quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

JOSÉ PAULO ALGARTE EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

"ADMINISTRO MEU TEMPO PARA PODER ACOMPANHAR OS JOGOS DOS MEUS FILHOS"

Ele nunca jogou basquete profissionalmente, mas é um dos maiores incentivadores da modalidade, não só em Franca (SP), como também onde existir basquete. Atravessou a fronteira SP-MG, que no basquete, é fictícia, chegando a São Sebastião do Paraíso, da qual é um grande colaborador desta modalidade.
Em Franca, cidade onde reside, foi presidente da ASPA e continua sempre colaborando com o basquete da cidade, principalmente das categorias menores e projetos sociais. Dos seus três filhos, apenas o Murillo não seguiu a carreira dos irmãos: Leandrinho defende a equipe mineira do Paraíso Basquetebol, atual vice-campeã mineira e Arthur, apenas com 14 anos, já é campeão paulista da categoria Mini e grande destaque da equipe francana da ASPA. Ele é José Paulo Algarte, empresário da construção civil e comércio de veículos, que gentilmente me recebeu em sua casa de campo para falarmos de basquete.

1 - CHUÁ – José Paulo, fale um pouco de sua cidade natal e como foi o inicio de sua carreira como praticante de várias modalidades esportivas.
JOSÉ PAULO - fico muito lisonjeado em ser a pessoa escolhida por você a dar esta entrevista; bom Marquinho minha terra natal e Pedregulho/SP 30 km de Franca, foi lá que nasci, cresci, morei ate os 17 anos. Como era uma cidade pequena sem muita oportunidade para o esporte, quando tinha torneios escolares eu sempre participava de todas as modalidades (futbol, nataçao, volei, corrida de resistenci, etc), o esporte ta no meu sangue, mas como na época não tive oportunidade como esses garotos hoje tem, tive que começar minha vida de outra maneira; administrando o sitio de meu pai; na época ele era secretario da prefeitura e minha mãe professora, ai comecei a negociar, comprar, vender enfim peguei gosto pelo negocio e cada dia, fui gostando mais e mais de negociar, mas nunca deixando de praticar esporte.

2 CHUÁ – Quando foi o início de seu apoio incondicional para com o basquete?
JOSÉ PAULO - quando mudei para Franca em 1983, tinha 17 anos, comecei assistir alguns jogos de basquete e gostei muito, sem falar que Franca na época já tinha tradição no basquete. Logo que estava morando em Franca, conheci uma pessoa muito especial, que me casei e logo tive 3 filhos que amo muito, sempre incentivei meus filhos desde quando começaram a andar, quando o Leandro, meu filho mais velho tinha 8 anos coloquei na clinica de basquete depois de passado 3 anos já com a idade de 11 anos levei ele para prestar o peneirão de basquete da Aspa e feito este peneirão, ele passou e começou a treinar na categoria pré-mini. dai pra frente comecei a participar e colaborar com a diretoria da Aspa que por sinal, me tocou muito quando conheci a fundo o projeto e com isso fiquei 7 anos ligado a essa entidade que não me arrependo nem um pouco pelo que fiz se precisasse faria tudo de novo.

3 –CHUÁ – Quais os principais acontecimentos durante sua gestão à frente da ASPA?
JOSÉ PAULO - foram muitos; mais o que mais me marcaram, foi quando procurei o Hélio Rubens para uma aproximação com Aspa; depois de uma longa conversa com ele sai muito satisfeito, pois ele abriu as portas e se prontificou a ajudar o que estivesse dentro do seu alcance. Em seguida foi conseguir o apoio do prefeito Sidnei da Rocha e da Câmara dos Vereadores em especial meu amigo dr. Joaquim Ribeiro, presidente da câmara, que quando precisei de algum respaldo ligado a prefeitura tive apoio total, principalmente quando pedi para a entidade a utilidade publica municipal, e assim foi cada vez fluindo mais e mais. Todos os lugares que eu chegava sempre fui bem recebido isso foi muito gratificante em minha gestão na aspa.

4 –CHUÁ – A ASPA é um belo exemplo de formação moral, cívica e cidadã do atleta. O que falta para o nosso basquete brasileiro poder ter uma formação de base nos moldes dessa entidade francana?
JOSÉ PAULO - falta um líder de verdade, humilde, coerente, não ser vaidoso e ter vontade de fazer; por exemplo, o Paraíso Basquetebol por ter um ano de vida mostrou-se sua seriedade no trabalho que está sendo desenvolvido pelos integrantes do grupo; ouvi vários elogios do técnico Hélio Rubens, Cláudio Mortari, Flavio Daivis, Vargas, etc....

5 – CHUÁ – Como você vê o futuro da equipe do Paraíso Basquetebol, que em seu primeiro ano de vida já tem um honroso título de vice-campeã mineira?
JOSÉ PAULO - vejo de uma maneira hiper positiva, tive a oportunidade de acompanhar este trabalho desde o inicio e tenho a certeza que o ano de 2010 vai ser de mais sucesso ainda.
6 – CHUÁ – Você tem dois filhos jogadores de basquete, como administra seu tempo para acompanha-los em suas partidas?
JOSÉ PAULO - sou uma pessoa muito prática e realista em meus negócios, quando vai ter algum jogo tanto do Leandro ou Arthur, administro meu tempo para poder viajar e assistir os jogos.Gosto muito......

7 –CHUÁ – Como você vê o atual momento do nosso basquete brasileiro?
JOSÉ PAULO - está meio esquecido pela mídia(globalização), falta uma vitrine maior para poder valorizar um pouco mais o basquete.

8 – CHUÁ – A sua esposa Cristina também gosta de basquete, como é o incentivo dela para com esses basqueteiros?
JOSÉ PAULO - é a super mãe quando estamos assistindo um jogo ela fica preocupada com cada queda, cada falta sofrida, cada lance... isso e instinto materno.


9 - CHUÁ - Você também atua no ramo da construção civil e comércio de carros. Como administra o seu tempo entre todas essas funções?
JOSÉ PAULO - quando fazemos com o coração e gostando daquilo que fazemos tudo se torna fácil e gostoso de resolver

Jose Paulo:“competição de 3 pontos”
CHUÁ - Uma cidade
Franca/SP foi aqui q. conheci minha esposa e ela me deu meus três filhos maravilhosos.

CHUÁ – Um livro
a bíblia, pois ela trás a paz ,a fartura em nosso lar.

CHUÁ – Um filme
adrenalina

CHUÁ - Uma música e um ritmo musical
can you feel it (flash dance)

CHUÁ – Prato preferido
macarronada

CHUÁ – Deus
Tudo pra mim

CHUÁ – Família
minha paixão

CHUÁ – Amor
Cristina

CHUÁ – Amizade
todos aqueles que estão em volta de mim

CHUÁ – Um sonho realizado
tudo que tenho

CHUÁ - Um sonho a realizar
fazer um cruzeiro.

CHUÁ – A cesta mais certeira de sua vida
foi ter conhecido minha esposa.

CHUÁ - Basquete
aprendi muito

CHUÁ - José Paulo, quero que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para ajudá-lo.
Minha mensagem e para todos os adolescentes que não envolvam com droga, bebida, cigarro; tem coisas muito mais saudáveis para a gente poder ser um cidadão descente e conseguir algo na vida. Pratique esporte e escute essa a minha mensagem do coração. Feliz Natal e um próspero ano novo a todos que estão lendo esta entrevista.

Nenhum comentário: