terça-feira, 15 de dezembro de 2009

RENATA DA SILVA OLIVEIRA, DO BOTAFOGO, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA


RENATA: "FOI UMA PAIXÃO AO PRIMEIRO
ARREMESSO
"


Charme, elegância, beleza, simpatia e muita distinção tudo isso e muito mais é um pouco que posso falar da ala-armadora do Botafogo F R, que tive a oportunidade de conhecê-la durante a cerimônia de lançamento do Campeonato Nacional de Basquete Feminino, em São Paulo.
Hoje posso brindar meus leitores com as palavras da bela Renata.

1 – CHUÁ – Renata, quero que você fale um pouco de sua cidade natal e de sua carreira como jogadora de basquete, quando começou até chegar hoje ao Botafogo.
RENATA - Bom, eu nasci em Brasília, comecei a jogar basquete com 12 anos. Conheci o esporte através de alguns amigos do colégio. Foi paixão ao primeiro arremesso. Logo procurei uma escolinha, que por ironia, ensinava a jogar basquete, mas não tinha tabela. Assim comecei. Um ano depois, fui para São Paulo fazer teste nas extinta equipe da Nossa Caixa Ponte Preta, mas não fui só! Junto comigo estava a minha IRMÃZONA Karla, que hoje joga na equipe de Americana.
Passamos no teste, e de lá passei por várias equipes, Microcamp em Campinas, Polti Vaporetto em Sto André, Arcor. Depois fui para o Rio de Janeiro, atuando nas equipes de Nova Friburgo, Vasco, depois fui para Minas Gerais, onde joguei também pela equipe de Uberaba, e Juíz de Fora, passei também pela equipe de Lages em Santa Catarina, até finalmente voltar ao Rio de janeiro, e fazer parte da equipe do Botafogo.

2 –CHUÁ – Como e quando começou a gostar de basquete?
RENATA - Como disse antes, fui levada a praticar o basquete por alguns amigos do colégio. A paixão pelo esporte começou nas Olimpíadas de Barcelona, em 92, onde pude ver Hortência, Paula, Janeth e Cia atuarem... Assistindo já havia gostado muito, quando dei meu primeiro arremesso... foi paixão na certa!!!

3- CHUÁ - Por que Táta?
RENATA - Quando cheguei a Campinas/SP, na época era Mirim... Haviam 4 Renatas no meu time. Uma delas assim que cheguei, saiu da equipe. As outras já tinham seus apelidos. Quando o técnico (na ocasião, Paulo Bassul) me chamava, as outras paravam e olhavam. Então chegamos num consenso de que seria necessário um apelido. Foi aí que a assistente e esposa do Paulinho, Milla Rondon, me apelidou de Táta. Pegou... muita gente nem sabe que meu nome é Renata, rs


4 – CHUÁ – Você tem outra atividade fora do basquete? E como você concilia seu tempo?
RENATA - Bom, eu sou formada em Educação Física. Divido meu tempo entre dar treinos para as meninas das equipes Mini e Mirim do basquete feminino do BOTAFOGO F.R. os treinamentos das demais categorias (infantil, infanto-juvenil, juvenil), e os treinamentos do Adullto. Além disto trabalho também como personal.

5 - CHUÁ – Gosta mais de atacar ou defender?
RENATA - Gosto muito mais de defender, sem dúvida!!!

6 - CHUÁ –Tem preferência em atacar contra defesa individual ou por zona?
RENATA - Depende do dia... quando a bola está caindo, prefiro atacar contra zona... mas quando a bola não cai, prefiro atacar contra individual.

7 – CHUÁ – Quando está arremessando para a cesta, que você pensa?
RENATA - Em acertar!!!

8 CHUÁ – Qual foi sua partida inesquecível?
RENATA - Tenho algumas inesquecíveis, mas uma é especial, já que foi a primeira, e a primeira agente nunca esquece.
Eu ainda jogava em Brasília, estava começando a jogar num clube chamado VIZINHANÇA. Fizemos uma partida contra a escola americana. Era a minha primeira partida contra aquela escola... Eu estava começando, não tinha muita técnica... mas o que não me faltava era vontade. Nesse jogo, minha equipe ganhou e eu fiz 48 pts, a maioria de rebote. Esse foi meu primeiro jogo inesquecível.


9 CHUÁ - O basquete já deixou você triste alguma vez? Como foi?
RENATA - Só quando me machuquei jogando, e fiquei impossibilitada de jogar!


10 CHUÁ O que está faltando para o basquete feminino do Rio e do Brasil?
RENATA - No Rio de Janeiro não temos nenhum apoio. No Botafogo tudo é feito com muito carinho e dedicação, mas apoio que é bom... nada!!! Não temos patrocinadores, o que nos possibilitaria dar melhores condições de treinamento para as atletas, segurança financeira, enfim...
Isso acontece em todos os lugares do país, tomadas as devidas proporções, no Rio um pouco mais que em São Paulo, e por aí vai... Minas... Santa Catarina...


11 CHUÁ – Quais os aspectos positivos e negativos deste Nacional Feminino?
RENATA - Ponto positivo, como foi dito pela nossa rainha Hortência, esse é o inicio de uma mudança, que todos nós esperamos que aconteça no Basquete Brasileiro. Mesmo o campeonato tendo sido organizado as pressas e de ultima hora, mesmo com algumas equipes como a do Botafogo tendo sido montadas na hora da competição, sem muito tempo para o entrosamento, os resultados estão sendo satisfatórios.
Ponto negativo ainda insisto na falta de apoio. Não digo com relação a CBB, mas sim dos empresários, da própria mídia. O campeonato está acontecendo, e ninguém sabe disso!!!


12 CHUÁ – Quais são seus planos para a próxima temporada e seu futuro?
RENATA - Em 2010 continuarei no Botafogo com o meu trabalho com as categorias de base do basquete feminino. Além disto, pretendemos continuar com a equipe adulta, com uma melhor estrutura, e vamos usar esta equipe para servir como espelho para as novas gerações do basquetebol do Botafogo.

RENATA, agora vamos para uma “competição de 3 pontos”

CHUÁ- Uma cidade
RIO DE JANEIRO

CHUÁ – Um país
BRASIL

CHUÁ – Campo ou praia
CAMPO

CHUÁ – Prato preferido
CHURRASCO

CHUÁ- Um sonho realizado
SER TÉCNICA DE BASQUETE

CHUÁ – Um sonho a realizar
CHEGAR A COMISSÃO TÉCNICA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

CHUÁ – Um ídolo no basquete
TENHO VÁRIOS: HORTÊNCIA, PAULA, OSCAR

CHUÁ – Um homem bonito
KAKÁ

CHUÁ – Um livro
O MONGE E O EXECUTIVO

CHUÁ – Um filme
DESAFIANDO GIGANTES

CHUÁ – Amor
MINHA FAMÍLIA

CHUÁ – Amizade
CONTO NOS DEDOS, MAS TENHO MUITAS

CHUÁ – Deus
TUDO... MEU MESTRE E PROTETOR

CHUÁ – O que você mais gosta
SINCERIDADE

CHUÁ - O que mais detesta
MENTIRAS

CHUÁ – A cesta mais certeira de sua vida
TER ME APAIXONADO PELO BASQUETE... AMO O QUE FAÇO!!!

CHUÁ - RENATA, quero que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para melhorá-lo.
RENATA - O basquete é um esporte divertido, dinâmico, exige muita estratégia, inteligência, concentração e coração...
A fase não é das melhores, mas temos que acreditar que nosso esporte vai conseguir passar por tudo isso!!! Afinal, SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIMOS NUNCA!!!
UM FORTE ABRAÇO AOS LEITORES... E QUE 2010 SEJA REPLETO DE MUITAS CESTAS DE 3PTS.

Nenhum comentário: