terça-feira, 15 de setembro de 2009

COPA AMÉRICA DE CUIABÁ:
FALTAM 8 DIAS

BRASIL VENCE ARGENTINA NOS AMISTOSOS
Adrianinha
Em preparação para a Copa América, a seleção brasileira de basquete feminino, jogando na cidade de Barueri (SP), venceu a Argentina no sábado por 65 a 50. e ontem jogando na mesma cidade, voltou a vencer o mesmo adversário, desta vez houve um bom teste para nossa seleção, jogo difícil terminou empatado em 66 pontos. Na prorrogação, o Brasil venceu por 77 a 71, tendo como grande destaque a Fraciele, 21 anos que fez um “duplo-duplo”.
A seleção terá mais dois amistosos contra o Canadá antes da estréia contra Porto Rico, dia 23.

Natália, última da direita, "Melhores do Ano"



Palmira

UM POUCO DA
HISTÓRIA DE CUIABÁ
Centro Histórico

Fundada em 1719, com a descoberta de ouro em abundância, Cuiabá transformou-se na maior cidade do Brasil em menos de duas décadas. Mas, passada a corrida do ouro, a verde capital do velho oeste brasileiro teve que resistir a longos anos de solidão nesses sertões.Rua do meio, de baixo, beco do candieiro... Cuiabá guarda em suas ruelas muitas relíquias do período colonial.Como já disse o poeta João do Rio, são "ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira." Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional
Centro Geodésico da América do Sul

Demarcado pela Comissão Rondon, em 1909, o centro geodésico da América do Sul fica no antigo campo do Ourique - hoje a praça Moreira Cabral, onde também fica a Assembléia Legislativa de Mato Grosso.O local já foi uma praça de enforcamento de condenados e também um campo de touradas!!!

Catedral Metropolitana

Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga, uma jóia do período colonial que foi demolida num episódio até hoje não esclarecido.De qualquer forma, sua arquitetura moderna tem admiradores. É a sede da tradicional festa do Senhor Divino, que acontece de maio a junho
Igreja do Bom DespachoA "Notre Dame Cuiabana" é, ao menos externamente, a mais bela igreja da cidade. Seu estilo gótico, inédito em boa parte do país, foi definido por um arquiteto francês que teve toda a liberdade para ousar. Inaugurada em 1919, a igreja ainda está inacabada.
Igreja do Rosário e Capela de São BeneditoEsta é a única igreja barroca de Cuiabá. Foi fundada por escravos em 1764. É local da tradicional festa de São Benedito que acontece sempre no mês de julho.
Palácio da InstruçãoBelíssima construção, em pedra canga, localizada na região central de Cuiabá, ao lado da Catedral Metropolitana. Inaugurado 1914, é a sede da Secretaria Estadual de Cultura, do Museu de História Natural e Antropologia e da Biblioteca Pública.
Templo MaometanoCuiabá também tem a sua mesquita muçulmana.A bela construção, quase uma escultura, foi inaugurada pela colônia Árabe da Cuiabá em 1978.
Casa do ArtesãoSituada na 13 de junho, no bairro do Porto, a Casa do Artesão tem uma bela amostra da cultura mato-grossense. Há um Museu do Artesanato com exposição permanente de peças caboclas e indígena. O turista pode comprar souvenirs.
Fonte: Séc. Turismo de Cuiabá

Nenhum comentário: