sábado, 11 de outubro de 2008

12 DE OUTUBRO:117 ANOS DE BASQUETE

NAISMITH e seus cestos de pêssegos (foto:Revista do Basquete
Corria o rigoroso inverno de 1891 em Springfield, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Lá, lecionava um professor de Educação Física, o canadense James Alfred Naismith, ao qual couberam as honras de ser o inventor do basquete. Naismith, depois de muitas tentativas, utilizou cestos de colheitas de pêssegos, uma bola e dividiu os jogadores em duas equipes e inventou o novo jogo Basketball, bola ao cesto ou simplesmente, Basquetebol.
Naismith, que casou com a dona da pensão onde morava, se naturalizou norte-americano, teve 5 filhos, ou seja, o número de jogadores de uma equipe.
A quadra de jogo tem as dimensões de 15m por 28m e o ponto mais alto do cesto (aro), está situando a 3,05m do chão.
Três anos depois da sua invenção, 1894, o Brasil foi o primeiro país sul-americano a conhecer a modalidade. A primeira seleção brasileira de basquete foi convocada em 1922, para disputar um torneio continental. Somente em 1936, o basquete tornou-se oficialmente um esporte olímpico, nos Jogos Olímpicos de Berlim, Alemanha.
O Brasil tem dois títulos mundiais no masculino e um no feminino; três medalhas olímpicas de bronze no masculino e uma de prata e outra de bronze no feminino.
Os Estados Unidos tanto no masculino e no feminino, possuem o maior número de títulos em torneios mundiais.
Os Estados Unidos são os atuais campeões olímpicos no masculino e no feminino. A Espanha é a atual campeã mundial no masculino e a Austrália é a atual campeã mundial no feminino, titulo conquistado em São Paulo em 2006.

Nos anais da história do basquete, foi atribuída a data de 12 de outubro, como o dia do basquete.

Nenhum comentário: