quarta-feira, 30 de setembro de 2009

BRASIL É CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA: UMA FESTA CUIABANA PARA O MUNDO

O Brasil vence todas as partidas e é campeão da Copa América de Cuiabá. Argentina e Canadá também adquiriram o passaporte para o Mundial de 2010.
Tive esta imensa felicidade de ver tudo de perto; o belíssimo ginásio de esportes Aecim Tocantins, na igualmente bela Cuiabá lá no lendário Mato Grosso. É difícil narrar tudo que vi (e haja espaço também).
Peço desculpas aos meus amigos que me acompanham, por não haver postado matérias nos finais desta competição. Explico o porquê: meu computador estragou e se fosse procurar uma assistência, perderia boa parte dos jogos ou até mesmo se eu ficasse na sala de imprensa do ginásio, perderia algum detalhe da festa. Números todos vocês que acompanham o basquete, já sabem e hoje quero mostrar um pouco de cada momento de uma festa inesquecível e nas próximas edições, vou voltar a falar sempre da Copa América. Mostrando um pouco de tudo que vi.
Acompanhe através das minhas imagens, um sonho realizado no belo Mato Grosso e com um final super feliz!























Estas e outras personagens serão abordadas nas próximas edições.

sábado, 26 de setembro de 2009

BRASIL NA SEMIFINAL DA COPA AMÉEICA

Com os resultados das três primeiras rodadas, Brasil, Canadá, Argentina e Cuba, já estão nas semifinais.
Eis os resultados dos jogos do Brasil:

Brasil 78 x 34 Porto Rico.








BRASIL 121 X 62 REPÚBLICA DOMINICANA







BRASIL 61 X 45 CANADÁ









sexta-feira, 25 de setembro de 2009

COPA AMÉRICA: CELEBRIDADES


Numa competição qualquer ou quanto mais importante ela for, mais se torna necessários mais trabalhadores para que o evento saia como fora planejado. E na maioria das vezes, esses construtores do basquete não são lembrados, mas sem eles a mais importante das competições não seria a mesma.
Quero destacar aqui, as grandes personagens, autoridades do nosso basquete, quem o divulga e os grandes trabalhadores que recebem o nome de voluntários.



CELEBRIDADES


O nosso presidente da Confederação Brasileira de Basquete CBB, senhor Carlos Nunes.



Aline -SECOM Record, ao lado da rainha Hortência




DeniseNiederauer SECOM, ao lado da rainha Hortênia




Elisâgela e Camila




Renê Dióz - Diário de Cuiabá



Marcinha e Camila




Marcinha

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

COPA AMÉRICA: SUA MAJESTADE HORTÊNCIA


O belíssimo ginásio de esportes Aecim Tocantins na majestosa Cuiabá no belo Mato Grosso, teve uma marcante data de 23 de setembro, no limiar da mais florida das estações, presenciar a eterna Hortência Marcari, ou simplesmente a Rainha Hortência, a campeoníssima, no dia de seu aniversário. No alto de sua realeza, ela deveria ganhar todos os presentes do mundo, mas foi ela que presenteou a todos com sua presença e carinho, amor e dedicação a todos.
Foi a vez da rainha sair da quadra e ir para a torcida presenteando-a. Mostrou ainda um bom preparo físico ao ficar horas e horas atendendo a todos com fotos, distribuindo autógrafos e pousando para fotografias
Eu também que demorei anos para pegar um autografo e ter a honra de uma foto com minha ídolo maior, ganhei mais um presente: mais uma foto ao lado da eterna Hortência.
Parabéns para você não é só no dia de seu aniversario e sim todos os dias você tem que receber parabéns e muito obrigado por tudo que fez e continua fazendo pelo nosso basquete.









COPA AMÉRICA EM DESTAQUE

KARLA DINIZ: A COPA AMÉRICA COMEÇOU COM ELA


Ela não aparece nos jogos, apitando em competições internacionais, no Nacional Masculino, no Templo do Basquete, o Pedrocão, em jogos das categorias infantis a seriedade é sempre a mesma.
Durante a Copa Mineira (cadete e infantil), realizada em Poços de Caldas (MG), realizada no final de agosto, dois fatos me chamaram bastante atenção, todos eles envolvendo esta grande profissional da nossa arbitragem, Karla.
Em um dado momento um técnico reclamou e Karla numa personalidade rara, que lhes é peculiar, disse: “o erro foi meu, desculpe”.
Outro momento, após um jogo, uma autoridade se dirigiu a ela e disse: “Karla, ainda quero ver você apitando em uma Olimpíada, e quando esse momento chegar, lembre-se de mim que já sabia de sua capacidade”.
E não poderia haver justiça maior, Karla foi indicada para apitar na Copa América e teve o privilegio de iniciar a competição, ou seja, apitou no primeiro jogo da competição entre Chile e Cuba.
Parabéns, Karla a Olimpíada está chegando!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

COMEÇA HOJE A COPA AMÉRICA DE CUIABÁ

Depois de muita correria para fazer o credenciamento de imprensa, não estava conseguindo enviar o formulário, não sei como explicar o porquê, alias, não só eu como minha simpática equipe de apoio. Bárbara, Diego..finalmente consegui (ou melhor, conseguimos) enviar meu pedido.
Quando parecia tudo tranqüilo, tudo certo aconteceria algo inexplicável novamente: não recebi a resposta se estava ou não credenciado para cobrir a competição. Segunda-feira, 21 de setembro, dois dias do início da competição, muita chuva e a internet “cai” novamente. Um sufoco total: aí entra definitivamente a ajuda amiga dos amigos de sempre: José Augusto Piovesan e Luiz Carlos, Renata, Bruna, Fernanda e muita ajuda, finalmente, pelo telefone, Luiz Carlos me disse: “pode viajar para Cuiabá, você está credenciado!

NOITE ALTA, CÉU RISONHO

Terça-feira, 22 véspera do grande dia, malas prontas, segui viagem, ah, as minhas irmãs Célia e Celina também viajaram comigo. Fomos de ônibus até Ribeirão Preto (SP), tomamos o avião Passaredo, rumo a Cuiabá. Já era noite. Lá fora a companhia do esplendor do Cruzeiro do Sul que se aninhava para “dormir”, a Lua toda imponente, caminhava ao nosso lado, bem abaixo do “Escorpião”, um céu risonho cheio de estrelas fazendo uma festa para a chegada da primavera, do aniversário da eterna rainha Hortência, finalmente ceguei da cidade da Copa América, a bela Cuiabá, perto da Chapada dos Guimarães e do poético Pantanal.
Já estou no belo Mato Grosso e no centro da América do Sul para fazer mais uma cobertura internacional, antes também um agradecimento às simpáticas aeromoças da Passaredo, Aline e Adriana, belíssimas companhias nas alturas.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CUIABÁ

HidrografiaVista de Cuiabá a partir do rio Cuiabá. Cuiabá é abastecida pelo rio de mesmo nome, afluente do Rio Paraguai e limite entre a capital e Várzea Grande. O município se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina. O município é banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso , São Lourenço , das Mortes , Cumbuca, Suspiro, Coluene , Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões. Clima Cuiabá rotineiramente registra as temperaturas mais quentes entre as capitais brasileiras. Seu clima é tropical quente e sub-úmido. Precipitação média anual de 1750 mm , com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. A temperatura máxima, nos meses mais quentes, fica em torno de 43°C . A mínima varia entre 12 e 14ºC. Durante a seca, que vai de maio a agosto, a umidade cai a níveis críticos, às vezes abaixo de 15%. Relevo O quadro geomorfológico do município é, em grande parte, representado pela Chapada dos Guimarães. Mas também aparecem Planalto da Casca e a Depressão Cuiabana. Predomina-se relevos de baixa amplitudes com altitudes que variam de 146 a 250 metros na área da própria cidade. Demografia Sua população estimada em julho de 2005 é de 533.800 habitantes. Várzea Grande , cidade conurbada, tem 248.728, totalizando 782.528 habitantes na grande Cuiabá. O número de eleitores em junho de 2006 era de 358.495 representando 18,37% do total de eleitores do estado do mato grosso. A cidade viveu tranqüilamente até a década de 1960 , quando um fluxo de imigrantes começou a vir para o estado, principalmente nas décadas de 1970 e 1980 . Nesse período, a população passou de 57.860 habitantes em 1960 para 100.865 em 1970, 213.151 em 1980, 402.813 em 1991 e 483.346 em 2000 , perfazendo 19,3% da população total do estado. Esse aumento desordenado da população levou a um crescimento das áreas periféricas da cidade, que carecem muitas vezes de investimentos em planejamento, saneamento e outros serviços públicos, coisa que também ocorre em várias cidades do país.
Fonte: Sec Tur Cuiabá

COMEÇA A COPA AMÉRICA HOJE

As 16h a bola vai subir para Chile x Cuba, na seqüência, mais três jogos, República Dominicana x Canadá, Brasil x Porto Rico e Venezuela x Argentina.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PAULISTA MASCULINO: FRANCA 115 X 85 PINHEIROS

Domingo pude acompanhar mais uma partida do Campeonato Masculino no “Templo do Basquete”, o Pedrocão em Franca. Depois de perder o primeiro tempo, o Franca Basquete venceu com bastante folga o boa equipe do E C Pinheiros.
Ricardo com 22 pontos e 11 rebotes e Alexandre com 24 pontos e 11 rebotes, foram os mais eficientes do jogo, fazendo 29 neste quesito. Marcio e Shamell foram os cestinhas com 29 pontos.
Sérgio Pranchevicius, Fábio Kover e Flavio Assis foram os árbitros com excelente conduta.


Diego: a perfeição do arremesso
















Rogério














Tony















LANCES LIVRES

A BELA TORCIDA FRANCANA













Dr. Paulo Tonin, prof. Sandra e Saulo: o basquete em família
LINDAS, LINDAS E LINDAS
Camila, Elaine e Érica: Vivo por ti Franca

E MAIS.. (aconteceu domingo...)

FRANCA VENCEU RIBEIRÃO PRETO NO FEMININO

ESPANHA É CAMPEÃ DA EUROPA (MASCULINO)
DESCULPAS...
Ontem por problemas de conecção, (um problema que sempre acontece aqui na minha pequenina São Tomás), não pude publicar minhas matérias. Hoje deixo de publicar minha matéria sobre a Copa América de Cuiabá, porque já estou saindo de viagem, para fazer esta cobertura, acompanhe diariamente minhas matérias lá de Cuiabá.
Até logo mais.
Marcos

sábado, 19 de setembro de 2009

PAULISTA MASCULINO EM DESTAQUE

O Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 tem movimentação neste domingo (20 de setembro) com a disputa de três jogos, válidos pela décima rodada do turno da fase inicial. O Flextronics/Liga Sorocabana/PMS (10º colocado) busca a reabilitação enfrentando a APABA/Santo André (7ª colocada), às 18h00, no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP). Na última vez que esteve em quadra, à equipe sorocabana perdeu para o Palmeiras/Lupo/Araraquara; enquanto o time do Grande ABC passou pelo Americana Basketball. Os destaques do jogo são Fernando Vera, do time da casa, sétimo colocado no aproveitamento dos lances livres, com 79,41%; e Daniel, do visitante, terceiro colocado, com 87,88%. O GRSA/Itabom/Bauru (4º colocado) também corre atrás da recuperação jogando contra o Paulistano/Amil (2º colocado), às 18h00, no ginásio Comendador José Martha, em Bauru (SP). No seu compromisso mais recente, o time da casa perdeu para o Pinheiros/Sky. O jogo terá o interessante duelo entre os armadores Larry, do GRSA/Itabom/Bauru, líder na estatística das assistências, com média de 6,63 por jogo; e Fernando Penna, do Paulistano/Amil, terceiro colocado, com 6,25 por jogo. Por fim, às 18h30, o Vivo/Franca BC (4º colocado) recebe a visita do Pinheiros/Sky (8º colocado), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP). O clássico promete bastante, pois o time francano vem realizando grande campanha, com apenas uma derrota sofrida, e a equipe da Capital vem se recuperando depois que os jogadores Alexandre Olivinha e Diego retornaram da Seleção Brasileira. Este jogo terá a empolgante briga de garrafão entre David, do Vivo/Franca BC, líder na estatística dos bloqueios, com média de 1,86 por jogo; e Morro, do Pinheiros/Sky, segundo colocado, com média de 1,38 por jogo. Outros destaques são Shamell, do time da Capital, líder entre os cestinhas, com média de 26,0 pontos por jogo; e Rogério, segundo colocado no aproveitamento dos lances livres, com 91,18%. Outro bom duelo está no banco de reservas, com os experientes treinadores Helio Rubens Garcia, da equipe do Interior, e Cláudio Mortari, do time da Capital, ambos com passagem pela Seleção Brasileira. "Mais um jogo difícil, em um campeonato bastante equilibrado, mas em casa não podemos deixar de pensar na vitória. O Pinheiros cresceu de produção quando passou a contar com elenco completo e a tendência é de um grande jogo, por isso, esperamos o apoio dos nossos torcedores para que possamos superar todas as dificuldades e manter essa boa campanha", comenta Vitor Benite, ala/armador do Vivo/Franca BC, que defendeu o representante da Capital na temporada passada.
Fonte: Frederico Batalha
ASE www.asepress.com

COPA AMERICA DE CUIABA - FALTAM 4 DIAS

BRASIL X CANADÁ HOJE EM CUIABÁ
Em contagem regressiva para a Copa América de Cuiabá, a seleção brasileira adulta feminina, patrocinada pela Eletrobrás fez, neste inicio de fim-de-semana, os primeiros treinos no ginásio Aecim Tocantins, onde a competição será disputada a partir desta quarta-feira (dia 23). O Brasil, que está no grupo “A”, estreia na primeira fase contra Porto Rico. Depois enfrenta República Dominicana (24) e Canadá (25). Apesar do calor, o grupo dirigido por Paulo Bassul treinou com disposição e técnica. Em Cuiabá desde a tarde desta sexta-feira, a delegação nacional já sentiu que a cidade está muito envolvida com a competição.
— É sempre uma alegria defender o meu país, ainda mais em casa. É uma experiência única para o atleta jogar em um ginásio lotado apoiando o time, como se fosse o sexto jogador em quadra. A população está bastante animada com a nossa presença e espero que a competição ajude a desenvolver ainda mais o esporte na cidade. Acredito que tem os torcedores irão lotar a arena todos os dias. Quanto ao calor, já estou acostumada, mas confesso que aqui é o lugar mais quente em que já treinei — disse a pivô Alessandra.
— Foi demais chegar em Cuiabá e me ver nos outdoors da Copa América. Cheguei no hotel e as pessoas já me reconheceram das fotos que estão espalhadas pela cidade. Todas nós estamos muito felizes em jogar aqui e estamos trabalhando em ritmo forte para presentear o público com belas partidas, a vaga para o Mundial e o título da competição — comentou a pivô Kelly.
Antes de estrear na Copa América, o Brasil enfrenta mais uma vez a seleção do Canadá pelos Jogos Desafio Eletrobrás, hoje, às 21h30 de Brasília, com transmissão ao vivo do SPORTV. A Copa América classifica as três melhores seleções para o Campeonato Mundial da República Tcheca, em 2010.
GINÁSIO POLIESPORTIVO AECIM TOCANTINS
Endereço: Av. Agrícola Paes de Barros, s/n° - Bairro Verdão – Cuiabá – MT
Capacidade: 11 mil torcedores sentados
Área : 66.000 m2
Auditório para 200 pessoas
Anexos: salas administrativas, tribuna de honra e 11 cabines para imprensa
Inauguração: 31 de maio de 2007.

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
4- Adrianinha Pinto – Armadora – 29 anos – 1,70m – Faenza (Itália) – SP
5- Helen Luz – Ala/Armadora – 35 anos – 1,76m – Hondarribia Irun (ESP) – SP
6- Karen Gustavo– Ala – 25 anos – 1,77m – Ourinhos (SP) – SP
7- Micaela Jacintho – Ala – 29 anos – 1,82m – RJ
8- Natália Burian – Armadora – 24 anos - 1,62m – Americana (SP) – SP
9- Kelly Santos – Pivô – 29 anos – 1,92m – Ourinhos (SP) – SP
10- Jucimara Dantas (Mamá) – Pivô – 31 anos – 1,90m – SP
11- Fernanda Beling – Ala – 26 anos – 1,86m – Catanduva (SP) – MG
12- Palmira Marçal – Ala/Armadora – 25 anos – 1,73m – Catanduva (SP) – PR
13- Alessandra Oliveira – Pivô – 35 anos – 2,00m – Bourges (França) – SP
14- Franciele Nascimento – Pivô – 21 anos – 1,87m – Cáceres (Espanha) – PR
15- Sílvia Gustavo – Ala – 27 anos – 1,83m – Catanduva (SP) – SP
COMISSÃO TÉCNICA
Diretora: Hortência Marcari
Técnico: Paulo Bassul
Assistentes técnicos: César Guidetti e Janeth Arcain
Preparador Físico: João Nunes
Médicos: Paulo Szeles
Fisioterapeutas: Adriane Vanin e Giulianne Trevisan
Massagista: Camila Sampaio Longo
Fonte: CBB

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PAULISTA MASCULINO EM DESTAQUE

FRANCA LEVA VANTAGEM NO CLÁSSICO E PINHEIROS E ARARAQUARA TAMBÉM VENCEM

O Vivo/Franca BC subiu para a quarta colocação na classificação do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 ao vencer o "Clássico do Interior", contra o Amigão/Andorinha/AMEA/Assis, disputado na noite desta quinta-feira (17 de setembro), no ginásio Municipal Jairo Ferreira dos Santos (Jairão), na cidade de Assis (SP), por 71 a 63 (47 a 37 no primeiro tempo), pela nona rodada do turno da fase inicial. Os destaques foram John Thomas (20 pontos e 10 rebotes – double-double) e Mark Borders (12 pontos, 04 rebotes e 06 assistências), pelo time da casa; Helinho (14 pontos, 08 rebotes e 03 assistências), Rogério (11 pontos, 09 rebotes e 04 assistências), Márcio Dornelles (11 pontos e 03 rebotes) e Ricardo (11 pontos e 06 rebotes), todos pelo visitante.

O time francano chegou aos 13 pontos, em sete partidas disputadas (06 vitórias e 01 derrota). Já a equipe assissense aparece no sétimo lugar, com 11 pontos, também em sete jogos realizados (04 vitórias e 03 derrotas).

"Uma vitória importante, pois tivemos muitas oscilações durante a partida. Mas, viemos a Assis com objetivo de controlar o jogo, não deixando o time da casa usar a velocidade, e conseguimos", comenta o ala Rogério, do Vivo/Franca BC.

"O time conseguiu impor o seu ritmo, não deixando Assis partir para o jogo que gosta e que costuma praticar em casa e com isso pudemos comandar o marcador. Depois, soubemos controlar a vantagem, sabendo conter a tentativa de reação do nosso adversário", complementa Vitor Benite, ala/armador do time francano.

O Vivo/Franca BC volta à quadra no domingo (20 de setembro), às 18h30, em Franca (SP), contra o Pinheiros/Sky. Já o Amigão/Andorinha/AMEA/Assis buscará a recuperação encarando o Paulistano/Amil, no sábado (19 de setembro), às 20h00, em Assis (SP).

O Pinheiros/Sky deu seqüência ao seu bom momento superando o GRSA/Itabom/Bauru, por 92 a 86 (48 a 47 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). Os atletas mais efetivos foram Alexandre (26 pontos, 11 rebotes e 02 assistências – double-double) e Shamell (18 pontos, 04 rebotes e 05 assistências), pelo time da Capital; Larry (33 pontos, 04 rebotes e 07 assistências) e Renato (18 pontos, 07 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante.

Por fim, o Palmeiras/Lupo/Araraquara conseguiu a reabilitação ao superar o Flextronics/Liga Sorocabana/PMS, por 59 a 48 (27 a 24 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Presidente Castelo Branco (Gigantão), na cidade de Araraquara (SP). Os principais nomes da partida foram Deivisson (12 pontos e 11 rebotes – double-double) e Brown (12 pontos e 05 rebotes), pelo time de Araraquara; Fernando Vera (18 pontos e 06 rebotes) e Rafael Stabile (12 pontos e 02 assistências), em favor da equipe sorocabana.

Com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Marco Aurélio Pegolo (Chuí) subiu para a oitava colocação, com dez pontos, em sete jogos realizados (03 vitórias e 04 derrotas). Já o time de Sorocaba aparece na décima colocação, com os mesmos dez pontos, só que em oito partidas disputadas (02 vitórias e 06 derrotas).

O Palmeiras/Lupo/Araraquara encara o Rio Claro FC/SEME, no sábado (19 de setembro), às 20h00, em Rio Claro (SP). Já o Flextronics/Liga Sorocabana/PMS tentará a recuperação contra a APABA/Santo André, no domingo (20 de setembro), ás 18h00, em Sorocaba (SP).

MANDANTES BUSCAM RECUPERAÇÃO NO PAULISTA MASCULINO

O Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 tem seqüência neste sábado (19 de setembro) com a realização de quatro jogos, válidos pelo turno da fase inicial. Os mandantes vão buscar a recuperação na rodada, que terá a presença dos primeiros colocados em quadra, fato este que pode trazer modificações significativas da classificação.

O Rio Claro FC/SEME (4º colocado) busca a reabilitação encarando o Palmeiras/Lupo/Araraquara (10º colocado), às 20h00, no ginásio Municipal Felipe Karan, na cidade de Rio Claro (SP). Na última vez que esteve em quadra, o time da casa perdeu para a Metodista/São Bernardo; enquanto o visitante passou pelo Flextronics/Liga Sorocabana/PMS.

"A expectativa é da vitória, pois o time vinha crescendo, com três resultados positivos seguidos, e sofreu duas derrotas. Treinamos forte, visando à recuperação e a superação, já que o elenco e a comissão técnica estão unidos para dar a volta por cima começar a obter as vitórias novamente, especialmente nestas três últimas rodadas do primeiro turno, mesmo sabendo que serão duelos complicados", comenta Marcelo Tamião, técnico do Rio Claro FC/SEME.

O Amigão/Andorinha/AMEA/Assis (8º colocado) também quer a recuperação jogando contra o Paulistano/Amil (2º colocado), às 20h00, no ginásio Municipal Jairo Ferreira dos Santos (Jairão), na cidade de Assis (SP). No seu compromisso mais recente, o time do Interior perdeu para o Vivo/Franca BC; enquanto a equipe da Capital superou o Americana Basketball.

"É um adversário que está lutando direto conosco por posições para os playoffs. Vencer em Assis será de grande importância para nossos objetivos", disse João Marcelo Leite, técnico do Paulistano/Amil. Sobre os retornos de Edu e Gaúcho, o treinador ficou ainda mais animado. "Treinaram e vão ficar à disposições para os próximos jogos", complementa Leite.

O Americana Basketball (10º colocado) também quer se reencontrar com as vitórias duelando com XV/Cosan/Bom Peixe/Amhpla/Selam (10º colocado), às 17h00, no ginásio Municipal Jardim São Pedro, na cidade de Americana (SP). Na jornada anterior, o time da casa perdeu para a APABA/Santo André; enquanto o visitante passou pelo São José Basketball/Unimed/Vinac.

E, complementando a jornada, o líder São José Basketball/Unimed/Vinac também busca a reabilitação contra o vice-líder Metodista/São Bernardo, às 17h00, no ginásio Lineu de Moura (AE São José), na cidade de São José dos Campos (SP).

"Trata-se de um dos jogos mais duros dessa primeira fase, pois teremos pela frente time bem diferente que estava no NBB, que fez várias contratações. Estamos preparados para fazer uma boa partida contra umas das maiores forças desse Paulista. A concentração e execução nessa partida fora de casa serão primordiais", analisa Tiago Veiga, ala/armador da Metodista/São Bernardo.

"Sigo evoluindo. O planejamento está sendo seguido e estou bem mais próximo da condição física desejada. Agora, o restante para minha condição ideal será realizada praticamente dentro das partidas", complementa Veiga.
Fonte -ASE Frederico Batalha
www.asepress.com

COPA AMERICA DE CUIABA - FALTAM 5 DIAS


BRASIL DEFINIDO PARA A COPA AMÉRICA

Adrianinha, Helen, Karen, Micaela, Natália, Kelly, Mamá, Fernanda, Palmira, Alessandra, Franciele e Silvia. Estas são as doze jogadoras que vão defender o Brasil na Copa América/Pré-Mundial de Cuiabá, que começa na próxima quarta-feira (dia 23), no ginásio Aecim Tocantins. O técnico Paulo Bassul fechou o grupo após a vitória da seleção brasileira sobre o Canadá por 69 a 68, no Jogo Desafio Eletrobrás, que aconteceu na noite desta quinta-feira (17).

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
4- Adrianinha Pinto – Armadora – 29 anos – 1,70m – Faenza (Itália) – SP
5- Helen Luz – Ala/Armadora – 35 anos – 1,76m – Hondarribia Irun (ESP) – SP
6- Karen Gustavo– Ala – 25 anos – 1,77m – Ourinhos (SP) – SP
7- Micaela Jacintho – Ala – 29 anos – 1,82m – RJ
8- Natália Burian – Armadora – 24 anos - 1,62m – Americana (SP) – SP
9- Kelly Santos – Pivô – 29 anos – 1,92m – Ourinhos (SP) – SP
10- Jucimara Dantas (Mamá) – Pivô – 31 anos – 1,90m – SP
11- Fernanda Beling – Ala – 26 anos – 1,86m – Catanduva (SP) – MG
12- Palmira Marçal – Ala/Armadora – 25 anos – 1,73m – Catanduva (SP) – PR
13- Alessandra Oliveira – Pivô – 35 anos – 2,00m – Bourges (França) – SP
14- Franciele Nascimento – Pivô – 21 anos – 1,87m – Cáceres (Espanha) – PR
15- Sílvia Gustavo – Ala – 27 anos – 1,83m – Catanduva (SP) – SP

COMISSÃO TÉCNICA
Diretora: Hortência Marcari
Técnico: Paulo Bassul
Assistentes técnicos: César Guidetti e Janeth Arcain
Preparador Físico: João Nunes
Médico: Paulo Szeles
Fisioterapeutas: Giulianne Trevisan e Adriane Vanin
Massagista: Camila Sampaio Longo

BRASIL VENCE CANADÁ POR UM PONTO

Com uma cesta da armadora Adrianinha no último segundo da partida, o Brasil venceu o Canadá por 69 a 68 (26 a 36 no primeiro tempo) no Jogo Desafio Eletrobrás, na noite desta quinta-feira (dia 17), em Barueri (SP). A vitória foi um presente para o público da cidade, que apoiou a seleção brasileira nos quase três meses de treinamento. A cestinha foi a canadense Kim Smith, com 17 pontos. As principais pontuadoras brasileiras foram a pivô Alessandra e a armadora Adrianinha, com 12 e 11 pontos, respectivamente. A ala Micaela, com nove pontos e dez assistências, também foi importante para a vitória.


BRASIL (12 + 14 + 22 + 21 = 69)
Adrianinha (11pts), Helen (2), Micaela (9 e 10 assistências), Mamá (7) e Alessandra (12). Entraram: Kelly (2), Palmira (6, Fernanda (0), Franciele (7), Natália (1), Karen (9) e Karina (3). Técnico: Paulo Bassul.

CANADÁ (16 + 20 + 17 + 15 = 68)
Gabriele, (13pts) Chapdelaine (6), Smith (17), Aubry (7) e Adams (10). Entraram: Bekkerin (13), Riverin (2), Pinske (0), Adrian (0). Técnica: Allison McNeill.

ÁRBITROS: Carlos Renato dos Santos (BRA), Fátima Aparecida da Silva (BRA) e Marco Antonio Ferreira (BRA)

PORTO RICO TAMBÉM PRONTO PARA A COPA AMÉRICA

Porto Rico – O técnico Omar Gonzalez, da seleção de Porto Rico, anunciou os nomes das doze atletas que vão disputar a Copa América – Pré-Mundial Feminino de Cuiabá (MT), que acontecerá de 23 a 27 deste mês, no ginásio Aecim Tocantins. Vice-campeã do Centrobasket, realizada em Morovis (Porto Rico), onde também se classificaram Cuba (campeã) e República Dominicana (bronze), a equipe portorriquenha está no grupo “A” da Copa América e será a primeira adversária da seleção brasileira, no dia 23, às 20h de Brasília. Em seguida, enfrentam o Canadá (dia 24) e a República Dominicana (25).

O time de Porto Rico viaja com Leslie de Jesús, Pamela Rosado, Aixanel Santos, Milagros Martínez, Juanita Rivera, Mildred Emmanuelli, Cynthia Valentín, Liza Báez, Angiely Morales, Lindsay González, Mari Plácido e Esmary Vargas. A Copa América de Cuiabá irá classificar os três primeiros colocados para o Campeonato Mundial de 2010. Já estão classificados a República Tcheca (país sede) e os Estados Unidos (campeão olímpico).
Fonte CBB

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

FRANCA E PAULISTANO EM NOTÍCIAS

TORCEDOR VIVO:
Hoje, às 20hs, no ginásio Jairão, VIVO Franca Basquete entra em quadra, enfrentando a equipe da casa Assis, com transmissão pela ESPN Brasil, pelo Campeonato Paulista.
O atleta Márcio Dornelles faz parte da delegação mas é dúvida para o jogo. Assis conta com o pivô Lucas Tischer, que já atuou por Franca, líder na estatística dos rebotes e enterradas.
Sintonize o dial nas rádios: Imperador, Hertz e/ou Difusora ou assista pela ESPN Brasil.

E VIVO Franca Basquete encontra com sua torcida, dia 20/09 - domingo, às 18:30hs, na sensacional partida contra a equipe do Pinheiros.
Fonte:Franca Basquetebol Clube

PAULISTANO DERROTA AMERICANA

Jogando nesta quarta-feira (16) no ginásio Antônio Prado Júnior, na Capital, o Paulistano/Amil derrotou o Americana por 92 a 70 (52 a 33) e encosta nos líderes do Campeonato Paulista Masculino de Basquete, Série A1. Agora, o time dirigido pelo técnico João Marcelo tem 16 pontos ganhos, seis vitórias e duas derrotas e viaja nesta sexta-feira (18) para dois importantes jogos fora de casa: sábado em Assis e domingo em Bauru. O grande destaque do jogo foi o escolta Betinho. Ele marcou 24 pontos,pegou cinco rebotes, deu quatro assistências e recuperou quatro bolas. Baby Araújo, com 17 pontos e 8 rebotes e André Bambu, com 16 pontos e Fernando Penna, com 14 pontos e 7 assistências foram os outros destaques do CAP. Turcão, com 21 pontos e 15 rebotes foi o melhor por Americana, ao lado de Pedro, com 16 pontos Nesse jogo, o técnico João Marcelo Leite preferiu poupar os jogadores Dedé, Edu e Gaúcho para os importantes jogos na sequência do campeonato. Felipe, que fez uma cirurgia no dedão da mão direita, também não jogou. "Achei melhor não arriscar em colocar alguns jogadores para não correr o risco de piorar as contusões deles", afirmou João Marcelo. Dedé não escondeu que queria jogar, mas acatou a decisão do técnico. "Queria jogar, mas o time foi bem, conseguimos uma boa vitória e agora vamos treinar para ver se posso jogar em Assis", disse ao se referir ao jogo de sábado.
FONTE:
Club Athletico Paulistano
Comunicações - BasqueteJornalista responsável - Juarez Araújo

COPA AMÉRICA DE CUIABÁ: FALTAM 6 DIAS

BRASIL ENFRENTA CANADÁ HOJE

Brasil e Canadá jogam hoje, às 21h30 de Brasília, no ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri, pelos Jogos Desafio Eletrobrás. O SPORTV transmite ao vivo. A segunda partida entre as equipes será no sábado (dia 19), no ginásio Aecin Tocantins, em Cuiabá, no Mato Grosso, onde será realizada a Copa América / Pré-Mundial de 23 a 27 deste mês.

Na Copa América, a seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, está no grupo “A” e estreia dia 23 contra Porto Rico. Depois o Brasil enfrenta a República Dominicana (24) e o Canadá (25). Já a seleção canadense estreia contra a República Dominicana (23) e depois enfrenta Porto Rico (24). A competição garante os três primeiros colocados no Campeonato Mundial da República Tcheca, em 2010.

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Adrianinha Pinto – Armadora – 29 anos – 1,70m – Faenza (Itália) – SP
Natália Burian – Armadora – 24 anos - 1,62m – Americana (SP) – SP
Helen Luz – Ala/Armadora – 35 anos – 1,76m – Hondarribia Irun (ESP) – SP
Palmira Marçal – Ala/Armadora – 25 anos – 1,73m – Catanduva (SP) – PR
Karen Gustavo – Ala – 25 anos – 1,77m – Ourinhos (SP) – SP
Micaela Jacintho – Ala – 29 anos – 1,82m – RJ
Sílvia Gustavo – Ala – 27 anos – 1,83m – Catanduva (SP) – SP
Fernanda Beling – Ala – 26 anos – 1,86m – Catanduva (SP) – MG
Franciele Nascimento – Pivô – 21 anos – 1,87m – Cáceres (Espanha) – PR
Karina Jacob – Pivô – 24 anos – 1,87m – Ourinhos (SP) – RJ
Jucimara Dantas (Mamá) – Pivô – 31 anos – 1,90m – SP
Kelly Santos – Pivô – 29 anos – 1,92m – SP
Alessandra Oliveira – Pivô – 35 anos – 2,00m – Bourges (França) – SP
Média de idade: 27.7 anos
Média de altura: 1,82m

COMISSÃO TÉCNICA
Diretora: Hortência Marcari
Técnico: Paulo Bassul
Assistentes técnicos: César Guidetti e Janeth Arcain
Preparador Físico: João Nunes
Auxiliar de Preparação Física: Daniel Querido
Médicos: Paulo Szeles e Karina Levy
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Adriane Vanin
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Camila Sampaio Longo

SELEÇÃO CANADENSE ADULTA FEMININA
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE
Kaela Louise Chapdelaine – armadora – 24 anos – 1,78m – MBK Ruzomberok (Eslováquia)
Teresa Gabriele – armadora – 29 anos – 1,65m – Simon Fraser University (Canadá)
Kadie Ann Riverin – armadora – 23 anos – 1,75m – University BC Neuchatel (Suíça)
Megan Ketty Pinske – armadora – 21 anos – 1,75m – Western Washington University (NCAA)
Kelsey Alexa Adrian – ala/armadora – 20 anos – 1,85m – UCLA (Estados Unidos)
Janelle Joy bekkering – ala/armadora – 21 anos – 1,88m – Gonzaga (NCAA)
Jordan Ashley Adams – ala – 28 anos – 1,91m – Birmingham Power (NWBL)
Chelsea Ann Aubry – ala – 25 anos – 1,86m – Basket Steel Slovakia Kosice (Eslováquia)
Tamara Tanisha Tatham – ala – 24 anos – 1,85m – Halles (Alemanha)
Natalie C. Achonwa – ala – 17 anos – 1,88m – NEDA (Canadá)
Kimberley Anne Smith – ala/pivô – 25 anos – 1,85m – Sacramento Monarchs (WNBA)
Leanne Elizabeth Evans – pivô – 23 anos – 1,88m – University of British Columbia (Canadá)

COMISSÃO TÉCNICA
Técnica: Allison McNeill
Assistentes técnicos: Lisa Thomaidis e Michael McNeill
Fonte: CBB


UM POUCO DA HISTÓRIA DE CUIABÁ


DICIONÁRIO CUIABANO

AArrumado: Postiço - "Ele tem um dente arrumado" Assuntar: Ver Agora, de quê!: Ora, que é isto? Agora, de que será?: Não pode ser! Agora!: Mas An Assim
C Cepo: Grande, crescido Camarinha: Quarto de Dormir Curtido: Sem vergonha, sabido, esperto Cordeiro: Pessoa que gosta de contar vantagem, ser metida - "Só porque ganhou uma bicicleta vai ficar todo cordeiro." Cortar: coalhar - "O leite cortou, viu" Chinchar: puxar - "Sossega creança, larga de chinchar meu cabelo!" Chuçar: Furar, espetar Cururu: Dança típica da região
D De chapa e cruz: autentico - "Sou cuiabano de chapa e cruz!" Dona menina: refere-se a pessoa com quem se fala Demás de...: Substantivo e/ou adjetivo formando o aumentativo e o superlativo respectivamente. Demás de povo: Muita gente Demás de quente: Muito quente Disparabe!: Muito, demais De um tudo: de tudo - "Já fiz um de tudo, chia lá!" Derradeiro: Caçula Duro: Forte - "Desceu o rio piloteando duro.", "Bate duro senão a porta abre."
E É ah!: Expressão usada com muita freqüência. Esse um...: Esse. É muito usado também. É bem ai, assim: É logo ali, é perto
F Festar: Festejar - "Antigamente nóis festava dia e noite no São João" Francisquito: Biscoito feito com farinha de trigo, ovos, banana e leite. Modela-se com as mãos enrolandu-o. Antes, usava-se folha de bananeira como tabuleiro. Corta-se com tesoura até que se separá-lo de um lado e doutro. Leva-se para assar. Furrundu: Doce feito de mamão verde, lavado em saco de pano para escorrer o leite, cozido com rapadura e cravo.Fortidão: Fortaleza, força
G Gurizada: MeninadaIIncutido: Empenhado, disposto, "coisa que não sai da cabeça" Imitança: ImitaçãoLLarga disso!: Deixa disso! Lutar com: Trabalhar - "Eu luto com o gado, mas já lutei com a lavoura" Fonte: Sec Tur. de Cuiabá

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COPA AMÉRICA DE CUIABÁ: FALTAM 7 DIAS

VENEZUELA JÁ ESTÁ PRONTA
– A seleção da Venezuela dirigida pelo técnico Eduardo Gil treina em Caracas para disputar a Copa América – Pré-Mundial Feminino de Cuiabá (MT), que acontecerá de 23 a 27 deste mês, no ginásio Aecin Tocantins. Segundo a assistente Alecia Landaeta, o time se aperfeiçoou desde o início dos treinos e apenas alguns detalhes ainda precisam ser corrigidos, o que será feito antes da viagem ao Brasil.
As venezuelanas estão no grupo “B” e estreiam no dia 23, às 21h45 de Brasília, contra a Argentina. Em seguida, enfrentam Cuba (dia 24) e Chile (25). Os dois primeiros colocados garantem vaga na semifinal. A Venezuela disputará a Copa América com Roselis Silva, Yoseimar Díaz, María Requena, Fanny Díaz, Sharol Renault, Jofranny Guerra, Ayalexis Ilarraza, Enmy Blanco, María Ofelia Villarroel, María Cabrices e Cleider Blanco.

A Copa América de Cuiabá irá classificar os três primeiros colocados para o Campeonato Mundial de 2010. Já estão classificados a República Tcheca (país sede) e os Estados Unidos (campeão olímpico).

— COPA AMÉRICA FEMININA DE CUIABÁ
Local: Ginásio Aecin Tocantins (Cuiabá / Mato Grosso)
Grupo A: Brasil, Canadá, Porto Rico e República Dominicana
Grupo B: Argentina, Chile, Cuba e Venezuela

1ª Rodada – Dia 23 de setembro
Chile x Cuba (15h), República Dominicana x Canadá (17h15), Porto Rico x Brasil (19h30) e Venezuela x Argentina (21h45)

2ª Rodada – Dia 24 de setembro
Canadá x Porto Rico (15h), Argentina x Chile (17h15), Brasil x República Dominicana (19h30) e Cuba x Venezuela (21h45)

3ª Rodada – Dia 25 de setembro
Porto Rico x República Dominicana (15h), Chile x Venezuela (17h15), Canadá x Brasil (19h30) e Argentina x Cuba (21h45)
Fonte: CBB

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CUIABÁ


RegionalíssimoRestaurante especializado na culinária cuiabana, que é toda baseada no rio. Os mais famosos são a cabeça de pacu, mojica e filé de pintado, bagre ensopado, pirão. Há também a farofa de banana, Maria Izabel (carne com arroz), doces de caju, limão e banana, além de licores variados. Ficou com água na boca? Então faça uma visita ao Regionalíssimo, um restaurante da terra que fica na 13 de junho, bem ao lado da Casa do Artesão.


Folclore

Talvez por sua localização geográfica , que a isolou do resto do país por muito tempo, Cuiabá é uma cidade com personalidade própria. Na arquitetura, na música, na dança, na culinária, no jeito de falar, enfim, em praticamente todas as suas manifestações culturais, um traço genuinamente local pode ser encontrado. Essa riqueza, faz do folclore cuiabano uma das principais atrações turísticas da cidade. SiririO Siriri , é um dos folguedos mais populares e antigos de Mato Grosso. É praticado nas Cidades e principalmente, na zona rural, fazendo parte da maioria das festas como casamentos, batizados, carnaval, aniversários, e também das comemorações religiosas. É dançado por homens, mulheres e crianças, em roda ou fileiras formadas por pares que se movimentam ao som da viola de cocho , do ganzá e do mocho . CururuFolguedo popular dos mais antigos de Cuiabá, podendo ser apresentado como roda de cantoria e dança. Os instrumentos utilizados são a viola de cocho , o ganzá e o adufo . Consiste em , no mínimo, dois cantadores, sempre do sexo masculino; um tocando viola de cocho, outro o ganzá. A origem do nome Cururu , admite-se que possa ser originada da tribo dos Bororo que desenvolviam uma dança típica chamada Bacururu. Boi-à-SerraO Boi-à-Serra é um folguedo do carnaval mato-grossense. Durante os festejos do carnaval, as pessoas brincavam ou ainda brincam, em alguns lugares, o Siriri, o Entrudo, o Boi-à-Serra e também o Cururu, que é uma manifestação quase sempre ligada à religiosidade do povo. Porém, segundo alguns tiradores, o Boi-à-Serra pode ser dançado em qualquer festa.RasqueadoO rasqueado desperta com maior intensidade na população da periferia das cidades, quando começa a ser executado com os hinos de santos (acompanhando Bandeira do Senhor Divino, São Benedito, Procissão de São João. Etc), indo aparecer nos chamados Chá com Bolo . Uns dos principais instrumentos usados no rasqueado é a Viola de Cocho
Fonte: Sec Turismo de Cuiabá

terça-feira, 15 de setembro de 2009

COPA AMÉRICA DE CUIABÁ:
FALTAM 8 DIAS

BRASIL VENCE ARGENTINA NOS AMISTOSOS
Adrianinha
Em preparação para a Copa América, a seleção brasileira de basquete feminino, jogando na cidade de Barueri (SP), venceu a Argentina no sábado por 65 a 50. e ontem jogando na mesma cidade, voltou a vencer o mesmo adversário, desta vez houve um bom teste para nossa seleção, jogo difícil terminou empatado em 66 pontos. Na prorrogação, o Brasil venceu por 77 a 71, tendo como grande destaque a Fraciele, 21 anos que fez um “duplo-duplo”.
A seleção terá mais dois amistosos contra o Canadá antes da estréia contra Porto Rico, dia 23.

Natália, última da direita, "Melhores do Ano"



Palmira

UM POUCO DA
HISTÓRIA DE CUIABÁ
Centro Histórico

Fundada em 1719, com a descoberta de ouro em abundância, Cuiabá transformou-se na maior cidade do Brasil em menos de duas décadas. Mas, passada a corrida do ouro, a verde capital do velho oeste brasileiro teve que resistir a longos anos de solidão nesses sertões.Rua do meio, de baixo, beco do candieiro... Cuiabá guarda em suas ruelas muitas relíquias do período colonial.Como já disse o poeta João do Rio, são "ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira." Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional
Centro Geodésico da América do Sul

Demarcado pela Comissão Rondon, em 1909, o centro geodésico da América do Sul fica no antigo campo do Ourique - hoje a praça Moreira Cabral, onde também fica a Assembléia Legislativa de Mato Grosso.O local já foi uma praça de enforcamento de condenados e também um campo de touradas!!!

Catedral Metropolitana

Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga, uma jóia do período colonial que foi demolida num episódio até hoje não esclarecido.De qualquer forma, sua arquitetura moderna tem admiradores. É a sede da tradicional festa do Senhor Divino, que acontece de maio a junho
Igreja do Bom DespachoA "Notre Dame Cuiabana" é, ao menos externamente, a mais bela igreja da cidade. Seu estilo gótico, inédito em boa parte do país, foi definido por um arquiteto francês que teve toda a liberdade para ousar. Inaugurada em 1919, a igreja ainda está inacabada.
Igreja do Rosário e Capela de São BeneditoEsta é a única igreja barroca de Cuiabá. Foi fundada por escravos em 1764. É local da tradicional festa de São Benedito que acontece sempre no mês de julho.
Palácio da InstruçãoBelíssima construção, em pedra canga, localizada na região central de Cuiabá, ao lado da Catedral Metropolitana. Inaugurado 1914, é a sede da Secretaria Estadual de Cultura, do Museu de História Natural e Antropologia e da Biblioteca Pública.
Templo MaometanoCuiabá também tem a sua mesquita muçulmana.A bela construção, quase uma escultura, foi inaugurada pela colônia Árabe da Cuiabá em 1978.
Casa do ArtesãoSituada na 13 de junho, no bairro do Porto, a Casa do Artesão tem uma bela amostra da cultura mato-grossense. Há um Museu do Artesanato com exposição permanente de peças caboclas e indígena. O turista pode comprar souvenirs.
Fonte: Séc. Turismo de Cuiabá