sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DO SUL-AMERICANO DE TRINIDAD (EPÍLOGO)

ERA UMA VEZ, NO URUGUAI: MINHA 10ª COBERTURA INTERNACIONAL
Uruguai, da sua capital, Montevidéu, a sede administrativa do Mercosul, dos prados, das campinas, de Punta del Este, do município de Aiguá, no departamento de Maldonado onde se situa o ponto culminante do país, o Cerro Catedral ou Cerro Cordillera, onde a bandeira uruguaia está hasteada a 514 metros de altura.
Uruguai, de Trinidad, de Flores e da sede do Sul-Americano Sub-15 Feminino que nesta primavera de 2010. Trinidad ficou mais florido ainda com a presença dessas meninas maravilhosas de todo nosso continente sul que encantaram e plantaram mais flores que jamais irão se murchar. Eu denomino estas flores de “amor ao basquete”, plantadas exatamente do jardim da América do Sul: Uruguai.
Até a próxima competição e fiquem com as imagens que fizeram este Sul-Americano...









Minhas histórias do SUL-AMERICANO DE TRINIDAD não terminam, gostariade falar muito mais ainda, porém, creio que o amigo leitor já pode sentir que um dia eu vivi "as mil e uma noites do Sul-Americano de Trinidad" mas o novo ano já está chegando e vou ter muito para contar neste 2011 que espero, de início, completar minha 11ª competição internacional. Nesta foto do computador do avião, Buenos Aires já está ficando longe e São Paulo se aproximando... e até a próxima competição.

São 23horas, chove lentamente, e preferi não arriscar e sair de casa, posso encravar logo alí perto do mata-burro e preferi ficar em casa, colocando minhas postagens em ordem. No momento estou ouvindo minhas músicas chilenas, "Rosa colorada, Bajando p'a Puerto Aisen.."
...e muito obrigado a você que me acompanhou neste 2010. E também a Chevone, a Johanna... e a tanta gente...
Feliz 2011.














quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DO SUL-AMERICANO DE TRINIDAD (12) - BUENOS AIRES

POR UNA CABEZA: MI BUENOS AIRES QUERIDO Logo pela manhã, tomamos o vôo para Buenos Aires. Voamos pela Pluna e um fato curioso que ainda não tinha visto: todo o serviço de bordo, era cobrado...
A travessia do rio da Prata, bastante rápida e mais ou menos uns 40 minutos, já estava descendo na grande Buenos Aires. Descemos em um aeroporto militar uma vez que o principal estava em reformas. Com muitos transtornos, desde a saída do aeroporto de Carrasco, onde tinha que pagar taxa de embarque (novamente), já que no “pacote” da viagem, estava tudo pago..são coisas e coisas que acontecem nas viagens. De repente, não mais que de repente, surge a simpática Chevone, uma brasileira que mora na capital argentina e estava em Montevidéu, retornando à sua casa que muito me ajudou a agilizar tudo e na chegada ao destino, tomamos o mesmo táxi para o centro da cidade.
Para minha surpresa, meu hotel ficava situando a uma quadra da famosa Avenida 9 de Julio, que foi inaugurada em 1937, que muito eu gostaria de conhecê-la, a mais larga do mundo com seus 144 metros de largura e nela o famoso cartão postal argentino o Obelisco com seus 67 metros de altura, é um dos ícones mais emblemáticos de Buenos Aires, situado no cruzamento desta avenida com a Corrientes (ver foto), dentro da praça da República, logo ali perto o Teatro Colón, um dos teatros de óperas mais importantes do mundo e em poucos minutos, muitos sonhos realizados.
No dia seguinte, passeio ao Puerto Madero, Recoleta, a Casa Rosada e muitos passeios com a ajuda da simpática Johanna, que nos acompanhou. E por falar em simpatia, encontrei com minha amiga jornalista (que conheci em Santiago, em agosto), Verónica que foi ao hotel ao nosso encontro.
SEÑOR TANGO

Na noite anterior fomos conhecer o famoso tango de Buenos Aires. Na casa Señor Tango, um grande palco (móvel) ao centro, em volta, as galerias de andares e um teto que se confundia com uma noite estrelada. Um cenário realmente encantador. O show propriamente dito, ainda ia começar: cavalos, indígenas ancestrais, não faltaram até as minhas músicas peruanas com suas quenas, charangos e zampoñas.
O tango, este ritmo que trás o imortal Carlos Gardel ao som do exuberante bandoleon e foi a show mais bonito que já vi. O tango romântico Por una cabeza, de Carlos Gardel, La cumparsita, Mi Buenos Aires querido. muitas saudades e a alegria de poder dizer que um dia, ou melhor, uma noite, eu vivi um conto das mil e uma noites de um tango argentino.
Meu caro leitor, vou ficar devendo as fotos das danças, pois o cenário era escuro, e as luzes eram daquelas giratórias (fortes), não poderia arriscar tirar as fotos, uma vez que as luzes, poderiam danificar minha câmara e ainda tenho muito basquete para fotografar....

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DO SUL-AMERICANO DE TRINIDAD (11) - PUNTA DEL ESTE

PUNTA DEL ESTE: UM SONHO ENTRE O RIO E O MAR
Aproveitando um pouco dos meus poucos dias de férias, para poder conhecer este famoso balneário do mundo, levantei-me bem cedo tomei café e em seguida, o ônibus para este passeio fascinante. Percorrendo a costa da capital até chegar a Atlântida (costa de oro), onde se encontra o Museu Pablo Neruda. Na seqüência, tomamos a rota até Piriápolis, famoso balneário uruguaio entre colinas e praias. No alto, o Cerro de San Antonio, parada para vista deslumbrante. Continuamos até Punta Ballena, percorrendo a Rota Panorâmica e Visitando o Conhecido Casapueblo, característico por sua Arquitetura e por ser obra do famoso escultor e pintor uruguaio Carlos Páez Vilaró.
Chegamos no eldorado de Punta Del Este. Percorrendo os bairros residenciais, as praias, o Centro Comercial.
Este balneário está localizado no departamento de Maldonado e dizem que está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo. oferecendo tanto praias oceânicas (oceano Atlantico) quanto de rio (Rio da Prata). A cidade foi fundada em 1829 por Don Francisco Aguilar, e seu primeiro nome foi Villa Ituzaingó. Em 1907, passou a se chamar Punta del Este. Seu gentiloco é puntaesteño e a cidade dista130 km de Montevidéu
Uma parada no Restaurante Napoleon para o almoço: vejam só a beleza das uruguias na foto ( a Celia está entre elas) E vamos ver as fotos porque amanhã, tenho que falar de Buenos Aires...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DO SUL-AMERICANO DE TRINIDAD (10) - MONTEVIDÉU

MONTEVIDÉU A CAPITAL DO JARDIM DA AMÉRICA DO SUL Terminado o Sul-americano de Trindad, no dia 20 de novembro, um sábado à noite e logo no domingo pela manhã, enquanto a cidade ainda dormia, saí pelas ruas e até penso que o barulho das rodinhas das malas, chegou a acordar as pessoas naquelas duas quadras que percorri até chegar na estação do ônibus.
Na viagem de volta para a capital, foi servido um bom café da manhã a bordo: o café e um delicioso “alfajor”, que é um doce composto de duas ou três camadas de massa, com cobertura de chocolate e um recheio de um saboroso doce de leite, bem pastoso e muito saboroso. Como saí do hotel antes da 7h, sem tomar café, este alfajor, chegou na hora.
Chegando na capital, naquela manhã de clima ameno, que aos poucos foi cedendo lugar para o Sol e pude observar melhor a cidade pois já estava com a sensação do dever cumprido: cobertura do Sul-Americano de Trinidad. Do terminal Tres Cruces, fomos de taxi para o hotel situado no centro velho perto do Porto. Nunca vi tantas árvores assim em uma cidade, o curioso que as árvores são da mesma espécie que vi lá em Trinidad, as “plátanos” e soube mais tarde que Montevidéu tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e para a cada três pessoas, existe um árvore!
Depois do almoço, um grande passeio pelaCidade Velha, de Rica Arquitetura; o Mercado do Porto; a Praça da Independência; o Palácio Legislativo; o Romântico Bairro Conhecido Como "el Prado"; o Cerro de Montevideo, Seus Verdes Parques Com Belos Monumentos; os Elegantes Bairros Residenciais de Carrasco. Punta Gorda e Pocitos Recorrendo à Excepcional "rambla" Que Acompanha um Panorâmico Cordão de Belíssimas Praias que muito me fez lembrar as praias do Rio de Janeiro, embora o vento frio vindo do gigante Rio da Prata que mais parece um mar.
A noite tinha show de tango, mas preferi, jantar no hotel já que no dia seguinte, bem cedo, muitos compromisssos: Punta del Este, Buenos Aires é bastante trabalhosa a vida de fazer coberturas do competições do basquete internacional para um blog..
Curtam um pouco das fotos, só não vou postar mais, porque a velocidade da minha internet está fraca.

ENQUANTO ISSO, EM PLENO DOMINGO PÓS NATAL, NOSSO BASQUETE FEMININO EM AÇÃO...
A CBB, confirmou a contratação do novo técnico da seleção feminina de basquete:Ênio Ângelo Vecchi que dirige a equipe masculina do Vitória, do Espírito Santo.
Boa sorte ao Ênio, depois do Colinas, no mínino, as coisas vão melhorar.

domingo, 26 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DO SUL-AMERICANO DE TRINIDAD (9) -TRINIDAD- FLORES

TRINIDAD DAS PLÁTANOS E DE FLORES: MARAVILHAS DO URUGUAI Mais uma cobertura internacional, Sul-Americano Sub-15 Feminino, realizado nessa cidade uruguaia de Trinidad. Como já citei por várias vezes sobre as sete seleções participantes que ao final, o Brasil saiu vencedor.
Hoje quero falar um pouco sobre esta cidade, além do basquete dos dias que aconteceram a competição.
Trinidad, capital do departamento de Flores, foi fundada em 1805 pelo general Artigas, o líder da independência do país, situada aproximadamente, 190 km da capital Montevidéu, com uma população aproximada de 20 mil habitantes e uma altitude de 141 metros é simplesmente uma cidade maravilhosa. Uma cidade pequena, ordeira, tem uma grande “cadeia”, mas não tem nenhum preso, o policiamento é mais manter a ordem. Suas ruas os carros e motos têm seus respectivos estacionamentos, independente dos tradicionais sinais de transito.
A cidade toda, tomadas com suas exuberantes, PLÁTANOS, aquelas frondosas árvores ao longo de todas as calçadas.
O poronguero, (gentílico de Trinidad), nome originário do córrego Porongos, que abastece a cidade, é bastante acolhedor, simpático, fazendo lembrar nossas cidades do interior de Minas.
Desembarcamos no belo aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, no inicio da tarde com uma garoa bastante fria. Tomamos (Célia, minha irmã estava comigo), um táxi para o terminal TRES CRUCES, uma rodoviária ou mesmo, um shoppin center como os nossos e bastante sofisticado, muito movimentado e o almoço foi uma “empanada” e outros salgados que não me lembro o nome e um café, brasileiro. Seguimos no ônibus com viagem com tempo de mais de três horas, com balinhas de cortesia.
Foram paisagens marcantes, como, logo de saída da capital, passamos ao lado do Rio da Prata que mais parecia um mar. Paisagens exuberantes, as coxilhas e pradarias por onde pastam tranqüilamente os seus rebanhos, um cartão de visita do país.
Quase ao final da tarde, já um sol quente, sem chuvas, lá também existe o horário verão, chegamos a esperada Trinidad. O hotel Potenza, na rua Santísima Trinidad estava bem próximo como tudo ao nosso redor; a praça principal, os restaurantes o ginásio de esportes,enfim, tudo em ordem para fazer uma boa reportagem se não fosse o adaptador de tomada, fiquei quase um dia sem ligar meu notebook.
Mas agora quero falar dos lugares fora das quatro linhas do basquete, ou melhor, através das fotos, vejam como é maravilhoso este mundo do basquete.
Nas próximas edições, mais passeios por este mundo encantado, do esporte da cesta.