quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O NOVO BASQUETE BRASIL E A VELHA TV BRASILEIRA

Ver nosso basquete chegando ao Brasil todo: nas pequenas cidades, nas escolas ver crianças brincando de basquete nos intervalos das aulas, toda a imprensa destacando o esporte da cesta. A televisão levando basquete para o interior do Acre, do Amapá, Pernambuco, para todo meu interior de Minas (uaí)... A televisão além de sua divulgação seria responsável direta no auxilio para os professores ensinarem seus alunos como se faz uma bandeja, um drible e demais fundamentos, espelhando nos grandes atletas e milhões de brasileiros praticando basquete, mas tudo isso está mais para uma utopia do que para um sonho.
Sinto-me no legitimo dever de reclamar a presença da TV levando basquete aos mais longínquos rincões de nosso país continente e por viver em uma das menores cidades do Brasil, São Tomás de Aquino (MG), com seus poucos mais de 7 mil habitantes, mas quem tem TV por assinatura (onde se vê jogos de basquete), não passa de uma dezena. Tenho um aluno, (sou professor de Matemática), Guilherme (2ªsérie do Ensino Médio), no ano passado, todos os dias me contava tudo sobre a NBA, ele acompanhava pela TV Interativa, mas sobre o nosso basquete, era eu que passava informações para ele. Ontem encontrei com Guilherme e perguntei sobre o basquete, me respondeu:”Estou por fora, a TV parou de passar basquete e agora só vou acompanhar futebol...”
Depois de idas e vindas com Ligas cujos prazos de validade já foram vencidos, vemos agora, um novo tempo com o Novo Basquete Brasil e com exclusividade de uma TV, lembrei do tempo que tinha a idade do meu aluno Guilherme, já ao final da década de 60; primeiro contato com o basquete que tive foi através das emissoras de rádio da cidade de Franca (SP), na minha escola nem quadra de esportes havia. Fui gostando daquelas transmissões e passei a ter um sonho: ver uma partida de basquete “literalmente” ao vivo, já que não tínhamos TV em casa, mesmo se tivesse, ela não mostraria o basquete.
Algumas décadas se passaram, muitos canais de TV, mas pouco basquete na telinha pela tamanha dimensão da comunidade de basqueteiros sedentos em ver e aprender este que é o mais emocionante dos esportes. Este novo tempo já é um bom caminho, mas não será solução, teremos que viabilizar métodos de levar basquete para as escolas primárias, principalmente às públicas e para que as crianças aprendam fundamentos corretos, a TV é um meio mais rápido.
Nossos dirigentes devem ter seus motivos, sou fã da SPORTV como também sou fã dos canais ESPN , da BANDSPORTS e todos os canais que mostram basquete, espero que num futuro bem próximo, haja um maior entrosamento e mais TVs mostrando o nosso basquete, a situação de hoje é semelhante a de algumas décadas atrás: pouca divulgação do basquete naqueles tempos de nossa velha televisão em preto e branco e que evoluiu com o tempo só que ainda, sem mostrar basquete
Hoje temos programas bastante culturais nas nossas telinhas de TVs, temos um “Big Brother Brasil” (até penso por que não escreveram Brasil com z?), que cultura... que criatividade (até de quem assiste), fico pensando se nossas TVs transmitissem basquete jogos do Campeonato que ora inicia, como seria vibrante, disputas emocionantes, cada um, mesmo a distância, torcendo e votando para o seu time, seus atletas preferidos pois com certeza, teremos disputas emocionantes desde a primeira até a última rodada enquanto isso, vamos torcer para o nosso basquete e para nossas TVs também, tenho certeza, um dia elas irão transmitir muito basquete.

MARCOS DO CARMO

E LEIAM MAIS BASQUETE NO SITE: www.draftbrasil.net

Um comentário:

ursushi-ursushi.blogspot.com disse...

Olá Marquinho!
Parabéns pelo seu blog, está excelente!Lembro-me desde criança sobre a sua paixão pelo basquete e acho imprescindível que você divida com as pessoas o seu domínio sobre o asunto.Recebi um cartãozinho do seu sobrinho Matheus aqui em São Paulo e vim correndo comentar!
Grande abraço e Sucesso!!!

Ronaldo Morais.