terça-feira, 22 de julho de 2008

E. E. PARAISENSE: UMA ESCOLA CAMPEÃ



Foi com muita alegria que recebi a notícia através do professor Murilo Pessoni da participação da E E Paraisense na edição dos Jogos Escolares de Minas Gerais, fase regional, realizado na cidade de Lavras, evento ocorrido neste mês de junho. Estou feliz, pois a cada vez mais, esta coluna CHUÁ vai atingindo seu objetivo de levar a informação sobre o basquete e ter colaboradores assim como o professor Murilo Pessoni, que tem um currículo invejável na sua área esportiva e mesmo sendo muito jovem ainda, já tem uma coleção de títulos e entre as suas principais conquistas, a de ser o principal responsável pela formação de centenas de crianças, adolescentes e jovens com uma ótima formação esportiva, cultural e cidadã. Mas o professor Murilo não trabalha só, tem uma equipe de apoio e de colegas e amigos que o apóiam e quem ganha com isso tudo não é somente ele e sim toda sua comunidade.
Sua comunidade que começa na sua turma de treinamento, sua escola, sua cidade e não pára aí é uma comunidade que tem o principal, a base. A Escola Paraisense tradicional escola paraisense, décadas e décadas, é um símbolo na Educação e também no esporte e hoje a escrita continua e escrevendo a cada vez mais com tinta mais forte para que nunca mais se apague a sua estrela na grande constelação de uma verdadeira educação. E o dia que nossos dirigentes do nosso país descobrirem que o esporte é um dos principais meios para uma educação, o Brasil será uma grande nação.
A Escola Paraisense que começa pelo seu diretor, Adilson Luciano Resende, um moço de visão, um educador nato, sabe coordenar sua equipe e sabe muito bem o que o esporte representa em todo este contexto; seus professores, como são queridos e respeitados por todos, a professora e orientadora Sônia, os alunos e que maravilhosos alunos. Lembro-me muito bem da atenção de todos para com a minha palestra que fiz nesta escola no ano passado.
Toda essa concentração de esforços e união já resultou na formação de uma excelente equipe de basquete sendo toda esta comunidade escolar responsável por este grande sucesso. Uma excelente equipe de basquete, ou mesmo de outro esporte, não é aquela que apenas tem pontos numericamente maior que as equipes adversárias, uma excelente equipe é aquela que para começar formou-se uma equipe de pessoas e estas pessoas se preocuparam com a formação total de seus atletas como o cultivo ao respeito, ao coleguismo, ao cumprimento às regras e naturalmente o cumprimento do dever de cada um.
E depois de cumpridos todos os deveres de casa, os professores Leni Soares, a sempre campeoníssima, Maria Elisa Meles e Murilo Pessoni e me lembro do velho dito popular: “enquanto descansa, carrega pedra”, no ano passado, em suas férias, Murilo foi ao Rio de Janeiro para assistir aos Jogos Pan-Americanos! Estes três professores foram iluminados como as estrelas guias para que a Escola Paraisense brilhasse nos Jogos Escolares de Lavras, em sua fase regional. Três modalidades, por três vezes, esta Escola disputou as finais, sendo campeã no basquete masculino, campeã no handebol feminino e vice-campeã no handebol masculino. Um aproveitamento excepcional só poderia acontecer com uma equiipe que acumula todos os requisitos necessários como é o caso de uma grande escola organizada como esta.
Daqui, quero enviar meus cumprimentos especiais aos defensores do meu esporte preferido: ao grande capitão Mateus que recebeu o troféu em nome de todos, aos arremessos certeiros de Fernando Carabina, que segundo a opinião dos companheiros da mídia paraisense, tem crescido muito de produção. Fernando, agora você deve treinar mais ainda e se dedicar ao máximo em tudo o que fizer, estudar com dedicação total e trabalhar cada vez mais em equipe e também para todo o elenco, se preparar com dedicação pois esta equipe poderá levar o nome não só da escola como também da cidade muito longe. Diego, André, Tiago, Fernando, Mateus, Lucas, Miguel, Lupita, Caio, Felipe, Leoni, Gustavo e Bruno vocês escreveram o nome de sua escola e cidade no livro dos campeões e lembre-se que são poucos que conseguem um feito semelhante. Parabéns!
Parabéns também ao sempre dedicado professor Luiz Roberto de Oliveira, o sempre querido Luizão que continua espalhando basquete por onde passa.
Recapitulando a campanha da Escola Paraisense: venceu a equipe de Perdões por 65 a 15, venceu Poços de Caldas por 46 a 19, e como dizem os sábios, a derrota sempre vem na hora certa, Paraíso perdeu para São Lourenço de 25 a 36.
Na semifinal a Escola Paraisense voltou a vencer, desta vez foi de 33 a 19 sobre Pouso Alegre e na grande final, Paraisense venceu o então tradicional colégio Santos Anjos de Varginha por 32 a 23! É festa! É campeão! É Escola Paraisense no ponto mais alto do podium.
Com esta vitória, a E.E.Paraisense tem o direito de disputar a fase final dos jogos na cidade de Patos de Minas - MG, de 12 a 16 de agosto de 2008 .
Escola Paraisense, com estas equipes de alunos, atletas, professores e trabalhadores do ensino, capitaneados pelo diretor Adilson, será sempre uma Escola Campeã!
Parabéns!

4 comentários:

Unknown disse...

Sem palavras para agradecer as suas palavras. Tenha certeza que o basquete brasileiro só irá crescer quando contar com pessoas como voce , que ama tanto esse esporte...É digno de tudo que está acontecendo com vc...Parabéns e mais uma vez obrigado, e se Deus quiser estaremos trazendo notícias ainda melhores da fase ESTADUAL

Unknown disse...

Te parabenizo pelo seu trabalho brilhante!pela bela materia!te agradeço por lembra da nossa vitoria que vai ser so a primeira porq agente pra patos de minas pra ganha lah tbm!
obrigado Lucas-10-

Unknown disse...

Marcos! Obrigado por ter lembrado da gente , e parabenizando pela grande materia, pode ter certeza que daqui ah alguns dias estaremos trazendo otimas noticias nao só pra nossa escola, mais sim para nossa cidade! Meu pai mandou abraços para voce, falou que te conheçe ele se xama "jaiminho" de s.s.paraiso!

bom.. abraço então! e mais uma ves, parabéns! tá muito legal seu blog! Ass;Bruno 7

Fraternidade Feminina Clube das Acácias disse...

Meu filho estuda Lá.Nós gostamos muito desta escola.