quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COPA AMÉRICA DE CUIABÁ: FALTAM 7 DIAS

VENEZUELA JÁ ESTÁ PRONTA
– A seleção da Venezuela dirigida pelo técnico Eduardo Gil treina em Caracas para disputar a Copa América – Pré-Mundial Feminino de Cuiabá (MT), que acontecerá de 23 a 27 deste mês, no ginásio Aecin Tocantins. Segundo a assistente Alecia Landaeta, o time se aperfeiçoou desde o início dos treinos e apenas alguns detalhes ainda precisam ser corrigidos, o que será feito antes da viagem ao Brasil.
As venezuelanas estão no grupo “B” e estreiam no dia 23, às 21h45 de Brasília, contra a Argentina. Em seguida, enfrentam Cuba (dia 24) e Chile (25). Os dois primeiros colocados garantem vaga na semifinal. A Venezuela disputará a Copa América com Roselis Silva, Yoseimar Díaz, María Requena, Fanny Díaz, Sharol Renault, Jofranny Guerra, Ayalexis Ilarraza, Enmy Blanco, María Ofelia Villarroel, María Cabrices e Cleider Blanco.

A Copa América de Cuiabá irá classificar os três primeiros colocados para o Campeonato Mundial de 2010. Já estão classificados a República Tcheca (país sede) e os Estados Unidos (campeão olímpico).

— COPA AMÉRICA FEMININA DE CUIABÁ
Local: Ginásio Aecin Tocantins (Cuiabá / Mato Grosso)
Grupo A: Brasil, Canadá, Porto Rico e República Dominicana
Grupo B: Argentina, Chile, Cuba e Venezuela

1ª Rodada – Dia 23 de setembro
Chile x Cuba (15h), República Dominicana x Canadá (17h15), Porto Rico x Brasil (19h30) e Venezuela x Argentina (21h45)

2ª Rodada – Dia 24 de setembro
Canadá x Porto Rico (15h), Argentina x Chile (17h15), Brasil x República Dominicana (19h30) e Cuba x Venezuela (21h45)

3ª Rodada – Dia 25 de setembro
Porto Rico x República Dominicana (15h), Chile x Venezuela (17h15), Canadá x Brasil (19h30) e Argentina x Cuba (21h45)
Fonte: CBB

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CUIABÁ


RegionalíssimoRestaurante especializado na culinária cuiabana, que é toda baseada no rio. Os mais famosos são a cabeça de pacu, mojica e filé de pintado, bagre ensopado, pirão. Há também a farofa de banana, Maria Izabel (carne com arroz), doces de caju, limão e banana, além de licores variados. Ficou com água na boca? Então faça uma visita ao Regionalíssimo, um restaurante da terra que fica na 13 de junho, bem ao lado da Casa do Artesão.


Folclore

Talvez por sua localização geográfica , que a isolou do resto do país por muito tempo, Cuiabá é uma cidade com personalidade própria. Na arquitetura, na música, na dança, na culinária, no jeito de falar, enfim, em praticamente todas as suas manifestações culturais, um traço genuinamente local pode ser encontrado. Essa riqueza, faz do folclore cuiabano uma das principais atrações turísticas da cidade. SiririO Siriri , é um dos folguedos mais populares e antigos de Mato Grosso. É praticado nas Cidades e principalmente, na zona rural, fazendo parte da maioria das festas como casamentos, batizados, carnaval, aniversários, e também das comemorações religiosas. É dançado por homens, mulheres e crianças, em roda ou fileiras formadas por pares que se movimentam ao som da viola de cocho , do ganzá e do mocho . CururuFolguedo popular dos mais antigos de Cuiabá, podendo ser apresentado como roda de cantoria e dança. Os instrumentos utilizados são a viola de cocho , o ganzá e o adufo . Consiste em , no mínimo, dois cantadores, sempre do sexo masculino; um tocando viola de cocho, outro o ganzá. A origem do nome Cururu , admite-se que possa ser originada da tribo dos Bororo que desenvolviam uma dança típica chamada Bacururu. Boi-à-SerraO Boi-à-Serra é um folguedo do carnaval mato-grossense. Durante os festejos do carnaval, as pessoas brincavam ou ainda brincam, em alguns lugares, o Siriri, o Entrudo, o Boi-à-Serra e também o Cururu, que é uma manifestação quase sempre ligada à religiosidade do povo. Porém, segundo alguns tiradores, o Boi-à-Serra pode ser dançado em qualquer festa.RasqueadoO rasqueado desperta com maior intensidade na população da periferia das cidades, quando começa a ser executado com os hinos de santos (acompanhando Bandeira do Senhor Divino, São Benedito, Procissão de São João. Etc), indo aparecer nos chamados Chá com Bolo . Uns dos principais instrumentos usados no rasqueado é a Viola de Cocho
Fonte: Sec Turismo de Cuiabá

Nenhum comentário: