sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O BASQUETE E A LONGEVIDADE

Professor Urbano


Por professor Urbano Sidney do Sacramento
Campeão paulista, brasileiro, pan-americano e vice mundial de bassquetebol

Urbano e família

Você pratica esportes? Há quantos anos? Estas são as duas perguntas que faço a todos que praticam esportes desde a infância. Cito o meu próprio exemplo, pois é comum a vários amigos. Comecei a treinar basquetebol aos 10 anos de idade na Sociedade Esportiva Palmeiras e passei por vários outros clubes: Corinthians, Pirelli, São Caetano, Ponta Grossa, Arapongas, Hebraica, inclusive Seleções Paulista, Brasileira, Universitária, e atualmente com 58 anos ainda não parei de praticar o «Religioso Basquete«. A Vida Profissional Esportiva seja Natação, Basquete, Voleibol, Atletismo, Futebol, Tênis e muitos outros, nos faz dedicar aproximadamente 20 anos de atividade intensa. Se você começou as competições aos 12 anos de idade, que é a idade que, em geral, se inicia a prática desportiva, só vai parar ou já parou aos 32 anos de idade. Somou, portanto, 20 anos de Competições Intensas! As Competições Veteranas que se iniciam aos 32 anos - existem atletas com mais de 80 anos de idade competindo - terá somado uma vida esportiva de 50 anos ou mais de atividades físicas. Por isso, é muito importante continuar as atividades esportivas. Como Veterano terá o prazer de conviver com antigos amigos. Haverá aquela responsabilidade de se apresentar bem, mas não com aquela obrigação que tinha quando era um «Profissional«. Cada movimento do seu corpo será executado com grande precisão, quase como um balé. Um Atleta Veterano terá que tomar várias precauções, como alongamento e aquecimento para sempre. Atleta machucado não soma, subtrai a confiança da equipe. Fazer um exame "Ergométrico de Esforço" todos os anos, saber dosar as atividades físicas dadas por Profissionais. Tentar participar das Competições de Veteranos. Tão gratificantes! Há várias competições Regionais, Nacionais e Internacionais, ocasião em que poderá conhecer cidades que não teve oportunidade de conhecer quando era mais jovem! E a alegria estará estampada no rosto de cada um, pelo sorriso de reencontrar um amigo com quem competiu quando era jovem. E a possibilidade de conhecer novos amigos trazidos por outros com ideais idênticos. Ou serão diferentes? Portanto meu amigo continue a prática esportiva para o resto de sua vida. Não há nada melhor que aos 80 anos, você levar uma medalha para casa e mostrar para seus netinhos. Ah! Já tem bisnetos?... Prof. Urbano Sidney do Sacramento, 58 anos. Campeão Paulista, Brasileiro, Pan-americano e Vice-campeão Mundial de Basquetebol. Formado em Educação Física é jogador na «A Hebraica de São Paulo». Compete e integra as Seleções Paulista e Brasileira de Basquete Veterano, Master e Super Master. Atual Diretor da União de Basquetebol Veterano do Estado de São Paulo. Diretor-Adjunto do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães. Coordenador de Ed. Física e Esportes do Colégio Anglo Latino. urbanosidney@uol.com.br
Urbano e amigos
O texto acima, gentilmente cedido pelo professor e jogador de basquete, Urbano Sidney do Sacramento, que o vi jogar no ano de 1970, disputando uma Taça Brasil na cidade de Franca (SP), Urbano jogava pelo Arapongas Clube da cidade de Arapongas (PR). Essa data coincide com as minhas primeiras partidas de basquete que eu assisti “ao vivo”, no Ginásio do Clube dos Bagres. Não somente eu, mas toda a torcida francana, ficávamos admirados com os dribles por trás, e outras jogadas de efeito que Urbano fazia com maestria.
Exatos, 39 anos depois, pude conhecer este grande jogador de basquete pessoalmente, durante a festa de apresentação da equipe do C A Paulistano, neste majestoso clube realmente paulistano.
Basquete é também um esporte de fazer amigos.

Nenhum comentário: