quinta-feira, 26 de maio de 2011

FINAL DO PAULISTA (1) - OPINIÃO

FAÇAMOS ALGUMA COISA PELO NOSSO BASQUETE Estive nos dois jogos realizados na cidade de Americana e porque não dizer, desta grande final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. Não importa se nesta temporada, a competição se resumiu num “torneio” como queiram, de apenas cinco participantes se essa competição há mais de meio século e a história nos conta que desde 1957, com o C A Votorantin até chegar hoje com o Santo André, foram os laureados com o título máximo. Muitas equipes, trabalhadores anônimos se dedicaram de corpo e alma, e o nosso basquete feminino, campeão do mundo, sobrevive.
Este ano, gostaríamos que este campeonato tivesse a participação do dobro, do triplo ou quádruplo do número de participantes, mas, encarando a nossa realidade, educacional, política e vai se tornando cultural. Com o advento do mundo capitalista, os interesses pessoais foram sendo prioridades sobre os interesses do basquete e a nós que amamos este esporte, só resta fazer alguma coisa por ele, qualquer coisa, mas fazer. Desde cobrar dos nossos governantes, pois o dia que eles descobrirem que educar através do esporte é a maneira mais fácil e simples de educar nossas crianças e jovens, o Brasil dará um salto enorme rumo ao desenvolvimento racional.
Voltando a decisão do Paulista, este capítulo teve um final feliz. Os protagonistas Americana e Santo André, com todos seus planejamentos de trabalho e dedicação, foram os premiados para esta festa e quem já está fazendo algo para o basquete é a comunidade basquetebolística de Americana.
E quem já está fazendo algo é Americana, Santo André, esta bela torcida, estas garotinhas que abrilhantaram o intervalo de jogo. Vocês fazem o basquete crescer!
A BELA TORCIDA DE AMERICANA
Eu me encantei com a torcida americanense, ressalto aqui que não fui aos jogos na cidade de Santo André (tenho certeza que sua torcida é maravilhosa também).
Uma torcida que sabe torcer, é educada, fez sua parte, ajudando sua equipe e ao final aplaudiu sua equipe, o adversário também, consequentemente, aplaudindo o basquete.
Aos simpáticos “americanáticos” e seus fundadores Fernando, Felipe, Aldo, Luiz, Letícia, Renato... sempre com Americana onde estiver a equipe.
Quero agradecer a todos que pediram fotos, não puder fazer todas, mas quero voltar sempre a esta cidade e continuar fotografando a todos..


AS PEQUENINAS DE AMERICANA















Nos intervalos dos jogos, as pequenas atletas da cidade, deram um show à parte: a escolinha de Pré Mini da simpática professora Anne. Sulamita, Ângela, Letícia, Karol, Shofia... e toda equipe creio que o futuro do basquete já está garantido.
AGRADECIMENTOS
Meus agradecimentos à toda comunidade de Americana pela acolhida, pelo seu presidente, Ricardo Molina Dias, aos técnicos Zanon e a Laís pela permissão para fotografar suas equipes e a todos que fazem algo para o basquete crescer, muito obrigado.
(a “série” FINAL DO PAULISTA, continua nas próximas edições).

Nenhum comentário: