e técnicos, mas sim três monstros sagrados do nosso grande e vitorioso basquete feminino, um basquete campeão mundial e de medalhas olímpicas, porém, parece que tudo isso não pesa nas decisões de quem pode fazer muito mais por este esporte e nosso basquete vive através da vontade de poucos, mas que os seus esforços chegam a superar os limites até mesmo dos regulamentos.
Os três treinadores medalhistas desta competição se fizessem um pedido (por qualquer que seja) às nossas entidades superiores, deveriam ser atendidos do tipo “seu pedido é uma ordem” e quantos outros grandes profissionais também têm essa mesma trilha, ou seja, luta total para um grande basquete para todos.
E na capital do basquete masculino, estas três equipes femininas fizeram a festa, a alegria da torcida, quantas pessoas idosas estavam presentes e torcendo muito; alegrias das campeãs, até choro de quem não venceu, aquele choro mais lindo que se possa dizer: muito e verdadeiro amor ao basquete. Numa competição importante como esta, não existe perdedores e quem ganha é o basquete.
Franca: vice

RIBEIRÃO PRETO 87 X 66 FRANCA

Tatiane e Aline: começa a decisão

Nove horas de uma manhã fria e nublada de inverno, mas no interior da quadra esquentou mais ainda quando a bola subiu entre Aline e Tatiane: só emoção e a alegria do “ballet cestobolístico”, nem a bola quis parar em cima do aro como no jogo anterior e ao final do 1º quarto, a equipe da casa perdia por 22 a 20, equilíbrio total. A partir do 2º quarto, o time de Ribeirão aos poucos foi mostrando sua superioridade técnica e tática comandando o placar até o final e mereceu o título de um legitimo campeão.
Ribeirão atou com:Amanda, Nayara, Andressa, Lidiane, Giovanna, Mônica, Sâmara, Lucinete, Valquíria, Tatiane Ádria e Paula. Comissão técnica: Tininha, Diego e Cleber.
Franca com:Cléo, Taísa, Eliene, Aline, Cibele, Tânia, Iara, Mariana, Juliana, Paloma e Paloma Carla. Comissão técnica: Alexandre Borges e Rosa.


Tininha


Alexandre e Rosa

Todos: olhar fixo na bola




Andressa: ataca para vencer


Amanda: de três...


LINDAS, LINDAS E LINDAS...




Tininha e Tatiane: medalha e taça

Nayara e Mônica


Lidiane, Tatiane, Samara e Ádria


A bela Ádria, a Érika de Ribeirão.


A bela Eliene

CELEBRIDADES
Como é lindo o basquete!
E todas as pessoas que o cercam, não importa raça, nacionalidade e muito menos, idade. Olhares atentos no jogo, não perdiam um lance. Vocês fazem o basquete crescer. O basquete precisa de vocês.

Alexandre Borges
Meu amigo Tiago, Rita e Januário: segurança total
Mesa: Luis Carlos, Paula, Márcio e Márcia com os árbitros Tiago, Rita e Januário: tudo sobre controle.
Meu muito obrigado à você que ama o basquete.


NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES, LEIA MAIS SOBRE O BASQUETE NOS JOGOS REGIONAIS

RIBEIRÃO PRETO FAZ 114 A 30 E VAI A FINAL

JOGOS REGIONAIS DA ZONA NORTE: BASQUETE FEMININO LIVRE
Guará:3ª colocada

A quadra de esportes Demetrio Soares, no Champagnat, na cidade de Franca, foi mais uma vez palco do basquete feminino e ontem com um jogo isolado pelo torneio feminino livre, Ribeirão Preto mostrou que é forte candidato ao titulo, venceu Guará por 114 a 30 e foi a vez das meninas de Franca ficarem como torcedoras.
A equipe de Ribeirão, da técnica Tininha, auxiliada por Diego e Cleber, tem em sua equipe a ex integrante da seleção brasileira, a pivô Tatiane, Ádria, Sâmara, Lidiane e Amanda como quinteto inicial, mas contou também com Nayara, Andressa, Giovanna, Mônica, Lucinete, Valquíria e Paula que se revezaram o tempo todo diante de um adversário que veio apenas para participar.
Um jogo com fatos curiosos e por duas vezes a bola ficou presa no aro, sendo que em uma delas a bola simplesmente parou colada na tabela.

Ribeirão Preto



Mesa: Rosa, Silvia e Luiz. Quadra: Tiago, Rita e Alexandre- a ótima conduta acima de qualquer suspeita






Ádria, de três...




CURIOSIDADES (DEMAIS)

...e a bola parou..


...você já viu duas bolas assim, num jogo?


LINDAS, LINDAS E LINDAS...



sexta-feira, 24 de julho de 2009

JOGOS DO INTERIOR DE MINAS: PARAÍSO VENCE AS DUAS PRIMEIRAS

DUAS CONTAGENS CENTENÁRIAS Em seus dois primeiros jogos na segunda fase dos XXV Jogos do Interior de Minas-JIMI 2009, a equipe de basquetebol de São Sebastião do Paraíso, o Paraíso Basquetebol, iniciou de forma arrasadora sua participação na competição. Primeiro foi o jogo de estréia, contra Camanducaia, na quarta-feira, 22/07, no Ginásio da Barrinha, em Passos/MG. Os atletas paraisenses não deram chance aos adversários, imprimindo um ritmo forte à partida desde o seu início, jogando com seriedade e objetividade, usando todos os requisitos do basquetebol moderno: força, marcação, velocidade e domínio dos rebotes. Placar final Paraíso Basqueebol 145 x 39 Camanducaia.Na segunda partida, na manhã de quinta-feira, 23/07, o ritmo da partida não foi diferente, ou seja, os paraisenses seguiram pressionando os adversários, desta feita a equipe de Varginha, que tentou fazer frente ao basquete de Paraíso, mas sucumbiu diante da superioridade dos adversários, precisos tanto nos arremessos, quanto nas cestas de contra-ataque. Placar final Paraíso 117 x 31 Varginha. Os destaques paraisenses nas duas partidas foram Éderson "Mutombo" com 57 pontos nos dois jogos, Gustavo, 42 pts, Dinho, 32 pts, Rodolfo com 33 pts. O pivô Allison foi o destaque defensivo, pelo número de rebotes alcançado, além de marcar 24 pts nos dois jogos.O técnico Jefferson classificou o início de seu time na competição de forma muito positiva : "Pela intensidade, foco e seriedade meus jogadores estão de parabéns. Se queremos fazer o basquete crescer enquanto modalidade, este é o caminho", afirmou, esperando manter a intensidade de sua equipe até o final dos jogos. O próximo jogo de Paraíso no JIMI será nesta sexta, 15h, contra São Lourenço.
Fonte: Mariano Bícego.

BASQUETE FEMININO DE FRANCA FAZ 83 A 34 NO INÍCIO DOS JOGOS REGIONAIS

Ellen e Aline: começa o jogo...


Começou ontem a competição de basquete feminino dos Jogos Regionais da Zona Norte do estado de São Paulo, na cidade de Franca na categoria livre. Por falar em categoria, no que diz a regulamentação desta modalidade, por incrível que pareça, o nosso basquete está bastante dividido (ao invés de ser unido...): primeira divisão, segunda divisão, sub 21 e se houvesse um critério adequado dentro da modalidade, tudo bem, mas acontece que depende da classificação da cidade em todas as suas modalidades.
Enquanto existem aqueles que amam o basquete e fazem tudo por ele, outros fazem “leis” como essa!
Nós que amamos este esporte, vamos continuar lutando, divulgando e na esperança de dias melhores.

FRANCA 83 X 34 GUARÁ

FRANCA


GUARÁ

Franca x Guará

Em virtude do regulamento, apenas três cidades participam da categoria livre ou adulta, como queiram. Enquanto Franca e Guará estavam em quadra, Ribeirão Preto simplesmente assistia a tudo.
Mesmo com esta larga margem de pontos, o técnico francano Alexandre Borges, me disse que sua equipe atuou abaixo do esperado e garante que contra Ribeirão Preto, a equipe jogará dentro do esquema tático e técnico fazendo uma grande exibição para poder enfrentar a forte equipe adversária.
Do lado de Guará, a técnica Sayuri, montou a equipe em última hora, e sem ritmo, sem treino e mesmo com o reforço de Ariani, jogou bem abaixo do esperado

BARRETOS É CAMPEÃO DA 1ª DIVISÃO SUB-21

BARRETOS 63 X 27 ARARAQUARA
Joice, a fluminense de Cachoeira de Macacu, para ser campeã em Barretos
Araraquara x Barretos

Kênia, a francana campeã por Barretos

A bela equipe de Barretos, do técnico Alexandre Escame fez uma apresentação digna de um campeão venceu bem a jovem equipe de Araraquara, vice-campeã, adquirindo o direito de participar dos Jogos Abertos do Interior. Matão foi a terceira colocada após vencer a cidade de Rincão.

Jorge, Rita e Tiago Moretti: a boa conduta...


... o jogo sob controle


Matão, 3ª colocada

Araraquara vice

Barretos, campeã


LINDAS, LINDAS E LINDAS...











RIBEIRÃO PRETO X GUARÁ: HOJE AS 15 HORAS

E leia mais sobre o basquete feminino dos Jogos Regionais nas próximas edições.