sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SUA EXCELÊNCIA O ÁRBITRO

Ele é o responsável por tudo, dentro e fora da quadra, antes e depois do jogo, sem ele o jogo não começa. Ele e seus fieis escudeiros, os mesários, que também são árbitros, têm que conhecer todas as regras, enfim, eles são autoridades mas também são humanos e podem errar a qualquer momento e muitas vezes não são entendidos, e quando surge um erro de qualquer esfera, muitos creditam tais erros ao árbitro e... fica resolvido.

O saudoso Pedro Morilla Fuentes, o Pedroca, o professor de Educação Física que se aportou em Franca (SP) e de lá tornou-se o responsável por toda expansão desta modalidade naquela cidade recebendo até o título de “a capital do basquete”. O próprio técnico Hélio Rubens Garcia, cita constantemente os ensinamentos de Pedroca, e hoje o belo ginásio de esportes de Franca, leva o nome desse grande responsável por tudo de bom que se tem no basquete hoje.
E quanto aos árbitros, Pedroca deixou no ar estas palavras: “os árbitros erram muito, mas os jogadores erram mais ainda”
As grandes decisões das competições internacionais, são os juizes brasileiros que estão lá, o que prova que nosso quadro de juizes é o melhor do mundo e eu venho cumprimentar esses grandes profissionais e dizer que o nosso basquete precisa de vocês.

ANA LÚCIA MANELLA

A simpatia de mesária Ana Lúcia Manella (S.J Rio Preto), além de trabalhar em muitos jogos, ainda dedicava um tempo para atender as minhas informações, sempre ajudada por Tânia Lauton (Osvaldo Cruz) e Roberto Carlos (SP). Com essa ajuda, pude trazer as fotos desses grandes profissionais do nosso apito. Parabéns, o nosso basquete precisa de vocês.


E-mail para contato: chuamarcos@gmail.com

Nenhum comentário: