quarta-feira, 14 de abril de 2010

PEÑAROL X BRASÍLIA: A GRANDE DECISÃO DO INTERLIGAS, AMANHÃ

Universo e Peñarol decidem o primeiro Torneio Interligas
Considerado o "melhor jogo da América do Sul", brasileiros e argentinos fazem a final da competição nesta quinta-feira, às 21h, com transmissão ao vivo do Sportv.
Brasil e Argentina sempre é um clássico importante do esporte mundial. No basquete, a rivalidade entre os dois países é ainda mais notória. Universo/BRB/Financeira Brasília e Peñarol disputam, nesta quinta-feira, em Mar del Plata, a final do Torneio Interligas, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Asociación de Clubes de Básquetbol, da Argentina. O jogo será às 21h e terá transmissão ao vivo do Sportv.

O Universo venceu o primeiro quadrangular do Torneio, em Brasília, superando o Flamengo e os argentinos Juventud Sionista e Libertad Sunchales. O time de Brasília é líder da segunda edição do NBB e está muito confiante em conquistar o título desta competição internacional. "Nós vamos tentar impor o nosso ritmo de jogo, entrar em quadra como fazemos habitualmente. Precisamos fazer uma defesa forte para que tenhamos condições de atuar em contra-ataques, evitando jogar no cinco contra cinco", afirmou o ala/pivô do Universo, Guilherme Giovanonni.

Os brasilienses já enfrentaram o Peñarol nesta temporada 2009/2010 e não tiveram sucesso. O time comandado pelo técnico Lula Ferreira perdeu para os argentinos na Liga das Américas, por 73 a 70. Os argentinos ainda sagram-se campeão dessa competição. "Trata-se de um adversário muito difícil, que conta com jogadores de qualidade, além de um conjunto entrosado, já que vem mantendo a base há alguns anos. Mas, o nosso time vem em um ritmo bom e vai jogar para conquistar este título inédito", analisou o treinador.

O Peñarol também tem consciência da qualidade do time brasileiro. Os argentinos estão invictos no Torneio Interligas, pois venceram os três adversários no quadrangular em Mar del Plata: Pitágoras/Minas, Vivo/Franca e Atenas. "A final entre Peñarol e Universo é o melhor jogo que se pode ver na América do Sul. Estarão aqui Guilherme, Alex e Valtinho e Lula, que foi técnico muitos anos da Seleção. É um Brasil e Argentina. Não se pode pedir mais", afirmou o técnico Sérgio Hernandez. "Se quisermos mais que isso, temos que esperar que venha o Los Angeles Lakers. O Interligas é o torneio que tem a qualidade máxima nesse continente", competou.

Jogando diante de sua torcida, Hernandez, treinador também da Seleção Argentina, espera casa cheia na decisão. "Vencer esse torneio importa, e muito. Este é o primeiro Interligas. Se vencermos, seremos o primeiro de todos. Isso nunca se repete. Na quinta-feira, o ginásio tem que estar lotado", afirmou o treinador.
Um salto de qualidade

Além do Universo, o Vivo/Franca, o Pitágoras/Minas e o Flamengo representaram muito bem o basquete brasileiro no Torneio Interligas. No primeiro quadrangular, disputado em Brasília, o time da casa ficou em primeiro lugar e a equipe carioca em terceiro, já no segundo quadrangular, em Mar del Plata, os francanos ficaram na segunda colocação e o clube mineiro em terceiro.

Durante a primeira etapa do torneio foram realizados oito confrontos entre os times dos dois países e a igualdade prevaleceu, com quatro vitórias brasileiras e quarto argentinas. "Gostei muito do resultado do primeiro Torneio Interligas. Inclusive, superou minhas espectativas. A criação de uma competição em que se enfrentam os melhores clubes dos países rivais Brasil e Argentina é muito salutar. Para o nosso basquete é muito importante que as equipes participem de campeonatos internacionais como esse", comentou o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi.

Além das questões de dentro da quadra, o presidente da LNB destacou outro desafio do nosso esporte e garantiu que a próxima edição da competição será superior à primeira. "Tenho certeza que para a próxima edição do Torneio Interligas vamos melhorar muito. Sabemos que o grande desafio do esporte nacional, não só do basquete, é de aprimorar nossas arenas. E vamos evoluir nesse aspecto", concluiu.

Confira os resultados do Torneio Interligas:
Grupo A (Brasília)
07/04 (quarta-feira)
Flamengo 89 x 91 Juventud Sionista
Universo/BRB/Financeira/Brasília 102 x 81 Libertad Sunchales

08/04 (quinta-feira)
Flamengo 89 x 68 Libertad Sunchales
Universo/BRB/Financeira Brasília 102 x 93 Juventud Sionista


Grupo B (Mar del Plata)
09/04 (sexta-feira)
Atenas 76 x 94 Vivo/Franca
Peñarol 87 x 75 Pitágoras/Minas (SPORTV)

10/04 (sábado)
Vivo/Franca 87 x 92 Pitágoras/Minas
Peñarol 74 x 64 Atenas

11/04 (domingo)
Atenas 96 x 89 Pitágoras/Minas
Vivo/Franca 73 x 88 Peñarol

Final (Mar Del Plata)
15/04 (quinta-feira)
21h - Peñarol x Universo/BRB/Financeira Brasília (SPORTV)
Fonte: LNB

Nenhum comentário: