quarta-feira, 6 de julho de 2011

MUNDIAL DE MASTERS: BRASIL CAMPEÃO

FRANCA: EDU MINEIRO E FANTINHA: DOIS CAMPEÕES MUNDIAIS
Brilhante campanha dos "francanos" Edu Mineiro e Fantinha (foto), que conquistaram o título mundial na categoria 40+.
Brasil é campeão geral do Mundial de Basquetebol

Alessandra brilhou mais uma vez na conquista de um título
O carismático técnico Paulista teve influência total nesse título. Ele ficou com a missão de treinar as equipes femininas do Brasil e convidou atletas de qualidade e ainda convenceu clubes a liberar atletas que estão em atividade, como Kátia e Fabiana Oliveira. "Foi muito importante a participação de atletas como Kátia, Fabiana Oliveira, Alessandra e também outras atletas que se dispuseram a disputar essa competição master, que foi tão importante para nós, por ser realizada no Brasil", comentou Paulista, que ainda deu a sua contribuição como jogador da categoria 70+, equipe que ficou com o vice-campeonato.
O último título conquistado pelo Brasil foi justamente o de uma equipe feminina. Na categoria 35+, o time comandado pela ex-atleta olímpica Alessandra venceu a Lituânia pelo placar de 76 a 54, em jogo realizado neste domingo (3) na AABB. "Essa competição teve um nível técnico mais alto do que eu esperava", disse Alessandra, após a conquista do título. Outro grande nome do basquete brasileiro que teve sucesso como técnico e jogador no Mundial de Basquete Master foi Carioquinha. Contundido na final, o seu time ficou em segundo lugar.

HISTÓRIA DO BASQUETEBOL VETERANO
Início do Movimento
O movimento do basquete veterano no Brasil, iniciou-se em 1950 com a criação do Combinado Copacabana, no Rio de Janeiro, onde um grupo de atletas, querendo estender o seu convívio social, passou a organizar encontros semanais onde pudessem comentar suas jogadas e feitos, partilhando-as com os amigos e familiares.
Este movimento cresceu em todo o país, até que em 1984 os ex-jogadores tiveram a idéia de organizar um encontro onde pudessem rever ex-atletas de outros estados, em uma mistura de confraternização e competição. Já em 1985 aconteceu o primeiro Encontro Nacional dos Veteranos do basquetebol, realizado na cidade de Fortaleza. Houve a participação de 5 estados: Ceará, Minas Gerais, Bahia, Brasília e São Paulo, com um total de 90 participantes. Motivados, os ex-atletas levaram a frente este projeto, que desde então não parou mais de crescer, atraindo a cada ano mais participantes e aficcionados pelo esporte em geral.
Aquilo que começou como uma simples extensão das atividades sociais e esportivas, levou o Brasil a participar, oficial e organizadamente de 5 campeonatos mundiais, diversos Pan-americanos e Sul-americanos, sendo sempre laureado nas várias categorias em que se dividem os campeonatos, passando a ser respeitado no cenário internacional.
Valem como exemplos, as recentes participações no Campeonato Pan-americano de 2000, realizado na Guatemala, onde obtivemos 3 medalhas de ouro e 1 de prata e no Campeonato Mundial de 2001, na Eslovênia, no qual conquistamos 1 medalha de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.
Em 2003, completamos 19 anos ininterruptos de competição (encontro) nacional, congregando 23 associações, representando 19 estados (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo)

Fonte: Ricardo Goulart

Nenhum comentário: