quinta-feira, 5 de março de 2009

LIGA SUL-AMERICANA: FINAL SERÁ NA ARGENTINA

Fiba Américas confirmou nesta quarta-feira (4/3) que a cidade argentina de Santiago del Estero será a sede do quadrangular final da Liga Sul-Americana, na semana que vem, entre os dias 10 e 12 de março. O primeiro jogo será a reedição da final do ano passado, entre o representante brasileiro, Flamengo/Petrobras, e o atual campeão Regatas Corrientes, da Argentina.
Santiago del Estero é a casa do Quimsa, da Argentina, e serviu de sede também para o Grupo B da competição, em que o Pitágoras/Minas Tênis Clube terminou em terceiro lugar, eliminado. O Grupo A foi disputado em Cúcuta, na Colômbia, e o Flamengo se classificou em segundo lugar, derrotado pelo Cúcuta-Norte na última partida da chave, por 83 a 82.
O Quimsa é o único time invicto no torneio e derrotou Minas, Regatas e Meta La Salle, da Bolívia, no Grupo A. Os brasileiros estavam torcendo para que a sede do torneio fosse na Colômbia e houve até boatos de que o Flamengo tentaria sediar a competição no Rio de Janeiro, mas a grave situação financeira que o clube atravessa impediu que isso acontecesse.
Os rubro-negros têm péssimas lembranças da Argentina. No ano passado, quando o torneio ainda era disputado em sistema de playoffs, perderam todos os jogos que fizeram no país após a primeira fase, incluindo uma derrota para o Boca Juniors nas semifinais, 100 a 88 - o Fla viraria a série nos dois jogos decisivos no Rio. Na decisão contra o Regatas, perdeu os dois primeiros jogos em Corrientes, venceu categoricamente os dois jogos em casa, com o Maracanãzinho lotado, mas perdeu o jogo 5 por 73 a 65. Na ocasião, os torcedores argentinos jogaram todo tipo de objeto em quadra e inclusive acertaram cusparadas no ala Marcelinho Machado. Neste ano, a equipe foi eliminada do Grupo C da Liga das Américas após perder para o Libertad Sunchales na casa do adversário.
O Flamengo terá sua oportunidade de revanche contra o Regatas logo na primeira rodada, terça-feira 10 de março, às 20h locais (19h de Brasília). No dia seguinte, na mesma hora, o Rubro-Negro enfrenta o Cúcuta-Norte, e na quinta dia 12, fecha sua participação contra o Quimsa às 22h locais (21h de Brasília). Neste ano, por questão de economia, a competição adotou o sistema de quadrangular final semelhante ao da Liga das Américas: todos os quatro se enfrentam e quem conquistar mais pontos é coroado campeão. O vencedor recebe também vaga na Liga das Américas 2009/10.
Fonte: Fiba Américas

Nenhum comentário: