sábado, 6 de junho de 2009

BRASÍLIA X FLAMENGO: A GRANDE FINAL DO NBB

Universo e Flamengo iniciam preparação para a final do NBB
Equipes estudam oponente para a decisão do primeiro título da competição e série melhor-de-cinco começa dia 11, em Brasília (DF)

São Paulo – Universo/BRB/Financeira Brasília e Flamengo abrem a série final do Novo Basquete Brasil (NBB), quinta-feira (11/6), em Brasília (DF), no ginásio Nilson Nelson, às 12 horas, com transmissão pelo SporTV. A programação dos jogos foi alterada a pedido dos finalistas, que já iniciaram os preparativos para a decisão. O campeonato brasileiro masculino é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo. O técnico Lula Ferreira deu um dia de folga a seus comandados após o Universo/BRB/Financeira Brasília fechar a semifinal contra o Pitágoras/Minas por 3 a 1. A rotina de treinos recomeça nesta quinta-feira e será puxada. "Vamos alternar recuperação e treinamento porque o Flamengo fez uma temporada muito regular e é um adversário difícil”, explica Lula. Apesar de conhecer bem o time rubro-negro, a preparação brasiliense começa com uma análise minuciosa das três últimas partidas do oponente. "Gosto de saber como o adversário está no momento. Aí, nos prepararemos para tentar diminuir o potencial de ataque deles porque o Flamengo não é só o Marcelinho. Fred e Jefferson têm bom arremesso e o jogo interno deles é muito forte com o Baby e o Coloneze”, lembra Lula. O Flamengo, que fechou sua semifinal com o Ciser/Araldite/Univille/Joinville por 3 a 0, na última sexta-feira, também aposta em um duelo forte. E a estratégia de preparação começou pelo mesmo ponto do adversário: assistindo os jogos da outra semifinal para analisar seus possíveis adversários. "Agora é trabalhar em cima dos detalhes”, resume o técnico do rubro-negro, Paulo Chupeta. "O Universo/BRB/Financeira Brasília tem uma defesa forte, muito agressiva e vamos tentar neutralizar isto para conseguir a vitória”. Depois de duas séries de playoffs definidas por 3 a 0, Chupeta minimiza o foco em outra seqüência invicta, mas avisa que ninguém desperdiçará oportunidades. "Isso de 3 a 0... bom, o Flamengo sempre entra para ganhar. Vamos a Brasília com tudo para não dar chance e contar com nossa torcida para definir.”
O Flamengo foi o primeiro colocado na fase classificatória da competição. A equipe de Chupeta sofreu apenas duas derrotas em 28 jogos e concluiu a primeira fase com 54 pontos. Nas estatísticas, o rubro-negro teve o melhor ataque (93,4 pontos por jogo) e foi o sétimo que menos sofreu pontos dos adversários. Nas quartas-de-final superou o Pinheiros/Mackenzie por 3 a 0. O Universo/BRB/Financeira Brasília terminou como vice-líder da classificação. O time de Lula Ferreira perdeu seis jogos em 28 disputados, somando 50 pontos. A equipe teve o segundo melhor ataque (87,2) e ficou em quarto entre os times que menos sofreram pontos nas partidas. Nas quartas-de-final, o representante brasiliense venceu o Vivo/Franca por 3 a 2. Resultados da fase de classificaçãoTurnoFlamengo 78 x 82 Universo/BRB/Financeira BrasíliaReturnoUniverso/BRB/Financeira Brasília 92 x 100 FlamengoCalendário de jogos da finalQuinta-feira, 11/612 horas - Universo/BRB/Financeira Brasília ou Pitágoras/Minas x Flamengo – SporTVSábado, 13/612 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília ou Pitágoras/Minas – SporTVDomingo, 14/6Horário a definir – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília ou Pitágoras/Minas – SporTVQuinta-feira, 18/619 horas – Universo/BRB/Financeira Brasília ou Pitágoras/Minas x Flamengo – SporTV (se necessário)Domingo, 21/619 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília ou Pitágoras/Minas – SporTV (se necessário)Mais informações no site oficial do campeonato: www.lnb.com.br
Fonte: site da LNB

Nenhum comentário: