sexta-feira, 2 de abril de 2010

NBB: BRASÍLIA E FLAMENGO DECIDEM LIDERANÇA NO DOMINGO

Universo e Flamengo vencem e decidem quem será o líder da fase de classificação do NBB na última rodada. Londrina vence, mas Vila Velha fica com a última vaga para os playoffs.
O Universo/BRB/Financeira Brasília e o Flamengo decidirão a liderança do NBB na última rodada da fase de classificação. Neste domingo, as equipes se enfrentam às 12h, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com transmissão ao vivo do Sportv.Ambos os times possuem a mesma campanha na competição, 20 vitórias e cinco derrotas, mas os brasilienses levam vantagem no confronto direto, pois venceram os cariocas no primeiro turno. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Spalding.

Nesta sexta-feira, o Universo manteve a liderança do NBB ao vencer o São José/Unimed/Vinac, por 84 a 72. Apesar do São José ter conseguido abrir uma vantagem de 10 pontos no primeiro tempo, o time de Brasília não perdeu a tranquilidade e foi capaz de virar o jogo. O armador Nezinho foi o cestinha do jogo, com 20 pontos, e o ala/pivô Guilherme Giovanonni contribuiu com um duplo-duplo de 18 pontos e 10 rebotes. "O time foi muito corajoso, principalmente, no segundo tempo. Dividimos bem os pontos e trabalhamos coletivamente. Essa vitória nos deu muita moral para decidirmos a liderança contra o Flamengo no domingo", comentou Giovanonni.

O Flamengo também venceu nesta rodada. Os cariocas superaram, em casa, o Pitágoras/Minas por 91 a 71. Dessa maneiras, o rubro-negro acabou com qualquer esperanças que os mineiros tivessem de chegar à terceira colocação no NBB. O ala Marcelinho foi, novamente, o cestinha da partida com 24 pontos. Pelo Minas, o ala norte-americano Jeffries foi o destaque anotando 20 pontos.

Ainda no G4 (Grupo dos quatro primeiros colocados), que garantiram vaga para as quartas de final e para o Torneio Interligas Brasil/Argentina, o Vivo/Franca foi superado pelo Palmeiras/Lupo/Araraquara, por 96 a 70. A vitória foi importante para o Araraquara, que alcançou sua décima vitória em 26 jogos e ainda luta pela nona colocação na tabela. No Palmeiras, o destaque foi o trabalho coletivo, já que seis jogadores marcaram mais de dez pontos. O ala Jhonatan, do Araraquara, foi o cestinha da partida com 20 pontos, mesma pontuação de Tony, maior pontuador do Franca.

Em busca de uma melhor classificação

O Paulistano/Amil venceu o GRSA/Itabom/Bauru, por 95 a 86, e conquistou sua décima vitória em 25 jogos no NBB. Os destaques do time da capital paulista foram o armador Fernando Penna, com 21 pontos e sete assistências, e o pivô Baby, que fez um grande segundo tempo e terminou o jogo com 19 pontos e sete rebotes. No Bauru, o ala Eddy marcou 30 pontos e foi o cestinha do jogo. "A equipe sabia que era importante vencer Bauru. Jogamos com determinação porque nosso foco é chegar bem nos playoffs. Não bastava apenas vencer. O importante agora é também jogar bem porque vamos chegar com força máxima nos playoffs", afirmou o armador do Paulistano, Fernando Penna.

Na capital paulista, o Pinheiros/SKY superou o Assis Basket, por 83 a 80. Com a vitória, o Pinheiros chegou a sua 13ª vitória em 25 jogos, subindo para a sexta colocação. O pivô Olivinha foi o principal nome do Pinheiros, com 21 pontos, seguidos dos 19 do ala Diego e os 17 do norte-americano Shamell.

Por muito pouco

O Campos do Conde/Sercomtel/Londrina não tinha uma missão fácil para conseguir a classificação para os playoffs. O time precisava vencer o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, nesta sexta-feira, por uma diferença de mais de nove pontos para ainda ter chances de ir para a próxima fase. A vitória veio, mas não pela vantagem suficiente. Os paranaenses venceram o Vila Velha, por 81 a 73, e permitiram com que os capixabas conquistassem a última vaga. O ala Guilherme Filipin foi o grande nome da partida, com 27 pontos. "Como sempre digo, tenho muito orgulho dos meus jogadores, pois apesar de todas as nossas dificuldades, eles sempre dão o seu máximo, como hoje. O Londrina foi guerreiro, fez sua parte, mas nós tinhamos um objetivo e chegamos lá", comemorou o técnico do Vila Velha, Márcio Azevedo.

Ainda no Sul, jogando em casa, o quinto colocado Ciser/Araldite/Univille/Joinville foi surpreendido pelo já eliminado Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha da Gama, por 71 a 63. O último colocado do NBB venceu as últimas três partidas que disputou. O armador do Saldanha, Muñoz, foi o cestinha do jogo com 28 pontos. No Joinville, os destaques foram o armador Manteguinha, com 15 pontos e o ala Bristott, com 16.



Confira os resultados da penúltima rodada do NBB:

02/04 (sexta-feira)
17h - Palmeiras/Lupo/Araraquara 96 x 70 Vivo/Franca
17h - Paulistano/Amil 95 x 86 GRSA/Itabom/Bauru
17h - São José/Unimed/Vinac 72 x 84 Universo/BRB/Financeira Brasília
17h - Flamengo 91 x 71 Pitágoras/Minas
17h - Ciser/Araldite/Univille/Joinville 63 x 71 Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha
17h - Campos do Conde/Sercomtel/Londrina 81 x 73 Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV
19h - Pinheiros/SKY 83 x 80 Assis Basket



Confira os jogos da última rodada da fase de classificação do NBB:

04/04 (domingo)
11h - Paulistano/Amil x Assis Basket
11h - Pinheiros/SKY x GRSA/Itabom/Bauru
11h - São José/Unimed/Vinac x Pitágoras/Minas
11h - Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV
11h - Campos do Conde/Sercomtel/Londrina x Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha
12h - Universo/BRB/Financeira Brasília x Flamengo (SPORTV)

Nenhum comentário: