quarta-feira, 23 de setembro de 2009

COMEÇA HOJE A COPA AMÉRICA DE CUIABÁ

Depois de muita correria para fazer o credenciamento de imprensa, não estava conseguindo enviar o formulário, não sei como explicar o porquê, alias, não só eu como minha simpática equipe de apoio. Bárbara, Diego..finalmente consegui (ou melhor, conseguimos) enviar meu pedido.
Quando parecia tudo tranqüilo, tudo certo aconteceria algo inexplicável novamente: não recebi a resposta se estava ou não credenciado para cobrir a competição. Segunda-feira, 21 de setembro, dois dias do início da competição, muita chuva e a internet “cai” novamente. Um sufoco total: aí entra definitivamente a ajuda amiga dos amigos de sempre: José Augusto Piovesan e Luiz Carlos, Renata, Bruna, Fernanda e muita ajuda, finalmente, pelo telefone, Luiz Carlos me disse: “pode viajar para Cuiabá, você está credenciado!

NOITE ALTA, CÉU RISONHO

Terça-feira, 22 véspera do grande dia, malas prontas, segui viagem, ah, as minhas irmãs Célia e Celina também viajaram comigo. Fomos de ônibus até Ribeirão Preto (SP), tomamos o avião Passaredo, rumo a Cuiabá. Já era noite. Lá fora a companhia do esplendor do Cruzeiro do Sul que se aninhava para “dormir”, a Lua toda imponente, caminhava ao nosso lado, bem abaixo do “Escorpião”, um céu risonho cheio de estrelas fazendo uma festa para a chegada da primavera, do aniversário da eterna rainha Hortência, finalmente ceguei da cidade da Copa América, a bela Cuiabá, perto da Chapada dos Guimarães e do poético Pantanal.
Já estou no belo Mato Grosso e no centro da América do Sul para fazer mais uma cobertura internacional, antes também um agradecimento às simpáticas aeromoças da Passaredo, Aline e Adriana, belíssimas companhias nas alturas.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CUIABÁ

HidrografiaVista de Cuiabá a partir do rio Cuiabá. Cuiabá é abastecida pelo rio de mesmo nome, afluente do Rio Paraguai e limite entre a capital e Várzea Grande. O município se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina. O município é banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso , São Lourenço , das Mortes , Cumbuca, Suspiro, Coluene , Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões. Clima Cuiabá rotineiramente registra as temperaturas mais quentes entre as capitais brasileiras. Seu clima é tropical quente e sub-úmido. Precipitação média anual de 1750 mm , com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. A temperatura máxima, nos meses mais quentes, fica em torno de 43°C . A mínima varia entre 12 e 14ºC. Durante a seca, que vai de maio a agosto, a umidade cai a níveis críticos, às vezes abaixo de 15%. Relevo O quadro geomorfológico do município é, em grande parte, representado pela Chapada dos Guimarães. Mas também aparecem Planalto da Casca e a Depressão Cuiabana. Predomina-se relevos de baixa amplitudes com altitudes que variam de 146 a 250 metros na área da própria cidade. Demografia Sua população estimada em julho de 2005 é de 533.800 habitantes. Várzea Grande , cidade conurbada, tem 248.728, totalizando 782.528 habitantes na grande Cuiabá. O número de eleitores em junho de 2006 era de 358.495 representando 18,37% do total de eleitores do estado do mato grosso. A cidade viveu tranqüilamente até a década de 1960 , quando um fluxo de imigrantes começou a vir para o estado, principalmente nas décadas de 1970 e 1980 . Nesse período, a população passou de 57.860 habitantes em 1960 para 100.865 em 1970, 213.151 em 1980, 402.813 em 1991 e 483.346 em 2000 , perfazendo 19,3% da população total do estado. Esse aumento desordenado da população levou a um crescimento das áreas periféricas da cidade, que carecem muitas vezes de investimentos em planejamento, saneamento e outros serviços públicos, coisa que também ocorre em várias cidades do país.
Fonte: Sec Tur Cuiabá

COMEÇA A COPA AMÉRICA HOJE

As 16h a bola vai subir para Chile x Cuba, na seqüência, mais três jogos, República Dominicana x Canadá, Brasil x Porto Rico e Venezuela x Argentina.

Nenhum comentário: