sábado, 31 de outubro de 2009

FEDERAÇÃO GAÚCHA: NOVO SITE

Prezados(as) Amigos(as);

Temos o prazer de anunciar que o novo site da Federação Gaúcha de Basketaball já está "no ar".

Vejam as informações no anexo.

Um abraço a todos e mandem opiniões, sugestões e críticas!

Gilson Hermann Kroeff
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE BASKETBALL
Rua Fernandes Vieira, nº 637 - Conjunto 402
Porto Alegre/RS
CEP 90035-091
Fones/Fax: (51) 3311.9175 - 3311.4425
gilsonkroeff@basquetegaucho.com.br
gkroeff@terra.com.br

NOVO SITE DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE BASKETBALL

A Federação Gaúcha de Basketball tem o prazer de comunicar que o seu novo site está “no ar”.
Acesse já www.basquetegaucho.com.br, adicione aos seus favoritos, e passe a acompanhar tudo o que acontece no Basquete do Rio Grande do Sul.
Aproveite a oportunidade e vote na nossa primeira pesquisa interativa: QUAL O MELHOR JOGADOR DE BASQUETE DO RIO GRANDE DO SUL DE TODOS OS TEMPOS?


Arremesse e acerte no endereço acima

BRASIL É CAMPEÃO NO SUB-17 FEMININO

A seleção brasileira sub-17 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, conquistou o título invicto do 15º Campeonato Sul-Americano, disputado no ginásio municipal de Puente Alto, em Santiago do Chile. Na partida final, com 19 pontos e 21 rebotes da cestinha Damiris Amaral, o Brasil ganhou da Argentina por 48 a 46. A principal pontuadora argentina foi Melisa Greter, com 14 pontos. Brasil, Argentina e Chile garantiram a vaga para a Copa América / Pré-Mundial Sub-18 de 2010.
A pivô Damiris do Amaral foi a melhor reboteira do Sul-Americano com 109 no total (média de 18.2 por jogo) e quarta cestinha da competição com 118 pontos (19.7). A ala/armadora Carina Martins foi a prieira nas assistências com 18 (3.0). A ala Jennifer Sirtoli foi a terceira nos bloqueios com um total de oito.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º- Brasil (campeão) – 12 pontos (6 vitórias)
2º- Chile – 11pts (5 vitórias e uma derrota)
3º- Argentina – 10pts (4 vitórias e duas derrotas)
4º- Equador – 9pts (3 vitórias e 3 derrotas)
5º- Venezuela – 7pts (uma vitória e 5 derrotas)
6º- Paraguai – 7pts (uma vitória e 5 derrotas)
7º- Colômbia – 7pts (uma vitória e 5 derrotas)
Fonte: CBB

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FEDERAÇÃO PARAIBANA EM DESTAQUE

Situação do campeonato paraibano 2009

A diretoria técnica da FPB divulga abaixo a atual situação, após a rodada prevista nesta nota oficial:

1- Adulto masculino – Encerrado.
2- Adulto feminino – Encerrado.
3- Sub 20 masculino – Play-Off final (Ansef/QI/Corpore x Cabo Branco ou Queimadense/Ferricelli).
4- Sub 17 masculino - Geo JP-Rogério x Ansef/QI/Corpore, Seleção PB S15M x Geo JP-Rogério e Seleção PB S15M x Lourdinas/BFC/M.Nassau. Play-offs semifinais (1º x 4º e 2º x 3º) e finais.
5- Sub 17 feminino – Play-off final (Lourdinas/BFC/M.Nassau x Geo JP – Jean).
6- Sub 15 masculino - Geo JP –Jean x Geo JP – Rogério, Ginásio Meninão/PMCG x QI/Ansef/Vila Olímpica e Ginásio Meninão/PMCG x Lourdinas/BFC/M.Nassau. Play-offs semifinais (1º A x 2º B e 1º B x 2º A) e finais.
7- Sub 15 feminino – Play-off final (Lourdinas/BFC/M.Nassau x Geo JP – Jean).
8- Sub 14 masculino - Geo JP-Rogério x Geo JP –Jean, Geo JP-Rogério x Lourdinas/BFC/M.Nassau. Play-offs semifinais (1º x 4º e 2º x 3º) e finais.
9- Sub 14 feminino - Play-off final (Lourdinas/BFC/M.Nassau x QI/Anise/Vila Olimpica).
10- Sub 13 masculino – Pio X x PST/Projeto Segundo Tempo. Play-offs semifinais (1º x 4º e 2º x 3º) e finais.
11- Sub 13 feminino - Geo JP-Jean x Ansef/QI/Corpore. Play-offs semifinais (1º x 4º e 2º x 3º) e finais.

Germano Cavalcante Paiva
Diretor técnico da FPB
Fonte: Ricardo Prado, presidente FPB

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TV SUDOESTE: MINHA ENTREVISTA


Atendendo a um convite da repórter e apresentadora da TV Sudoeste de São Sebastião do Paraíso (MG), Ana Paula Carvalho, estive nesta emissora para gravar uma entrevista que irá ao ar nesta quarta-feira (e repetirá na quinta-feira).
Meus agradecimentos a esta TV que muito divulga o basquete e a oportunidade que a Ana Paula me proporcionou. Agradecimentos também aos simpáticos Briliano (cinegrafista) e ao produtor e editor Raphael Borges.



FRANCA X ARARAQUARA: AS FOTOS QUE FALTARAM

Na edição passada, Franca x Araraquara, faltaram as fotos. Apresento-as e também as minhas desculpas pela falha.


LINDAS, LINDAS E LINDAS

Suellen e Grazielle é a Santa Casa Saúde cuidando da saúde do basquete de Franca

Naiara Malaspini e Elaine Ferrari, a torcida Vivo de Franca

COPA NORTE EM NOTÍCIAS

O Santana (AP) abre sua participação na 12a edição da Copa Brasil Norte – 2009 enfrentando o anfitrião Caxias/Pingüim, às 22h00 (de Brasília), no ginásio Governador João Castelo, na cidade de Caxias (MA). Estes dois times integram o Grupo A, que conta ainda com o paraense Paysandu/Grupo Horizonte, atual campeão, e com a AE Raiz, do Amazonas.

O time amapense, que tem apoio do Grupo Favacho, vai disputar a competição com este elenco: Fabinho, Jonathan, Daniel Davis e Wilsinho, além dos reforços Pablo Costa, João Guilherme, que já estiveram com o time no estadual; Gustavo, Diogo e Allison (vindos do Paraíso Basquete-MG), Leandro Buboltz (ex-Lajeado-RS); e Eduardo Caviglia (ex-Internacional de Santos-SP). O técnico é Mario Cuia e o diretor é Augusto Júnior.

Para Cuia, o time vai crescer ao longo da competição. “A nossa equipe está preparada para estréia, no entanto, vai crescer gradativamente na questão do entrosamento, com o decorrer dos jogos, pois alguns reforços chegaram depois do estadual”, analisa o treinador.

Já o experiente Pablo Costa, que defendeu equipes tradicionais do basquete nacional ao longo de sua carreira, sabe que toda estréia merece um cuidado especial. “Acredito que toda estréia cria uma ansiedade, mas estamos com um grupo forte e que tende a se fortalecer ainda mais com o decorrer da competição”, opina.

Na jornada de número dois, o Santana vai encarar a AE Raiz, na quinta-feira (29 de outubro), às 17h30. No Grupo B, estão São José (AP), Uniara Basket (AC), Assembléia Paraense (PA) e AD Mirante (MA).
Fonte: Frederico Batalha.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LIGA SUL-AMERICANA: FLAMENGO ESTREIA AMANHÃ

Santiago del Estero / Argentina — O Flamengo estreia nesta terça-feira (dia 27), às 20h30h de Brasília, contra o Defensor Sporting, no grupo “C” da 14ª Liga Sul-Americana de Clubes, que será disputado em Santiago del Estero, na Argentina. Logo depois (23h) jogam Quinsa (ARG) x Club Malvin (URU). Na seqüência da competição a equipe carioca, atual campeã brasileira e da Liga Sul-Americana, irá enfrentar na quarta-feira (20h30) o Club Malvin, do Uruguai, e na quinta (23h) o Quinsa, da Argentina.
Juventud Sionista (ARG), pelo grupo “A”, e Libertad Sunchales (ARG), no “B”, já estão classificados para o Quadrangular Final, de 11 a 14 de novembro. O primeiro colocado da chave “C” também garante presença na fase final. A quarta e ultima vaga será do melhor segundo colocado nos três grupos. Universo/BRB e Pitágoras/Minas terminaram em segundo lugar no “A” e “B”, respectivamente e estão na briga. O clube mineiro supera o time de Brasília no saldo de pontos: 122 contra 41.
14º LIGA SUL-AMERICANA DE CLUBES
— GRUPO “A”
Local: Entre Rios / Paraná (Argentina)
Período: 16 a 18 de outubro
Classificação Final
1º- Juventud Sionista (ARG), 2º- Universo/BRB (BRA), 3º- Universidad de Concepción (CHI) e 4º- Club Libertad (PAR).
— GRUPO B
Local: Belo Horizonte / Minas Gerais (Brasil)
Período: 22 a 24 de outubro
Classificação Final
1º- Libertad Sunchales (ARG); 2º- Pitágoras/Minas (BRA); 3º- Biguá (URU); 4º- Milionários de Tarija (BOL)
— GRUPO C
Local: Santiago del Estero (Argentina)
Equipes: Defensor Sporting (URU), Flamengo (BRA), Club Malvin (URU) e Quimsa (ARG)
1ª Rodada – Dia 27 de outubro
20h30 – Flamengo (BRA) x Defensor Sporting (URU)
23h00 – Quimsa (ARG) x Club Malvín (URU)
2ª Rodada – Dia 28 de outubro
20h30 – Club Malvín (URU) x Flamengo (BRA)
23h00 – Quimsa (ARG) x Defensor Sporting (URU)
3ª Rodada – Dia 29 de outubro
20h30 – Malvín (URU) x Defensor Sporting (ARG)
23h00 – Quimsa (ARG) x Flamengo (BRA)
OBS: Horário de Brasília
Fonte:CBB

PINHEIROS EM NOTÍCIAS

Pinheiros/SKY vence Assis e consolida excelente aproveitamento no segundo turno Equipe ganha mais uma fora de casa e já soma seis vitórias nos sete jogos disputados no returno do Paulista de basqueteNa noite deste domingo (25), em Assis (SP), a equipe de basquete do Pinheiros/SKY fechou uma verdadeira maratona, realizada pelo segundo turno do Campeonato Estadual Divisão Especial A-1 Masculino. No curto espaço de apenas uma semana, o time percorreu mais de mil quilômetros para uma série de quatro partidas – duas em casa e duas fora –, e, após vencer todos os jogos, conseguiu voltar invicto à capital paulista.
Depois de vencer o Flextronics/L.S.B/P.M.Sorocaba e o APABA/Santo André, em casa, além do Americana Basketball, fora, o Pinheiros/SKY voltou a atuar como visitante neste domingo (25), quando enfrentou o Amigão/Andorinha/Amea/Assis. Na quarta vitória da série, o placar final da partida apontou 91 a 88 para a equipe do experiente e consagrado treinador Cláudio Mortari.
"Foi uma vitória extremamente importante, conseguimos impor o nosso ritmo depois do intervalo. Conversamos bastante no vestiário e pudemos equilibrar as ações, fazendo um grande terceiro quarto. Foi uma semana muito cansativa, mas as quatro vitórias conquistadas aliviam bastante este cansaço”, disse Mortari.
Na noite deste domingo, o jogo começou equilibrado e o primeiro quarto terminou empatado em 19 a 19. No retorno à quadra, o Assis imprimiu um forte ritmo e foi para o intervalo em vantagem: 43 a 36. Na volta dos vestiários, o Pinheiros/SKY reagiu na partida e conseguiu tomar a liderança no marcador. No final, com destaque para Diego, cestinha com 29 pontos marcados, o time de Mortari venceu por 91 a 88.
As quatro vitórias conquistadas consolidam a ascensão do Pinheiros/SKY no Campeonato Estadual Divisão Especial A-1 Masculino. Nos últimos nove jogos – sete deles válidos pelo returno –, o time da capital paulista conquistou oito resultados positivos. Com a seqüência, a equipe, que antes figurava fora da zona de classificação para os playoffs, está definitivamente na briga pela liderança da tabela.
Depois de encerrar a maratona de quatro jogos em apenas uma semana, o Pinheiros/SKY não terá muito tempo para descanso. A equipe volta a entrar em quadra já na próxima quinta-feira (29), para pegar o Rio Claro/SEME, em mais uma partida no interior do Estado, também válida pelo Paulista de basquete.
Liga Nacional de BasqueteO jogo contra o Rio Claro/SEME será o último do Pinheiros/SKY antes da estréia na temporada 2009/10 da Liga Nacional de Basquete (LNB). No próximo domingo (01/11), às 11h00, o time recebe o Universo/BRB/Financeira/Brasília, atual vice-campeão, no Ginásio Poliesportivo do clube.
Fonte:
ReUnion PressAndré Stepan / Eduardo Antonialli / Rodolpho Siqueira

CAMPEONATO PAULISTA: FRANCA VENCE ARARAQUARA

Mais um grande jogo, pude acompanhar no templo do basquete francano, o Ginásio Pedrocão, pelo campeonato paulista, Franca venceu Araraquara por 94 a 76, tendo como destaques Benite com 24 pontos e Márcio Dornelles, que ontem esteve em S Sebastião do Paraíso para assistir Paraíso x Betim, fez 20 pontos por Franca e o pivô Deivisson, com 14 pontos e 8 rebotes, destaque de Araraquara.

LINDAS, LINDAS E LINDAS.

Suellen e Grazielle
Santa Casa Saúde a serviço da saúde do basquete.

Elaine Ferrari e Naira Malaspini: torcida Vivo.

PARAÍSO VENCE E DISPUTA TÍTULO CONTRA O MINAS



O ginásio Castelão em São Sebastião do Paraíso, foi palco pela segunda vez, de mais uma partida pelo Campeonato Mineiro de Basquete Masculino e voltou a vencer com folga a equipe de Betim por 115 a 63. Éderson Mutombo o grande cestinha com 31 pontos e Guty com seu 11 pontos dando um bom ritmo à equipe e Gustavo com 17 pontos foram alguns dos destaques da equipe vitoriosa. A equipe da grande BH, muito veloz e jovem, porém não conseguindo conter e experiência paraisense.


Com este resultado, Paraíso decidirá em casa nos dias 10 e 11 de novembro, contra a forte equipe do Minas T C.


PERSONAGENS & PERSONAGENS

Roberto Felicetti, diretor técnico da Federação Mineira de Basketball e Mariano Bícego diretor de basquete do Paraíso Basquetebol.


José Paulo, Brandão comandante do Batalhão da Polícia Militar de Franca e todo o pessoal de São Joaquim da Barra (SP).

Luizinho, Carabina, Lupita e Mutombo, valorosos nomes do basquete sub-17 de Paraíso.

O grande Márcio Dornelles, ala do Franca Basquete e toda família e amigos de Franca, prestigiando o evento.



A BELA E A FERA

Ana Paula (TV Sudoeste) entrevista Márcio Dornelles, um dos melhores jogadores de basquete do país.



SIMPATIAS

Marcos (Tambaú –SP), Jaime (Varginha – MG) e Eduardo (Poços de Caldas – MG) e os mesários Túlio, e as belas Lorrania e Josiane (todos de Varginha), formaram a equipe de arbitragem dessas duas partidas. Excelentes profissionais e bastantes simpáticos e atenciosos com esta reportagem.

LIGA SUL-AMERICANA: MINAS PERDE PARA O LIBERTAD MAS CONTINUA NA COMPETIÇÃO

Jogando na Arena Vivo, em Belo Horizonte, o Pitágoras/Minas perdeu do Libertad Sunchales, da Argentina, por 108 a 89 (57 a 35), neste sábado, no encerramento da fase de classificação da Liga Sul-Americana de Basquete. Com o resultado, a equipe mineira terminou na segunda colocação do Grupo B, com 5 pontos, mas ainda pode chegar ao quadrangular final – o primeiro colocado de cada chave e o melhor segundo colocado de todas as chaves disputam a próxima fase, em novembro.
Wolkowyski, do time argentino, foi o cestinha do jogo, com 34 pontos, seguido por Murilo, do Minas, com 33 - ainda pegou 10 rebotes. Na preliminar, o uruguaio Biguá passou pelo Milionários, campeão boliviano, por 85 a 69 e ficou com o terceiro lugar no grupo.
Minas, que se prepara para a estreia no NBB, em 1º de novembro, terminou a fase classificatória da Liga com duas vitórias e uma derrota. No jogo de estreia, quinta-feira, passou pelo Milionários por 149 a 51 (73 a 22), com 27 pontos do norte-americano Jeffries. Na sexta-feira, derrotou o Biguá por 99 a 56 (45 a 24). William Drudi e Thiago, com 19 pontos cada um, foram os principais marcadores do time mineiro.
Mais duas equipes brasileiras que estarão no NBB participam da Liga: Universo/BRB/Financeira Brasília e Flamengo. Pelo Grupo A, o Universo também terminou em segundo lugar na chave, mas tem desvantagem em relação ao Minas no saldo de pontos, com 41, diante de 122 dos mineiros. Segundo o diretor de Basquete do Pitágoras/Minas, Eduardo de Almeida Pinto, o Dadinho, já "dá para afirmar, com 99% de certeza, que o Minas estará no quadrangular final". "Só não posso dar 100% de certeza porque o Grupo C ainda não foi disputado. Mas é uma chave mais equilibrada e dificilmente o segundo colocado de lá vai conseguir superar o saldo do Minas."
O Flamengo, atual campeão da competição, está no Grupo C, que será disputado de terça-feira a quinta-feira (27 a 29/10), em Santiago Del Estero, também na Argentina, e tem, ainda, o Quimsa (Argentina), o Defensor Sporting (Uruguai) e o ESPE (Equador).
Fonte: Heleni Felippe

LIGA SUL-AMERICANA: MINAS PERDE PARA O LIBERTAD MAS CONTINUA NA COMPETIÇÃO

Jogando na Arena Vivo, em Belo Horizonte, o Pitágoras/Minas perdeu do Libertad Sunchales, da Argentina, por 108 a 89 (57 a 35), neste sábado, no encerramento da fase de classificação da Liga Sul-Americana de Basquete. Com o resultado, a equipe mineira terminou na segunda colocação do Grupo B, com 5 pontos, mas ainda pode chegar ao quadrangular final – o primeiro colocado de cada chave e o melhor segundo colocado de todas as chaves disputam a próxima fase, em novembro.
Wolkowyski, do time argentino, foi o cestinha do jogo, com 34 pontos, seguido por Murilo, do Minas, com 33 - ainda pegou 10 rebotes. Na preliminar, o uruguaio Biguá passou pelo Milionários, campeão boliviano, por 85 a 69 e ficou com o terceiro lugar no grupo.
Minas, que se prepara para a estreia no NBB, em 1º de novembro, terminou a fase classificatória da Liga com duas vitórias e uma derrota. No jogo de estreia, quinta-feira, passou pelo Milionários por 149 a 51 (73 a 22), com 27 pontos do norte-americano Jeffries. Na sexta-feira, derrotou o Biguá por 99 a 56 (45 a 24). William Drudi e Thiago, com 19 pontos cada um, foram os principais marcadores do time mineiro.
Mais duas equipes brasileiras que estarão no NBB participam da Liga: Universo/BRB/Financeira Brasília e Flamengo. Pelo Grupo A, o Universo também terminou em segundo lugar na chave, mas tem desvantagem em relação ao Minas no saldo de pontos, com 41, diante de 122 dos mineiros. Segundo o diretor de Basquete do Pitágoras/Minas, Eduardo de Almeida Pinto, o Dadinho, já "dá para afirmar, com 99% de certeza, que o Minas estará no quadrangular final". "Só não posso dar 100% de certeza porque o Grupo C ainda não foi disputado. Mas é uma chave mais equilibrada e dificilmente o segundo colocado de lá vai conseguir superar o saldo do Minas."
O Flamengo, atual campeão da competição, está no Grupo C, que será disputado de terça-feira a quinta-feira (27 a 29/10), em Santiago Del Estero, também na Argentina, e tem, ainda, o Quimsa (Argentina), o Defensor Sporting (Uruguai) e o ESPE (Equador).
Fonte: Heleni Felippe

sábado, 24 de outubro de 2009

MINAS, PRÓXIMO ADVERSÁRIO DE PARAÍSO, VENCE NA LIGA SUL-AMERICANA

A única equipe brasileira a sediar uma etapa da competição internacional volta à quadra hoje, contra o Libertad Sunchales.

O Pitágoras/Minas venceu o seu segundo jogo pelo Grupo B da Liga Sul-Americana de Basquete nesta sexta-feira, jogando na Arena Vivo, em Belo Horizonte, contra o uruguaio Biguá por 99 a 56. William Drudi e Thiago, com 19 pontos cada um, foram os principais marcadores para a equipe mineira. Um dos integrantes da Liga Nacional de Basquete (LNB), o clube mineiro está sediando esta etapa da competição continental. Na preliminar, o Libertad Sunchales, da Argentina, também venceu sua segunda partida no quadrangular, agora contra o boliviano Millonarios de Tarija, por 134 a 32. Além de buscar uma vaga na final da Liga Sul-Americana, o Pitágoras/Minas se prepara para a estreia da edição de 2009/2010 do Novo Basquete Brasil (NBB), a partir do dia 1º de novembro.O quadrangular, que classificará o campeão do Grupo B para a fase final da Liga Sul-Americana, terá sua última rodada neste sábado, na Arena Vivo. O uruguaio Biguá enfrenta o boliviano Milionários, às 16 horas. O Pitágoras/Minas faz a partida principal contra o argentino Libertad, às 18h30.Na quinta-feira, o Pitágoras/Minas estreou com vitória diante do Milionários, campeão da Bolívia, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, por 149 a 51 (73 a 22), com 27 pontos do norte-americano Jeffries. No jogo de abertura da rodada, o Libertad Sunchales, da Argentina, venceu o Biguá, do Uruguai, por 92 a 68.Pelo Grupo A, o Universo/BRB/Financeira Brasileira, o segundo brasileiro do NBB na competição, terminou em segundo lugar. Para chegar à decisão da Liga Sul-Americana terá de torcer para que os segundos colocados das chaves B e C façam uma campanha pior que a sua. O Grupo C, do Flamengo, atual campeão da Liga Sul-Americana, será jogado de 27 a 29 de outubro, em Santiago Del Estero, também na Argentina, e tem, ainda, o Quimsa (Argentina), o Defensor Sporting (Uruguai) e o ESPE (Equador). O primeiro colocado de cada chave, mais o melhor segundo colocado de todas as chaves vão disputar o quadrangular final, em novembro.
Fonte: Heleni Felippe

CAMPEONATO MINEIRO: PARAÍSO 110 X 78 BETIM

ESTREANDO EM CASA, PARAÍSO VENCE BEM VAI DECIDIR O TÍTULO COM O MINAS T C


Talvez muitos paraisenses ainda não acordaram de um sonho: sua equipe de basquete está disputando o campeonato mais importante do estado e muito mais além, tem uma equipe altamente competitiva que não só vai disputar a final do mineiro mas também poderá disputar o campeonato nacional.
Um campeonato estadual com apenas três equipe é muito pouco e aqui vale aquele velho ditado: “se cada um fizer sua parte...” Betim, Minas e Paraíso merecem dividir o mesmo lugar no pódio porque se dependesse dessas três o basquete brasileiro seria outro e sempre disputando todas as competições em que às vezes, fica sonhando em participar.

LANCES LIVRES DE PARÍSO X BETIM






ARBITAGEM

Marcos, (FPB), Jaime e Eduardo (FMB) e na mesa Tulio e as musas Lorrania e Josiane.


Flavio e Josemar: uma força a serviço do basquete.



Diego Evangelista:dentro e fora das quadras: trabalhando para o basquete.

Foto: Ana Paula (TV Sudoeste).

E por falar em musa, mais uma a serviço do basquete:

A bela Ana Paula entrevistando o técnico de Paraíso, Jefferson...

E a vez do técnico de Betim, Felipe sair na telinha da TV Sudoeste.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

BLOG DO BASQUETE DE VERA

ACESSE O BLOG DO BASQUETE DE VERA:
www.basquetedeveramt.blogspot.com NOTICIAS DOS JOGOS ESCOLARES DE CLAUDIA 2009 NOTICIAS DA COPA AMÉRICA DE BASQUETE FEMININO EM CUIABÁ EM BREVE NOTICIAS DO TORNEIO DISPUTADO NO DIA 10 E 11 DE OUTUBRO.... AQUELE ABRAÇO
Fonte: Marco Chaves

DEFINIDAS AS 16 SELEÇÕES PARA O MUNDIAL FEMININO

Senegal e Mali são as duas últimas seleção que se classificaram para o 16º Mundial Adulto Feminino, que será realizado de 23 de setembro a 3 de outubro de 2010, na República Tcheca. Na semifinal do 21º Campeonato Africano, realizado no Palais des Sport, ma cidade de Antananarivo, em Madagascar, as senegalesas derrotaram a seleção da Costa do Marfim, enquanto Mali deixou Angola fora do Mundial. Na final, Senegal ganhou por 72 a 57 de Mali e ficou com o título da competição. Os outros 14 países são: República Tcheca (país sede); Estados Unidos (campeão olímpico); Brasil, Argentina e Canadá (Américas); Austrália (Oceania); e França, Rússia, Espanha, Bielorrússia e Grécia (Europa).
O 16º Campeonato Mundial Feminino conta com a participação de 16 países divididos em quatro grupos: A, B, C e D. Na primeira fase, as seleções jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. As três primeiras colocadas do grupo A e as três primeiras do grupo B formam o grupo E e se enfrentam nas oitavas-de-final. O mesmo vale para os grupos C e D, que vão compor o grupo F. Somados os pontos das duas fases, passam às quartas-de-final os quatro primeiros de E e F. Os vencedores se classificam para as semifinais. As seleções classificadas em último lugar na primeira fase, disputam do 13º ao 16º lugar.
Nas quinze edições anteriores os Estados Unidos conquistaram sete vezes o título (1953 / 1957 / 1979 / 1986 / 1990 / 1998 / 2002), contra seis da ex-União Soviética (1959 / 1964 / 1967 / 1971 / 1975 / 1983), um do Brasil (1994) e um da Austrália (2006).
Fonte: CBB.

PARAÍSO JOGA NESTA SEXTA E SÁBADO EM CASA PELO CAMPEONATO MINEIRO

São Sebastião do Paraíso receberá nesta sexta-feira, 23 de outubro e sábado, 24 de outubro, jogos válidos pelo Campeonato Mineiro de Basquete, quando se enfrentarão Paraíso Basquetebol e Betim/Olimpico, nos jogos de volta, pelo returno da competição.Os jogos, inicialmente previstos para os dias 23 e 24 de outubro, foram reprogramados a pedido da equipe de Betim e serão disputados no Ginásio Castelão à partir das 19h, horário dos dois confrontos.Paraíso e Betim fizeram no último domingo a final do JIMI 2009, com vitória paraisense, feito que o técnico Jefferson espera repetir em casa, diante de sua torcida: "Betim certamente virá para desforrar a derrota no JIMI e precisamos estar atentos e focados para estes dois jogos", afirmou o técnico, que contará com todos seus jogadores para as partidas.Os ingressos para a partida estão à venda na Telephoto, pelo preço de R$3,00.
Fonte: Diego Evangelista Paraíso Basquetebol

FEDERAÇÃO PARAIBANA DE BASKETBALL: EM DESTAQUE

Nota Oficial Nº. 052/2009
João Pessoa, 20.10.2009.
Atos da Presidência

Convocação da Seleção S15 Feminina

A diretoria técnica da Federação Paraibana de Basketball está divulgando a convocação da Seleção Paraibana Sub 15 feminina que iniciará treinamentos visando à temporada 2010. Veja a programação:
1- Apresentação: Domingo (dia 24/10) às 12 horas no ginásio do Esporte Clube Cabo Branco (levar material de treino)
2- Comissão técnica:
Técnico: Adriano Lucena de Araújo
Assistentes técnicos: Pedro Ianai Pordeus Uchoa/Juliette Domingos Urtiga
Preparadores físicos: Pablo Rebouças Marcelino/Filipe Antonio de Barros Sousa
Nutricionista: Lavoisiana Mateus de Lacerda
Fisioterapeutas: Juliana Brandão/Márcio Andrade
Atletas:
QI/Ansef/Vila Olímpica
Thainá Fernanda de Andrade, Rayana Farias Vergara Real, Renata Luiza Duarte Ramos Vieira, Carolina Gomes Fagundes e Ana Karoline Souza da Silva.
Lourdinas/BFC/M.Nassau
Ana Luisa Uchoa de Azevedo, Maria Caroline Oliveira Lima, Gabriella Celeste de Oliveira, Manuella Maroja Alves, Tábata Silva Ramos, Débora Silva Ramos, Miriam Campos Soares de Carvalho, Nathália Claudino Nery Dantas, Malu Batista Ramos Martins e Sílvia Claudino Martins Gomes.
Geo Sul
Chiara Borges de Lima.
Geo Tambaú
Marcela Rocha Brasilino.
Colégio Líder
Renata Rique de Azevedo, Maria Rayssa Costa Chaves, Nathália Yokoyama de Melo Kramer, Rachel Machado da Nóbrega, Thaynna Pereira de Farias e Carla Caroline da Silva.
Colégio da Luz (Guarabira-PB)
Amanda Pontes Almeida.
Colégio Motiva-JP
Mônica Claudino Moreira Cunha.

Germano Cavalcante Paiva
Diretor técnico da FPB
Fonte:Ricardo Rrado, pres. Federação Paraibana de Basketball

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PARAÍSO É CAMPEÃO INVICTO DOS JIMI 2009

Após 7 meses de disputa, 3 etapas, 13 jogos, 1.429 pontos marcados e muito treinamento e dedicação, a equipe de basquete masculino de São Sebastião do Paraíso, o Paraíso Basquetebol, conquistou o título de melhor equipe do interior do Estado de Minas Gerais, sagrando-se campeão dos XXV Jogos do Interior de Minas-JIMI 2009.A coroação de todo o trabalho veio neste domingo, 18 de outubro, ao derrotar Betim na final estadual, disputada no Ginásio do Uberlândia Tênis Clube, pelo placar de 92 x 58. No entanto, o jogo não foi fácil para os atletas paraisenses, que encontraram resistência no primeiro quarto da partida, como mostra o placar de 23x18 a favor de Paraíso no período. Aos poucos os atletas paraisenses foram apertando a marcação no segundo quarto e calibrando a pontaria no terceiro. Com isto, no último período, o técnico Jefferson utilizou todos os seus atletas e o volume de jogo de sua equipe foi mantido, com o placar final apontando Paraíso Basquetebol 92 x 58 Betim. Paraíso campeão do JIMI 2009 de maneira invicta e incontestável.A importância da conquista foi ressaltada pelo ténico paraisense: "Encaramos a competição com seriedade e o resultado foi uma conquista inédita e importante para nossa cidade, para os atletas e para os apreciadores do esporte, felizes com o surgimento de uma grande equipe", afirmou Jefferson. O cestinha da fase final, Éderson "Mutombo", com 88 pontos, se mostrou feliz com o resultado: "O diferencial em nossa equipe é a união e a transparência de todos, dos jogadores aos diretores, que trabalham em prol do mesmo objetivo, daí a nossa vitória".Ao longo da competição, o time de São sebastião do Paraíso sofreu duas baixas importantes: o ala e também técnico Jefferson Louis Teixeira e o armador Leandrinho Algarte, ambos passaram por cirurgias complicadas e estão em fase de recuperação. "Estas baixas uniram ainda mais o grupo, que jogou por eles" disse o capitão Gustavo, "agora iremos juntos para as finais do campeonato mineiro". Paraíso enfrenta novamente Betim esta semanas, dias 22 e 23 de outubro, agora pelo Campeonato Mineiro e em seguida pega o Minas Tênis Clube, na provável final do torneio, dias 10 e 11 de novembro em São Sebastião do Paraíso.
Com o título do JIMI, a equipe paraisense também ganhou o direito de representar o Estado de Minas Gerais nos Jogos Abertos Brasileiros, no início de 2010, em Cuiabá,MT. Campanha do Paraíso Basquetebol no JIMI 2009
Primeira Fase
Micro Regional A - Camanducaia
Paraíso 88 x 09 CamanducaiaParaíso 113 x 32 ExtremaParaíso 120 x 30 Pouso AlegreParaíso 87 x 38 Passos

Segunda Fase
Regional Sul - Passos
Paraíso 145x39 Camanducaia
Paraíso 117 x 31 Varginha
Paraíso 139x49 São Lourenço
Paraíso 125 x 59 Itajubá
Paraíso 78 x 62 Passos

Terceira Fase
Estadual - Uberlândia
Paraíso 113 x 64 Patos de Minas
Paraíso 103 x 53 Itabira
Paraíso 109 x 64 Uberlândia
Final
Paraíso 92 x 58 Betim

Equipe do Paraíso Basquetebol no JIMI 2009:
Armadores: Gustavo, Leandrinho e Luisinho Muller
Alas: Jefferson, Rodolfo "Diamante", Éderson " Mutombo", André, Marco Aurélio "Pagé", Diego "Cozido"

Pivôs: Allison, Dinho, Cléber, Enoc Neto
Treinadores: Jefferson e Luizão.
Diretor de basquete: Mariano Bícego
Fonte: Mariano Bícego

sábado, 17 de outubro de 2009

PARAISO X BETIM NA FINAL DO JIMI NESTE DOMINGO

A equipe do Paraíso Basquetebol venceu Uberlândia neste sábado, 17 de outubro, pelas semifinais dos Jogos Abertos do Interior de Minas Gerais-JIMI 2009. A partida, realizada no Uberlândia Tênis Clube pela manhã, não mostrou muita diferença dos outros jogos disputados pelos atletas de São Sebastião do Paraíso no torneio de basquete da XXV edição dos Jogos. Domínio no garrafão, marcação forte, velocidade nos contra-ataques, disciplina tática e precisão nos arremessos fizeram a diferença para os paraisenses contra os donos da casa.
Desde o início da partida esta diferença se fez notar e o fato é que os atletas de Uberlândia não tiveram como esboçar reação diante dos jogadores do Paraíso Basquetebol, o que se reflete nas parciais do jogo: 34 x 09 no primeiro quarto, 25 x 20 no segundo, 27 x 14 no terceiro e o placar final: Paraíso Basquetebol 109 x 64 Uberlândia, com Éderson "Mutombo" anotando o maior número de pontos de Paraíso: 21 pontos, juntamente com Rodolfo "Diamante", também com 21 pontos.
A final do torneio de basquete dos jogos acontece neste domingo, às 9:30h, no Ginásio do UTC, entre Paraíso e Betim, que derrotou Juiz de Fora na outra semifinal.
Postado por diego em 17/10/2009.
Fonte: Paraiso Basquetebol.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARAÍSO NOS JIMI E WNBA

PARAÍSO BASQUETEBOL VENCE NOS JIMI .
Jogando pela primeira rodada das finais da Série A1 dos Jogos Abertos do Interior de Minas Gerais-JIMI 2009, a equipe do Paraíso Basquetebol venceu Patos de Minas pelo placar de 113 x 64, resultado que confirmou o favoritismo paraisense para conquistar a vaga na Chave C do torneio de basquete masculino dos Jogos.A partida, disputada nesta quarta-feira, 14 de outubro, no ginásio do Uberlândia Tênis Clube, em Uberlândia, atraiu um bom número de torcedores e aficcionados pelo basquete, que aplaudiram as jogadas de efeito e plasticidade que deram o tom ao jogo. Muitos arremessos certeiros da linha de 3 pontos, principalmente de Éderson "Mutombo" e do capitão Gustavo, jogadas de velocidade, enterradas, tocos do gigante Allison e até a habilidade demonstrada pelo jogador da categoria de base do Paraíso Basquetebol, Luisinho Muller, fizeram a alegria da torcida. A equipe de Patos de Minas demonstrou algum talento e garra, principalmente no primeiro quarto do jogo, mas acabou sucumbindo à força do basquetebol paraisense. O técnico Jefferson chegou a discutir fortemente com seus comandados, cobrando um melhor rendimento e postura, após o término do quarto inicial, cujo placar apontava 28 x 20 para sua equipe, segundo ele um resultado muito aquém do que sua equipe poderia produzir e parecia ter razão, pois logo após as cobranças sua equipe abriu mais 18 pontos de diferença no segundo quarto, terminando o primeiro tempo com 26 pontos de frente: 57 x 31.O ritmo foi mantido na segunda metade da partida e Jefferson utilizou todos os seus jogadores e todos pontuaram, com destaque para Gustavo, com 36 pontos anotados, com 5 cestas da linha de 3, Éderson "Mutombo", com 22 pontos, 4 cestas de 3 e Rodolfo "Diamante", 17 pontos anotados. O basquete do JIMI prossegue nesta quinta, porém o Paraíso Basquetebol só entra em quadra novamente na sexta-feira, 16 de outubro, contra Itabira, às 16:15h no UTC. Outro destaque positivo para o basquete sul mineiro foi a conquista do título da série A2 pela equipe de Passos, contra Itajubá na final em Uberlândia.

WNBA: PHOENIX É CAMPEÃO AO VENCER INDIANA


A equipe do Phoenix Mercury, campeã da temporada de 2007, voltou a vencer a mais importante competição do basquete feminino do planeta, a liga profissional americana, WNBA. Diana Taurasi, da equipe vencedora foi eleita a MVP da competição que teve também na australiana, Penny Taylor, grande destaque da equipe.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SELEÇÃO MINEIRA CONVOCA ATLETAS DE PARAÍSO

Jovens atletas do basquete paraisense são convocados para Seleção Mineira Dois atletas paraisenses, integrantes das categorias de base do Paraíso Basquetebol e do Minas Olímpica/São Sebastião do Paraíso foram convocados para a Seleção Mineira da modalidade, categoria sub-15, para atletas nascidos à partir de 1994. São eles o pivô Wallace Lucas Bezerra, de 14 anos e aluno da EE Clóvis Salgado, e o ala Fernando Henrique "Carabina", de 14 anos, aluno da EE Paraisense.Ambos se destacaram nos jogos disputados pela primeira fase da Copa Estadual de Basquete, disputada em poços de Caldas no mês passado e agora foram convocados pela Federação Mineira de Basket e se apresentarão em Belo Horizonte no próximo dia 17, para iniciarem os treinamentos junto com os outros atletas que comporão o grupo inicial de 18 jogadores da seleção, número que será reduzido posteriormente para 12 atletas, tendo em vista a disputa do campeonato brasileiro da categoria.O técnico Luisão, descobridor dos talentos, se mostrou muito feliz com a convocação: "Já revelei muitos atletas, inclusive o próprio Jefferson, e estes garotos merecem e tem muito futuro no esporte, para isso precisam de muita dedicação."
Fonte: Mariano Bícego

PARAÍSO ESTREIA NO JIMI HOJE

A equipe do Paraíso Basquetebol estreia nas finais da Série A1 dos XXV Jogos do Interior de Minas Gerais-JIMI 2009, nesta quarta feira, 14/10, contra Patos de Minas, às 12:30h no ginásio do UTC, em Uberlândia. A competição vem sendo encarada com muita seriedade pelos atletas paraisenses que também estão disputando o Campeonato Mineiro da modalidade.Para chegar às finais, a equipe de São Sebastião do Paraíso e de mais 8 cidades passaram por duas fases classificatórias, divididas em sedes regionais por todo o estado, quando os paraisenses venceram todos os seus jogos, estando invicto na competição até o momento.Para esta reta final dos Jogos, o Paraíso Basquetebol tem duas baixas expressivas: o técnico e jogador Jefferson Louis Teixeira, operado no tendão de aquiles, e o armador Leandrinho Algarte, operado no joelho. Apesar dos desfalques, Jefferson está otimista: " Teremos fortes adversários pela frente, os melhores do estado, mas o time vive um bom momento, com os jogadores no auge de sua forma, nos preparamos para isso e queremos o titulo, daremos o máximo para conquistá-lo", afirmou.Além da equipe de São Sebastião do Paraíso também disputam o título do basquete no JIMI 2009, na Série A1, as equipes das seguintes cidades: Uberlândia, Betim, Montes Claros, Itabira, Patos de Minas, Juiz de Fora, Joaíma e Santa Luzia. Os jogos do Paraíso Basquetebol poderão ser acompanhados on-line pelo site oficial do time www.paraisobasquetebol.com.br , que será atualizado constantemente durante as partidas.
Fonte: Mariano Bícego

sábado, 10 de outubro de 2009

COPA BRASIL DE BASQUETE: ACESSO A LIGA NACIONAL


Copa do Brasil de basquete dará acesso à Liga Nacional/ NBB

Durante a partida do Campeonato Mineiro disputada na quarta-feira, 07/10, na Arena do Minas TC, entre o Minas TC e o Paraíso Basquetebol, o presidente do Minas Tênis Clube e da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjeni, afirmou ao secretário de esporte e lazer de São Sebastião do Paraíso e também diretor do Paraíso Basquetebol, Mariano Bícego, que em 2010 a disputa da Copa do Brasil de Basquete dará acesso à Liga Nacional, o Novo Basquete Brasil-NBB.
Mariano já havia feito anteriormente uma solicitação ao presidente Kouros no sentido de abrir o acesso a novos clubes que estão surgindo no cenário nacional, inclusive o Paraíso Basquetebol, prova do momento positivo que vive a modalidade após a criação do NBB.
Com a movimentação destas equipes, que estão discutindo inclusive a criação de um torneio alternativo, vem a notícia ventilada pelo próprio presidente, de que esta Copa será a porta de entrada para o NBB, observadas algumas ressalvas: "Hoje temos 19 equipes que possuem cotas da Liga e pretendemos fazer um campeonato com 20 times, o que já garantiria uma vaga para o campeão da Copa do Brasil, que seria uma unificação das copas regionais, através de uma segunda fase com os campeões das regiões do país buscando o título da copa nacional e a consequente vaga na Liga. Esta vaga pode se desdobrar em mais uma, desde que algum dos 19 membros da Liga não solicite seu direito de disputa no campeonato do NBB. Logicamente que os que conquistarem a vaga da Copa do Brasil, também terão de apresentar uma estrutura mínima para a disputa do NBB." afirmou Kouros ao dirigente do basquete paraisense.
Mariano se mostrou satisfeito com a afirmação do presidente Kouros:" O NBB e o esporte nacional só tem a ganhar com esta decisão pois o resultado será o crescimento e fortalecimento de mais equipes espalhadas pelo país e consequentemente o basquete brasileiro também crescerá com esta democratização. Além disto nossos dirigentes também estão pensando nas categorias de base, com a disputa de um campeonato desta categoria nas preliminares das partidas principais. O momento é de otimismo" afirmou o representante do interior mineiro."
Fonte: Mariano Bicego

JOGOS ABERTOS EM NOTICIAS

O "AÇÚCAR COMETA UNIMED CATANDUVA BASKET", ESTA NA FINAL DOS JOGOS ABERTOS EM SÃO CAETANO, A EQUIPE GANHOU DE AMERICANA NESTA MANHÃ COM PLACAR DE 65 X 62 E ESTA NA FINAL, JOGA AMANHÃ COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELA ESPN BRASIL AS 10:30 CONTRA SANTO ANDRÉ EM BUSCA DA MEDALHA DE OURO.


ESPN BRASIL 10:45

JOGOS ABERTOS DO INTERIOR : BASQUETE FEMININO - FINAL - TRANSMISSÃO AO VIVO ESPN AS 10:45- AÇÚCAR COMETA UNIMED CATANDUVA BASKET CLUBE X SANTO ANDRÉ

MINAS T C DERROTA PARAISO POR 5 PONTOS EM BH

Paraíso Basquetebol é derrotado pelo Pitágoras/Minas por 5 pontos em BH

Em mais um jogo muito equilibrado entre o Pitágoras/Minas e o Paraíso Basquetebol, a equipe da capital voltou a vencer na quarta rodada do Campeonato Mineiro, pelo placar de 87 x 82, na Arena do Minas Tênis Clube, na noite de quinta-feira, 08/10.
O jogo foi disputado ponto a ponto pelas duas equipes, que apresentaram um basquete muito técnico e de muita força, com alternâncias táticas e variações tanto defensivas quanto ofensivas, agradando aos espectadores da partida.
O técnico Jefferson corrigiu os erros defensivos da partida anterior com o Minas e mostrou evolução de um jogo para o outro. Por seu lado, a equipe do Minas buscou anular o poder ofensivo do adversário, em especial as bolas de 3 pontos. Com isso o jogo foi para o garrafão com o Minas levando certa vantagem, o que era compensado pela velocidade dos paraisenses e muita marcação.
Novamente a vantagem obtida no primeiro quarto foi decisiva para a equipe da capital, que fechou esta etapa em 27 a 18. Depois o Paraíso diminuiu a diferença, chegando a passar à frente no terceiro quarto, mas ao final prevaleceram os donos da casa: Pitágoras/Minas 87 x 82 Paraíso Basquetebol.
Drudi, com 24 pontos foi o cestinha do Minas na partida, seguido de Murilo, com 18 pts e Luis Felipe com 17 pts. Já os cestinhas do Paraíso Basquetebol foram Éderson "Mutombo", com 19 pontos seguido de Gustavo, com 14 pts. Ao final da partida, o técnico de Paraíso, Jefferson Louis Teixeira se mostrou esperançoso com a possibilidade de reverter os resultados contra o Minas: "Jogamos um bom basquete aqui na Arena, a vitória não veio por muito pouco e acredito termos condições de buscar duas vitórias em Paraíso contra o Minas. Se vencermos, o titulo pode vir, pois o campeonato ainda está em aberto." Após a quarta rodada do Mineiro, Pitágoras Minas e Paraíso Basquetebol com duas vitórias cada dividem a primeira colocação no campeonato, enquanto Betim ainda não venceu.
Fonte: Mariano Bicego

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LIBASK E ARIANI EM NOTÍCIAS

LIBASK: AMÉRICA É CAMPEÃO JUVENIL

América/Unirp/Rodobens/Smel/Abezil , segue rumo aos Jogos Abertos do Interior e estreia na Sexta Feira as 10:00!,
A saida da Equipe será no Centro de Eventos as 11:30 hs.
O Tecnico Marino Manella levara junto a equipe de Basketball Feminino , as "garotas" ganharam o Ouro na Categoria Juvenil Feminino, em uma partida emocionante com Celt / Catanduva; por 47 x 45 . No Final do Campeonato Libask 2009, no melhor de Treis (03) partidas. O professor Zan é que está orgulhoso.
ARIANI NOS ESTADOS UNIDOS
A jovem francana Ariani Sousa Silva que iniciou sua carreira em Franca, depois, Americana e uma rápida passagem por Catanduva, está atuando nos Estados Unidos.
As fotos são da sua equipe e do ginásio onde ela atua.
Parabéns Ariani, nossa torcida é toda sua.
(as fotos são do arquivo de Ariani)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CATANDUVA VENCE SELEÇÃO DE ANGOLA EM AMISTOSO

Chegando de Cuiabá e ainda sem postar todas as matérias sobre a Copa América, como já disse, devido aos problemas do meu computador, não hesitei em aceitar o convite do meu amigo João Leite, diretor de basquete daquela cidade paulista. Olha que a viagem até Catanduva, tenho que tomar três ônibus, torna-se mais longa do que a viagem até Cuiabá cujo trajeto de Ribeirão Preto Cuiabá, eu fiz de avião.
Logo depois da cinco da manhã, me levantei e antes do final da tarde eu já estava na bela Catanduva. Porém, devo confessar que deixei o cansaço de lado principalmente porque gosto muito daquela cidade paulista, sinto bem quando estou indo até lá, sentir aquele ambiente gostoso do basquete, da sua torcida, enfim, vale a pena ter viajado para ver um jogo e no outro dia levantar bem cedo e só chegar em casa a tarde.
Com muita alegria também, pude rever as já amigas angolanas, que tive a oportunidade de conhecê-las durante o Pré-olímpico de Madrid, no ano passado. A seleção angolana, que se prepara para disputar o Mundial de 2010, na Republica Tcheca, no qual o Brasil ganhou sua vaga nesta Copa América, fez uma serie de quatro jogos aqui no Brasil e o adversário mais difícil foi exatamente Catanduva, esta equipe paulista venceu por 67 a 47.
LANCES LIVRES







A BELA TORCIDA CATANDUVENSE
O meu amigo, Paulo Heitor Fagundes, desde a primeira vez que estive nesta cidade, nos tornamos amigos, ao lado da doutora Jaqueline, fisioterapeuta da equipe.






AS SIMPÁTICAS ANGOLANAS











Jaqueline: obrigado pela camisa


OS ÁRBITROS

Jonas Pereira, Gustavo Matias e Andréa Silva. Na mesa Silvia Puertas, Renato de Souza e Amália Paci Pereira.

PARAÍSO VENCE A SEGUNDA NO MINEIRO: HOJE ENFRENTA O MINAS T C

Na terça-feira, 06/10, aconteceu a segunda rodada, novamente em Betim, entre Betim/Olímpico e o Paraíso Basquetebol. Devido às fortes chuvas na Grande BH, o jogo começou com mais de 1 hora de atraso e a equipe paraisense logo foi para cima da equipe da casa, rapidamente abrindo vantagem, com duas cestas seguidas de Éderson "Mutombo", uma delas de três pontos, sua especialidade. Apesar do tempo pedido pelo técnico Rapa, Paraíso abre 13 pontos de vantagem, com Diogo e Allison dominando o garrafão e o primeiro quarto termina com o placar apontando 29 x 10 a favor do Paraíso Basquetebol. No início do segundo quarto o técnico Jefferson reveza seus jogadores, que mantém o mesmo ritmo, com o primeiro tempo terminando com o placar amplamente a favor dos paraisenses: 58 x 23.Na volta do intervalo, a equipe de Paraíso calibra a mão nos arremessos da linha de três pontos, com Mutombo e Gustavo anotando cestas seguidas e o terceiro quarto termina com o placar de 84 x 40. apesar do placar, o técnico Jefferson cobra um melhor rendimento de seus comandados, de olho nos jogos de quarta e quinta-feira, contra o Minas Tênis Clube. As orientações do técnico surtem efeito e o resultado aparece no placar, com Paraíso ultrapassando os 100 pontos marcados numa cesta de Diogo "Mamão". Final de partida: Paraíso Basquetebol 105 x 52 Betim. Segunda vitória da equipe paraisense no seu segundo jogo pelo Campeonato Mineiro. A próxima partida será nesta quarta-feira, às 20h, contra o Minas TC, na Arena Vivo, em BH, jogo duro para os paraisenses e estréia na competição para a equipe da capital, terceira colocada na última edição da Liga Nacional, o NBB.O jogo entre o Minas Tênis Clube e o Paraíso Basquetebol poderá ser acompanhado on line pelo site do time paraisense, no endereço eletrônico www.paraisobasquetebol.com.br , que estará atualizando minuto a minuto o andamento da partida, à partir das 20h. Principais pontuadores do Paraíso Basquetebol no segundo jogo contra Betim:Mutombo, 26 pontos, Bruno Garcia, 20 pontos, Gustavo, 13 pontos e Rodolfo, 12 pts.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PARAÍSO BASQUETEBOL ESTRÉIA COM VITÓRIA NO CAMPEONATO MINEIRO

O Campeonato Mineiro 2009 teve início nesta segunda-feira, 05/10, com o jogo entre Betim/Olimpico e o Paraíso Basquetebol, equipe de São Sebastião do Paraíso, estreante na competição.A partida, disputada no Poliesportivo Divino Ferreira Braga, em Betim, teve uma boa movimentação, com jogadas intensas e muita marcação, principalmente por parte da equipe paraisense, que encerrou o primeiro quarto da partida por 32 x 15. Apesar dos incentivos do técnico Rapa, o time de Betim não encontrou seu melhor basquete também no segundo quarto e o primeiro tempo terminou com o placar apontando 56 x 32 a favor do Paraíso Basquetebol.No segundo tempo o técnico Jefferson aumentou o rodízio entre os jogadores de Paraíso, utilizando todos os seus 12 atletas, o que não significou grandes perdas no rendimento de seu quinteto em quadra, fechando a partida com o placar final de 101 x 63. Primeiro jogo, primeira vitória da equipe paraisense, que ganhou muitos elogios dos presentes, inclusive do árbitro da partida, o experiente Pelisário, que considerou o time de Paraíso pronto para jogar a liga nacional. Outra personalidade do mundo do basquete presente na partida foi o técnico do Minas Tênis Clube, Flávio Davis, de olho no adversário da próxima quinta-feira.Principais pontuadores do jogo: Ederson Mutombo, com 23 pontos, Gustavo com 21 pontos e Rodolfo com 17 pontos.Ao final da partida o técnico Jefferson Louis Teixeira elogiou seus jogadores: "Apesar do nervosismo natural da estréia, a equipe foi muito consistente, principalmente na defesa e mereceu a vitória ampla. Estamos colhendo os frutos de todo nosso treinamento."Nesta terça, 06/10, o Paraíso Basquetebol volta a enfrentar Betim/Olimpico, novamente no Poliesportivo Divino Ferreira Braga. Depois será a vez do Minas Tênis Clube, na arena do Minas TC, quarta e quinta-feira, 7 e 8/10.
Fonte: Mariano Bícego

COPA AMÉRICA: A COPA DO PANTANAL

Há mais de uma semana que terminou a Copa América de Basquete Feminino, na qual o Brasil foi campeão invicto e juntamente com o Canadá e Argentina, carimbando seu passaporte para o Mundial de 2010 que se realizará na República Tcheca. O belíssimo ginásio de esportes Aecim Tocantins, da cidade de Cuiabá, nas duas rodadas finais atingiu sua capacidade máxima de 11 mil torcedores, e digo mais, há muito tempo que nossa seleção não se apresentava para um grande público assim.
Com direito a festas e homenagens e uma alegria muito grande por ver mais uma vitória e a identificação do público com esta modalidade.
Comecei a sonhar em cobrir esta competição exatamente quando fazia minha última competição internacional, o Pré-olímpico na Espanha em junho do ano passado. Somente quando faltava uma semana para começar a competição, foi que a FIBA Américas abriu as inscrições para credenciamento de imprensa. Não sei explicar como, não estava conseguindo enviar a minha inscrição via internet, telefonemas e telefonemas para a CBB e depois de muitas tentativas, veio um alívio: enviei minha inscrição, isto nas quinta-feira (17-09), penúltimo dia de inscrição. Meu alívio durou pouco: não recebi, como é de praxe, a confirmação ou não da aceitação do pedido.
Segunda-feira, (21-09) no final da tarde nada de e-mail de confirmação, só me restava usar o telefone para a CBB novamente, a Bruna me disse que todo pessoal que cuidava do evento, já estava em Cuiabá, e gentilmente passou-me os números dos celulares de todo pessoal. Já era quase noite quando consegui falar com o Luiz Carlos (CBB), e finalmente me tranqüilizei ao ouvir essas palavras: “Marcos, você pode viajar, me procura na quarta-feira aqui no ginásio e se sua credencial não chegou, eu faço uma pra você na hora”.
Depois disso, fui procurar um hotel, mais um sufoco, com uma lista de hotéis obtida na internet na mão, preferi ir telefonando pela ordem que encontrei. Primeira resposta; “não há vaga, senhor”, e fui ouvindo a mesma resposta de vários até que finalmente uma resposta positiva da Pâmela (Hotel Taiamã Plaza). E a passagem do avião? Certa vez ouvi dos mais “experientes” que devemos arriscar algumas vezes, e foi isso que fiz, já havia comprado as passagens..
Chegamos, minhas irmãs Celia e Celina também foram,em Cuiabá, terça-feira a noite, calor já previsto. Era hora de descansar porque no dia seguinte, eram quatro jogos diarios.
Quarta-feira, 23, aniversário da Hortência, início da Copa, chegando ao ginásio, fui procurar a minha tão sonhada credencial. Chegando à sala de imprensa, a primeira pessoa que encontrei foi a Fernanda Di Lorenzo (CBB) e curiosamente a última vez que nos encontramos foi no ano passado lá em Madrid e fui ouvindo: “Oi Marcos, lembrei de você agora mesmo, quando peguei na sua credencial...”
Algum tempo depois, chega um moço perto de mim e pergunta: “você é o Marcos de Minas? Sou do Diário de Cuiabá e gostaria de fazer uma matéria com você”.
Olha, “sai” duas vezes no jornal e uma no site da SECOM.
Fiz uma coisa que não havia feito ainda, na sexta-feira, faltei a dois jogos para conhecer o Pantanal, mas valeu a pena também.
Bem no meio da competição, meu computador “pifou”..., e se valer como desculpas, foi o motivo de não poder postar essas matérias em dia, e ainda, cheguei em casa na segunda-feira, a noite e na sexta-feira, viajei para Catanduva para cobrir o amistoso internacional Catanduva x seleção de Angola.Catanduva venceu, falo depois.
Falar que conheci pessoas maravilhosas é muito pouco, o reencontro com o pessoal da CBB, as jogadoras da seleção, só não conhecia a Fernanda. Que maravilha ver a Karla Diniz, que amor de pessoa, apitando mais uma competição internacional, e as pessoas que não conhecia, os presidentes das federações, da Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, respectivamente, Betinho, Álvaro e Ricardo Prado e sua família, a Mariana, representando a federação de Rondônia.
Rio Cuiabá, andei no Pantanal, conheci os pantaneiros tuiuiús e colhereiros, como diria o velho trovador, vi a viola de cocho,ouvi o cururu, o siriri e o rasqueado e voltei com mala mais pesada de CDs para tocar no meu programa CAMINHANDO PELA AMÉRICA, na Rádio São Tomás aos sábados, 20h 22h que você pode sintonizar:www.radiosaotomas.xpg.com.br
Aos poucos a Copa América de Cuiabá, ou até mesmo do Pantanal, vai se distanciando, mas jamais será esquecida por nós que amamos o basquete.
Fique com mais algumas imagens da Copa América de Cuiabá, ou do Pantanal ou de mais um sonho realizado.
Um dia poderei dizer que foi no belo Mato Grosso, há mitos anos atrás...
A BELA CUIABÁ


Pâmela

Lidiane e Mary

A COPA DO PANTANAL








Mi Puerto Rico querido


Fernanda


Carlos Nunes presidente da CBB



Sil, João, Karen, Marcos e César



Canadá


Argentina

CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA DO SUL




Celina e Celia
Ricardo, Érica e Elvira
A COPA NAS ALTURAS


Aline e Adriana


Bruna

FRUTO DO SUOR
(Tony Osanah e Enrique Begen)

A terra nova era um Paraíso, o milho alto e os rios puros.
Dormia o ouro a cobiça ausente, era o índio senhor do continente.
Foram chegando os conquistadores, os africanos e os aventureiros.
O índio altivo se mesclou ao escravo: nascia um novo tipo americano.
O interesse fabricou carimbos, o ódio à toa levantou paredes.
A baioneta desenhou fronteiras, a estupidez nos separou em fronteiras.
Tenho um filho desta terra, foi um amor sem passaporte.
Se o gestar foi brasileiro, não me chames de estrageiro.
Cada pedra, cada rua tem um toque de imigrantes.
Levantaram com seus sonhos, um país que não tem donos.
O suor fecunda o solo e a semente não pergunta:
Brasileiro ou imigrante?
Só o fruto é importante.
Não me sintas forasteiro, não me inventes geografias.
Sou tua raça, sou teu povo, sou teu irmão do dia-a-dia.
"O basquete é um jogo que acaba e não termina, a COPA AMÉRICA, também...