segunda-feira, 18 de julho de 2011

FLÁVIA ALMEIDA É COORDENADORA DE ARBITRAGEM DA LNB

A bela Flávia Almeida LNB anuncia mudanças na gestão do departamento de arbitragem, com a chegada de Flávia Renata de Almeida para a coordenação e a criação de uma nova função, o comissário
A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou, nesta segunda-feira, uma mudança na gestão do departamento de arbitragem. A partir de agora, a árbitra internacional Flávia Renata de Almeida assume a coordenação de arbitragem da LNB, enquanto Antonio Carlos Affini passa a exercer uma nova função no basquete brasileiro, a de comissário.
O intuito da mudança é aumentar o foco no desenvolvimento técnico e humano do quadro de arbitragem que atua no NBB. Dessa maneira, o departamento poderá acompanhar mais o desempenho individual de cada árbitro, possibilitando a melhoria da qualidade técnica, dos aspectos sociais e das condições da arbitragem.
A paranaense Flávia Renata de Almeida, de 29 anos, é mestranda em Educação Física pela UEL (PR), onde trabalha como professora desde 2008. Na arbitragem, começou a carreira em 2001, na Federação Paranaense de Basquete (FPRB), e apita em competições nacionais adultas desde 2005. Flávia foi árbitra nas três edições do NBB e, internacionalmente, atuou em diversas competições como a Copa América Sub-18 (2010) e o Mundial Feminino Sub-19 (2009).
Ela desenvolverá um trabalho junto à FIBA (Federação Internacional de Basquete) nas atualizações de conceitos, regras e gestão de arbitragem, além de dar continuidade à parceria que já vem sendo realizada com a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O intuito desse trabalho é de estender a política de arbitragem, também adotada pela CBB, em que uma das vertentes é o foco na utilização dos árbitros preparados e revelados pela Confederação.
Outra meta do departamento de arbitragem será a reorganização do sistema de pagamento dos árbitros e a instituição de um novo plano de remuneração baseado no histórico, desempenho e disponibilidade de cada árbitro.
"A expectativa é muito grande. Será um grande desafio para mim, mas estou bastante motivada. O projeto que está sendo feito para a arbitragem é muito bom e estamos confiantes que vai dar certo. Agradeço a LNB pelo convite e também agradeço aos dirigentes que estão juntos comigo no projeto", afirmou a nova coordenadora de arbitragem, que, antes de assumir efetivamente o cargo, encerrará seus compromissos como árbitra internacional atuando na Universíade, em agosto, na China, e no Pré-Olímpico das Américas Feminino, em setembro, na Colômbia.
Dentro desse novo modelo de gestão, a LNB continua avançando no trabalho de desenvolvimento da arbitragem instituindo a função de comissário, que será realizada por Antonio Carlos Affini. O comissário fará um trabalho mais próximo à quadra, supervisionando o desempenho dos oficiais de mesa, fiscais e também dos árbitros no funcionamento da partida. "Todas as competições internacionais possuem a figura do comissário. Aqui no Brasil, ainda não tínhamos essa função efetivamente. Tínhamos somente o representante, que é responsável mais pelas ações fora da quadra", explicou Affini. "Agora, com o comissário, podemos dar uma segurança maior para o jogo, para a arbitragem e para as equipes. Já atuei em diversas competições internacionais como comissário, mas como aqui no Brasil ainda não havia sido feito, temos aí um grande desafio pela frente", comentou.
Ex-árbitro internacional e coordenador de arbitragem da LNB desde sua criação, Affini também será responsável pelo estudo que desenvolverá a formação de um novo quadro de comissários, função que poderá ser exercida somente por ex-árbitros.

Nenhum comentário: