quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BKT MASTER FRANCA
Fotos do último torneio do de 2009, realizado em Franca (SP). As fotos foram cedidas pelo atleta participante, Ricardo Goulart.































quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ALESSANDRA TREINA COM TIME MASCULINO PARA VOLTAR BEM EM 2010
A pivô Alessandra Oliveira, da Seleção Brasileira, vem mantendo a sua forma física treinando com o time masculino do Gali Basket, que disputa a segunda divisão do basquete italiano (Legadue), na cidade de San Giovanni Valdarno, na região da Toscana, na Itália. A brasileira trabalha na expectativa da movimentação do mercado para 2010.

“Estou treinando, mantendo a minha forma, esperando o mercado começar e se mexer para 2010. O ano de 2009 foi melhor do que eu esperava, com a volta para a Seleção Brasileira e a classificação para o Mundial, com o título invicto da Copa América de Cuiabá”, comente Alessandra.

A expectativa da pivô, campeã Mundial com a Seleção Brasileira em 1994, é jogar mais uma vez esta competição e também brigar por mais uma conquista. “Desejo muito coisa boa para o basquete brasileiro em 2010 e espero de estar no Mundial, mais uma vez, ajudando a Seleção a brilhar. Outra expectativa é voltar a morar no Brasil”, relata Alessandra.

Na temporada passada, a brasileira defendeu, com enorme destaque, o Bourges Basket, da França. Antes, Alessandra viveu experiências em vários países, como Itália, Estados Unidos, Eslováquia, Coréia do Sul e Hungria.

“Desejo a todos um 2010 com muita saúde, paz, prosperidade e alegria a todos os brasileiros. Que no próximo ano, o basquete siga em evolução e faça um grande Mundial”, finaliza Alessandra.
Fonte: ASE

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PARAÍSO BASQUETEBOL REALIZA PENEIRA NOS DIAS 10 E 11 DE JANEIRO
De olho no calendário de 2010, a equipe do Paraíso Basquetebol realizará nos próximos dias 10 e 11 de janeiro testes para jogadores sub-17 e sub-15 que pretendam participar das competições da equipe mineira no ano que se inicia, competições estas de nível regional, estadual e nacional.
Os jovens que pretenderem participar dos testes deverão serem nascidos à partir de 1993 e já possuir uma iniciação no basquete. Os que forem aprovados terão a oportunidade de integrar o projeto do clube empresa, que é o atual vice-campeão mineiro na categoria principal e campeão dos Jogos Abertos do Estado de Minas Gerais-JIMI. Poderão perticipar dos testes qualquer garoto que se apresente no Ginásio Castelão no dia 10 de janeiro à partir das 13h. Os aprovados passarão a residir em Paraíso, recebendo alojamento, alimentação, escola e plano de saúde, além da oportunidade de serem treinados pela comissão técnica do clube e conviverem com os atletas profissionais que disputarão as competições da equipe adulta.
Em 2009 as equipes de base do basquete paraisense conquistaram títulos importantes tais como o JOJUNINHO e a LIDARP e alguns de seus atletas foram convocados para a seleção mineira da categoria, disputando o campeonato brasileiro de seleções. Para 2010 o objetivo é a disputa da Copa Estadual e do Torneio Integrado da Federação Mineira de Basket.


ADULTO


Já a equipe profissional do Paraíso Basquetebol retomará as atividades em 1º de fevereiro. O calendário do ano está carregado de competições importantes, tais como a Copa do Brasil, os Jogos Abertos Brasileiros-JABs, a Copa EPTV de Basquete e a defesa do título no JIMI, além do mineiro. Para a disputa deste calendário, a equipe passa por reformulações, com mudanças no elenco, inclusive a contratação de dois jogadores estrangeiros, cujas negociações estão adiantadas, bem como as novas cotas de patrocínio a serem divididas por antigos e novos parceiros. Outra boa notícia é o retorno às quadras de dois atletas que sofreram cirurgias em 2009, o também técnico Jefferson e o armador Leandrinho.
Nesta temporada a equipe também contará com novo local para seus jogos, o moderno Centro Olímpico, a ser inaugurado no início do ano.

Fonte: Mariano Bícego

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

BASQUETE DA PARAIBA EM NOTÍCIAS
Valeu galera!! Estamos encerrando mais uma temporada.
Bjo no coração de todos e vamos que vamos em 2010.
Fiquem com Deus e um bjo no coração.
Ricardo Prado


Recesso na FPB

A Federação Paraibana de Basketball entrará de recesso nesta segunda-feira, 28, retornando as atividades no próximo dia 6 de janeiro de 2010. Toda a diretoria deseja um Ano Novo de realizações para os que estiveram trabalhando para o desenvolvimento do nosso basketball em 2009. As mensagens estão no site www.basketparaiba.com.br

Reunião de Diretoria

A presidência da Federação Paraibana de Basketball está convocando a diretoria da entidade para uma reunião de avaliação da temporada 2009 e inicio de planejamento para a temporada 2010, no sábado (09), às 15h no Esporte Clube Cabo Branco.

Campeões 2009
A diretoria técnica da FPB divulga os campeões e os 2º colocados da temporada 2009 nas onze (11) categorias disputadas. Em janeiro de 2010 estará disponível no site toda estatística dos referidos campeonatos.

Adulto Masculino (AM) – AABB-JP/WWE/Lúmen/Corpore e Campinense/AABB-CG/Majal.
Adulto Feminino (AF) – Lourdinas/Botafogo/M.Nassau e Cabo Branco/IFPB
Sub 20 Masculino (S20M) – Ansef/QI/Corpore e Cabo Branco
Sub 17 Masculino (S17M) - Lourdinas/Botafogo/M.Nassau e Ansef/QI/Corpore
Sub 17 Feminino (S17F) - Lourdinas/Botafogo/M.Nassau e Geo JP – Jean
Sub 15 Masculino (S15M) - Lourdinas/Botafogo/M.Nassau e Geo JP - Rogério
Sub 15 Feminino (S15F) - Geo JP – Jean e Lourdinas/Botafogo/M.Nassau
Sub 14 Masculino (S14M) – QI/Ansef/Vila Olímpica e Geo JP - Rogério
Sub 14 Feminino (S14F) - Lourdinas/Botafogo/M.Nassau e QI/Ansef/Vila Olímpica
Sub 13 Masculino (S13M) - QI/Ansef/Vila Olímpica e Lourdinas/Botafogo/M.Nassau
Sub 13 Feminino (S13F) - QI/Ansef/Vila Olímpica e Lourdinas/Botafogo/M.Nassau

Germano Cavalcante Paiva
Diretor técnico da FPB

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL FELIZ ANO NOVO
Perguntou um discípulo ao Mestre:
“Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água?”
Ele simplesmente sorriu e contou uma história.
...”Era um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida”. Quando ele morreu, todo mundo lhe falou para ir ao céu, um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá.
Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem, a moça que o recebeu deu uma olhada rápida, mas fichas em cima do balcão e, como não havia o nome dele na lista, o orientou para ir ao Inferno.
E no Inferno, ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou e foi ficando...
Alguns dias depois, Lúcifer chega furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações a São Pedro:
- Isso que você está fazendo é puro terrorismo!
Sem saber o motivo de tanta raiva, Pedro pergunta do que se trata. O transtornado Lúcifer responde:
-“Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está me desmoralizando! Chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. O Inferno não é lugar para isso! Por favor, traga este sujeito para cá!”.
Quando terminou de contar esta história, olhou carinhosamente o discípulo e disse:
-“Viva com tanto amor no coração que, se por engano você for parar no Inferno, o próprio demônio o trará de volta ao Paraíso”.
Feliz Natal.

MEU MUITO OBRIGADO AOS MEUS QUERIDOS LEITORES E...

UM NOVO SOL PARA TODOS. QUE NESTE ANO NOVO, ARREMESSEM TODOS OS SEUS SONHOS QUE SERÃO CONVERTIDOS EM LANCES DE FELICIDADES.

JOSÉ PAULO ALGARTE EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

"ADMINISTRO MEU TEMPO PARA PODER ACOMPANHAR OS JOGOS DOS MEUS FILHOS"

Ele nunca jogou basquete profissionalmente, mas é um dos maiores incentivadores da modalidade, não só em Franca (SP), como também onde existir basquete. Atravessou a fronteira SP-MG, que no basquete, é fictícia, chegando a São Sebastião do Paraíso, da qual é um grande colaborador desta modalidade.
Em Franca, cidade onde reside, foi presidente da ASPA e continua sempre colaborando com o basquete da cidade, principalmente das categorias menores e projetos sociais. Dos seus três filhos, apenas o Murillo não seguiu a carreira dos irmãos: Leandrinho defende a equipe mineira do Paraíso Basquetebol, atual vice-campeã mineira e Arthur, apenas com 14 anos, já é campeão paulista da categoria Mini e grande destaque da equipe francana da ASPA. Ele é José Paulo Algarte, empresário da construção civil e comércio de veículos, que gentilmente me recebeu em sua casa de campo para falarmos de basquete.

1 - CHUÁ – José Paulo, fale um pouco de sua cidade natal e como foi o inicio de sua carreira como praticante de várias modalidades esportivas.
JOSÉ PAULO - fico muito lisonjeado em ser a pessoa escolhida por você a dar esta entrevista; bom Marquinho minha terra natal e Pedregulho/SP 30 km de Franca, foi lá que nasci, cresci, morei ate os 17 anos. Como era uma cidade pequena sem muita oportunidade para o esporte, quando tinha torneios escolares eu sempre participava de todas as modalidades (futbol, nataçao, volei, corrida de resistenci, etc), o esporte ta no meu sangue, mas como na época não tive oportunidade como esses garotos hoje tem, tive que começar minha vida de outra maneira; administrando o sitio de meu pai; na época ele era secretario da prefeitura e minha mãe professora, ai comecei a negociar, comprar, vender enfim peguei gosto pelo negocio e cada dia, fui gostando mais e mais de negociar, mas nunca deixando de praticar esporte.

2 CHUÁ – Quando foi o início de seu apoio incondicional para com o basquete?
JOSÉ PAULO - quando mudei para Franca em 1983, tinha 17 anos, comecei assistir alguns jogos de basquete e gostei muito, sem falar que Franca na época já tinha tradição no basquete. Logo que estava morando em Franca, conheci uma pessoa muito especial, que me casei e logo tive 3 filhos que amo muito, sempre incentivei meus filhos desde quando começaram a andar, quando o Leandro, meu filho mais velho tinha 8 anos coloquei na clinica de basquete depois de passado 3 anos já com a idade de 11 anos levei ele para prestar o peneirão de basquete da Aspa e feito este peneirão, ele passou e começou a treinar na categoria pré-mini. dai pra frente comecei a participar e colaborar com a diretoria da Aspa que por sinal, me tocou muito quando conheci a fundo o projeto e com isso fiquei 7 anos ligado a essa entidade que não me arrependo nem um pouco pelo que fiz se precisasse faria tudo de novo.

3 –CHUÁ – Quais os principais acontecimentos durante sua gestão à frente da ASPA?
JOSÉ PAULO - foram muitos; mais o que mais me marcaram, foi quando procurei o Hélio Rubens para uma aproximação com Aspa; depois de uma longa conversa com ele sai muito satisfeito, pois ele abriu as portas e se prontificou a ajudar o que estivesse dentro do seu alcance. Em seguida foi conseguir o apoio do prefeito Sidnei da Rocha e da Câmara dos Vereadores em especial meu amigo dr. Joaquim Ribeiro, presidente da câmara, que quando precisei de algum respaldo ligado a prefeitura tive apoio total, principalmente quando pedi para a entidade a utilidade publica municipal, e assim foi cada vez fluindo mais e mais. Todos os lugares que eu chegava sempre fui bem recebido isso foi muito gratificante em minha gestão na aspa.

4 –CHUÁ – A ASPA é um belo exemplo de formação moral, cívica e cidadã do atleta. O que falta para o nosso basquete brasileiro poder ter uma formação de base nos moldes dessa entidade francana?
JOSÉ PAULO - falta um líder de verdade, humilde, coerente, não ser vaidoso e ter vontade de fazer; por exemplo, o Paraíso Basquetebol por ter um ano de vida mostrou-se sua seriedade no trabalho que está sendo desenvolvido pelos integrantes do grupo; ouvi vários elogios do técnico Hélio Rubens, Cláudio Mortari, Flavio Daivis, Vargas, etc....

5 – CHUÁ – Como você vê o futuro da equipe do Paraíso Basquetebol, que em seu primeiro ano de vida já tem um honroso título de vice-campeã mineira?
JOSÉ PAULO - vejo de uma maneira hiper positiva, tive a oportunidade de acompanhar este trabalho desde o inicio e tenho a certeza que o ano de 2010 vai ser de mais sucesso ainda.
6 – CHUÁ – Você tem dois filhos jogadores de basquete, como administra seu tempo para acompanha-los em suas partidas?
JOSÉ PAULO - sou uma pessoa muito prática e realista em meus negócios, quando vai ter algum jogo tanto do Leandro ou Arthur, administro meu tempo para poder viajar e assistir os jogos.Gosto muito......

7 –CHUÁ – Como você vê o atual momento do nosso basquete brasileiro?
JOSÉ PAULO - está meio esquecido pela mídia(globalização), falta uma vitrine maior para poder valorizar um pouco mais o basquete.

8 – CHUÁ – A sua esposa Cristina também gosta de basquete, como é o incentivo dela para com esses basqueteiros?
JOSÉ PAULO - é a super mãe quando estamos assistindo um jogo ela fica preocupada com cada queda, cada falta sofrida, cada lance... isso e instinto materno.


9 - CHUÁ - Você também atua no ramo da construção civil e comércio de carros. Como administra o seu tempo entre todas essas funções?
JOSÉ PAULO - quando fazemos com o coração e gostando daquilo que fazemos tudo se torna fácil e gostoso de resolver

Jose Paulo:“competição de 3 pontos”
CHUÁ - Uma cidade
Franca/SP foi aqui q. conheci minha esposa e ela me deu meus três filhos maravilhosos.

CHUÁ – Um livro
a bíblia, pois ela trás a paz ,a fartura em nosso lar.

CHUÁ – Um filme
adrenalina

CHUÁ - Uma música e um ritmo musical
can you feel it (flash dance)

CHUÁ – Prato preferido
macarronada

CHUÁ – Deus
Tudo pra mim

CHUÁ – Família
minha paixão

CHUÁ – Amor
Cristina

CHUÁ – Amizade
todos aqueles que estão em volta de mim

CHUÁ – Um sonho realizado
tudo que tenho

CHUÁ - Um sonho a realizar
fazer um cruzeiro.

CHUÁ – A cesta mais certeira de sua vida
foi ter conhecido minha esposa.

CHUÁ - Basquete
aprendi muito

CHUÁ - José Paulo, quero que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para ajudá-lo.
Minha mensagem e para todos os adolescentes que não envolvam com droga, bebida, cigarro; tem coisas muito mais saudáveis para a gente poder ser um cidadão descente e conseguir algo na vida. Pratique esporte e escute essa a minha mensagem do coração. Feliz Natal e um próspero ano novo a todos que estão lendo esta entrevista.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PAULISTA MASCULINO: A-1 E A-2

PAULISTA MASCULINO A 1: DEFINIDO OS QUATRO FINALISTAS

São José venceu o São Bernardo por 3 a 0 e todas as demais séries foram decididas com cinco jogos: Franca venceu o Palmeiras/Araraquara, Paulistano venceu o Pinheiros e Bauru venceu o Assis.
Os confrontos semifinais serão disputados a partir do dia cinco de janeiro com os jogos:
Bauru x São José e Franca x Paulistano.


ARTUR NOGUEIRA É CAMPEÃ DA A 2

O AABI/Clinesp/Artur Nogueira sagrou-se campeão Paulista Masculino da Série A-2 – 2009 ao derrotar o Rio Pardo FC/DEC, mesmo atuando no ginásio Lupércio França Torres, na cidade de São José do Rio Pardo (SP), por 96 a 80 no terceiro e decisivo confronto da série melhor-de-três do playoff – final. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Marcelo Barbosa (Té) fechou a disputa com duas vitórias e uma derrota.

Os principais nomes da partida foram os norte-americanos Brandon, 30 pontos, e Justin, 19 pontos, pelo representante de Artur Nogueira; Robinho, 24 pontos, e Ildes, 20 pontos, em favor da agremiação de São José do Rio Pardo.

Os resultados dos confrontos anteriores desta série final foram estes: 80 a 75, em favor do AABI/Clinesp/Artur Nogueira; e 85 a 77, em favor do Rio Pardo FC/DEC.

NACIONAL FEMININO:ENCERRADA A PRIMEIRA FASE


Com os jogos desta segunda-feira,
Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) 77 x 53 São Caetano/UNIP (SP)
Cestinhas: Karen Gustavo (OURI) 17pts e Jaqueline Silvestre (SCAE) 15pts
Jogadora mais eficiente: Karen Gustavo (OURI) 17pts

Botafogo (RJ) 63 x 80 Vasto Verde/Uniasselvi (SC
Cestinhas: Kelly Cota (BOTA) 17pts e Patrícia Silva (VASTO) 26pts
Jogadora mais eficiente: Patrícia Silva (VASTO) 31pts

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) 72 x 79 Açúcar Cometa
Cestinhas: Karla (AME) 24pts e Palmira (CAT) 17pts
Jogadora mais eficiente: Renata (AME) 22pts

AFP/São Bernardo (SP) 53 x 95 Santo André (SP)
Cestinhas: Juliana Gomes (BER) 21pts e Ariadna Felipe (AND) 30pts
Jogadora mais eficiente: Ariadna Felipe (AND) 30pts

Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (1º) x Santo André (4º) e VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (2º) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (3º) são os confrontos da semifinal (melhor de cinco) do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009). As quatro equipes terminaram a fase de classificação empatadas com 78.6% de aproveitamento (11 vitórias e três derrotas) e o desempate foi no saldo de cestas nos confrontos entre elas. O primeiro e segundo colocados têm a vantagem de jogar a primeira, segunda e quinta partidas em casa. A disputa pelas duas vagas na final começa no dia 8 de janeiro. O SPORTV transmite ao vivo.


AS MELHORES DAS ESTATÍSTICAS

— EFICIÊNCIA
1º- Gilmara Justino (Catanduva) – 18.9pts; 2º- Patrícia (Vasto Verde) – 18,5pts; 3º- Simone Lima (Santo André) – 17.8pts; 4º- Ariadna Felipe (Santo André) – 17.6pts; 5º- Karla Costa (Americana) – 17.0pts;

— CESTINHA
1º- Ariadna Felipe (Santo André) – 20.9 (292 no total); 2º- Karla Costa (Americana) – 18.5pts (240); 3º- Gilmara Justino (Catanduva) – 16.4pts (230); 4º- Patrícia da Silva (Vasto Verde) – 15.9pts (191); 5º- Nádia Colhado (São Caetano) – 13.9 (194)

— REBOTEIRAS
1º- Simone Lima (Santo André) – 11.4 (137 no total); 2º- Nádia Colhado (São Caetano) – 10.1 (142); 3º- Eliane Ferreira (São Caetano) – 9.7 (136); 4º- Gilmara Justino (Catanduva) – 7.6 (106); 5º- Kelly Cota (Botafogo) – 7.4 (103)

— ASSISTÊNCIAS
1º- Bethânia Lara (Ourinhos) – 5.2 (73 no total); 2º- Renata Oliveira (Botafogo) – 3.9 (55); 3º- Paula Andrade (Santo André) – 3.8 (42); 4º- Camila Lacerda (Botafogo) – 3.8 (53); 5º- Natália Burian (Americana) – 3.6 (51);

— RECUPERAÇÕES DE BOLAS
1º- Karla Costa (Americana) – 3.2 (42 no total); 2º- Natália Burian (Americana) – 2.9 (40); 3º- Mariana Camargo (Vasto Verde) – 2.6 (34); 4º- Márcia Lopes (São Bernardo) – 2.4 (34); 5º- Karina Jacob (Ourinhos) – 2.1 (30);

O CNBF 2009 tem o patrocínio da Eletrobrás e da Eurofarma e o apoio do Bourbon Convention Ibirapuera e da Spalding.
Fonte:CBB

domingo, 20 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO E PEQUENAS CAMPEÃS


Resultados de ontem:

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) 74 x 59 São Caetano/UNIP (SP)
Cestinhas: Karla Costa (AME) 17pts e Nadia Colhado (SAO) 10pts
Jogadora mais eficiente: Karla Costa (AME) 22pts

Cometa/Unimed/Catanduva (SP) 67 x 84 Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Cestinhas: Gilmara Justino (CAT) 23pts e Micaela Jacintho (OUR) 16pts
Jogadora mais eficiente: Gilmara Justino (CAT) 28pts

AFP/São Bernardo (SP) 73 x 71 Vasto Verde/Uniasselvi (SC)
Cestinhas: Vivian Lopes (SBER) 17pts e Patrícia da Silva (VASTO) 19pts
Jogadora mais eficiente: Patrícia da Silva (VASTO) 26pts

Santo André (SP) 83 x 61 Botafogo (RJ)
Cestinhas: Vanuzia Almeida (SANTO) 22pts e Renata Oliveira (BOTA) 17pts
Jogadora mais eficiente: Paula Andrade (SANTO) 27pts

JOGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA


20h00 – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x São Caetano/UNIP (SP) – Ginásio do SESI
Árbitros: Cristiano Maranho (SC), Adriana Franzmann (PR) e Márcio Ruzisla (PR)
20h00 – Botafogo (RJ) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC) – Ginásio do Botafogo
Árbitros: Vander Lobosco Jr. (RJ), José Cidade de Oliveira Filho (MG) e Tarcísio Magalhães (MG)
20h00 – VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Ginásio Centro Cívico
Árbitros: Sérgio Pacheco (SP), Fábio Kover (SP) e Juliana Roveri (SP)
20h00 – AFP/São Bernardo (SP) x Santo André (SP) – Ginásio Baetinha
Árbitros: Marcos Benito (SP), Andréia Silva (SP) e Edílson Pires (PI)

PEQUENAS GRANDES CAMPEÃS

SUB - 17 BRASILEIRO: SÃO PAULO É CAMPEÃO PELA 30ª VEZ

Em 33 edições disputadas, São Paulo tem a incrível marca de vencer 30!
Classificação final: 1º São Paulo; 2º Santa Catarina; 3º Rio de Janeiro; 4º Paraná; 5º Pernambuco; 6º Maranhão; 7º Mato Grosso; 8º Espírito Santo.

SUB -15 FEMININO: SÃO PAULO É CAMPEÃO PELA 14ª VEZ

Em 18 edições, São Paulo venceu 14. Eis a classificação final:
1º- São Paulo; 2º- Rio Grande do Sul; 3º- Rio de Janeiro; 4º- Paraná; 5º- SantaCatarina; 6º- Maranhão; 7º- Pernambuco; 8º- Mato Grosso.

sábado, 19 de dezembro de 2009

JONAS DE CARLO PEREIRA EM ENTREVISTA EXCLUSIVA


"AMEM ESTE ESPORTE...FAZENDO ISSO, JÁ ESTARÃO DANDO UMA GRANDE AJUDA"

Competente, profissional, amigo, sempre atuante, á o árbitro internacional do quadro da CBB. Jonas de Carlo Pereira, o moço de Quaratinghetá (SP), sempre atencioso com todos e principalmente com a imprensa e mesmo após apitar uma partida em Franca nesta terça-feira, já no dia seguinte, estava apitando em Catanduva no Nacional Feminino, ainda encontrou um tempinho para falar comigo,

1-CHUÁ – Jonas, conte um pouco sobre sua trajetória de sua vida dentro do basquete, como jogador, torcedor, como começou a gostar de basquete e fale um pouco de sua cidade natal e como foi sua carreira de árbitro até hoje.
_JONAS - Bem, como a maioria dos árbitros que conheço, fui um jogador mediano, fanático, fominha, treinava muito, graças a condição financeira da minha família, pude aproveitar até os meus 21 anos.
Vendo que não passaria de um jogador mediano, comecei a me interessar pela arbitragem na extinta Liga Valeparaibana de Basquete, já que sou de Guaratinguetá-SP. Concomitante á isso, a minha cidade sediava vários eventos da CBB, Taça Brasil Masculina e Feminina, Sul americanos, servia também de base para as seleções masculina e feminina.
Como era ligado ao esporte, acabei, junto com amigos, trabalhando nesses eventos! Num desses, conheci o Sr. Pedro Pascon, na época, diretor da FPB e da CBB, sabendo que eu apitava basquete, me convidou pra atuar nos amistosos que os times e seleções faziam durante os campeonatos.
Segundo ele, eu "levava jeito para o apito", então me convidou para entrar no quadro da FPB....tudo isso em 1989,1990.
Nem titubeei, dias depois, já estava em São Paulo me inscrevendo no curso, e com a ajuda de muitos(Janete R. Pires, Celso Coutinho,Alberto Lapoian, J.C. Pelissari e outros), iniciei realmente a minha carreira de árbitro.

2- CHUÁ – Você é um árbitro internacional, como é que se faz para chegar até essa categoria?
JONAS - Olha, foram anos e anos de dedicação, muitos jogos na FPB, ligas paralelas, Jogos Regionais, Abertos...enfim, uma quantidade imensurável de jogos, coisa normal na época, devido a quantidade que tinha!!
Mas o mais importante foram as amizades, os contatos e a credibilidade adquirida durante esses anos, pois você pode ser um excelente árbitro, mas se não tiver aceitação e credibilidade no meio, pode esquecer.
Tornei-me Internacional em 2005 e devo isso à Geraldo Miguel Fontana.

3 – CHUÁ – Você tem atuado em várias finais de campeonatos, o que isso representa para você?
JONAS - Recompensa por ter feito um bom trabalho.

4 – CHUÁ – Como é atuar no Nacional Feminino, é mais fácil do que apitar jogos masculinos?
JONAS - É tão empolgante quanto o Masculino, mas claro que o contexto é outro, já que os contatos físicos são de menor intensidade, mas a atenção e responsabilidades são as mesmas.

5 – CHUÁ – Como que é administrado aquela marcação forte e sem que haja falta, mesmo com o contato entre os oponentes?
JONAS -Um aviso, uma advertência, uma conversa antes e durante o jogo!
Atletas jogam de acordo com a arbitragem.

6- CHUÁ – Qual a regra que você mudaria?
JONAS - 4 períodos de 12 minutos; creio que esse seja o tempo ideal para uma partida de basketball.

7- CHUÁ – Qual a partida mais importante que você já atuou?
JONAS - Sempre penso que será a próxima... mas a que mais me deixou "realizado" foram as 5 das 7 partidas que apitei nas Finais da Liga Venezuelana de Basketball. O basquete nesse país tem uma importância que poucos conhecem. Muito organizado, muito profissional, muita mídia, muito dinheiro investido, média de 5 mil torcedores por jogo, 4 canais de TV, enfim...um lugar que, se eu for convidado, voltaria.

8 – CHUÁ – O que o deixa chateado na sua profissão?
JONAS - Como em todas as profissões, uns chegam ao topo, outros nem tanto!!
Talvez se todos fossem avaliados pelas suas qualidades dentro e fora da quadra de forma uniforme, seríamos um grupo maior de árbitros brilhando no mundo.

9 – CHUÁ – Quais os seus planos para o futuro?
JONAS - Continuar apitando, conseguir finalizar bem uma maratona ( já fiz 4 meia ), o resto só o tempo dirá.

10 – CHUÁ – O que falta para o nosso basquete melhorar?
JONAS - Como a maioria dos esportes, investimentos, mídia, pessoas que realmente entendam de basquete, pessoas que REALMENTE TENHAM CAPACIDADE PARA AVALIAR UMA ARBITRAGEM , UM JOGO e não simplesmente ficarem "cornetando" algo que nem sabem.

11 – CHUÁ – Nos ginásios em que você atua o que mais falta para que a arbitragem faça um bom trabalho?
JONAS - Tive o prazer de atuar nos Estados Unidos, e lá, e creio que em outros lugares, o árbitro tem todo o conforto, desde água, toalhas, frutas, isotônicos, vestiários limpos e o mais importante: TOTAL SEGURANÇA ANTES, DURANTE E DEPOIS das partidas.

12 - CHUÁ – Um fato mais inusitado ocorrido durante uma partida em que você já atuou?
- Durante um jogo televisionado dos Jogos Abertos do Interior de Botucatu se não me engano, durante um contra ataque, não percebi placas de publicidade no caminho...caí bonito...a TV só conseguia mostra minhas pernas para cima!!!!

Jonas, agora vamos fazer uma competição de 3 pontos:

CHUÁ – Um ginásio bonito
- Arena da Barra da Tijuca - RJ.

CHUÁ – Uma cidade
- Brasília D.F. Morei 12 anos nessa cidade...." nesse Brasil lugar melhor não há!!!".

CHUÁ – Prato preferido
- Saladas diversas e peixe( de preferência Filhote na beira do rio em Piracicaba ).

CHUÁ – Praia ou campo
- Cidade 100%

CHUÁ – Torcedor
- Sem eles não teria a menor graça
.
CHUÁ – Imprensa
- Desde que comente o certo e não o conveniente essencial.

CHUÁ – Morena ou loira
- Com certeza loira.

CHUÁ – Alta ou baixa
- Alta.

CHUÁ – Um sonho realizado
- Conhecer os Estados Unidos e a Europa.

CHUÁ – Um sonho a realizar
- Como sou Árbitro Internacional, formado e pós-graduado em Educação Física e Pedagogia, creio que seria um ótimo Instrutor de Arbitragem... mas tenho muito a aprender e muito a apitar!!! ...e também passar muito tempo com José Augusto Piovesan e Carlos Renato dos Santos.

CHUÁ – Uma música e um ritmo musical
- 100% rock. Somewhere I Belong ( Linkin Park ).
-
CHUÁ – O que mais gosta
- Apitar, correr e treinar pelo menos 6 vezes por semana, adoro computador e claro, minha querida esposa.

CHUÁ – O que mais detesta
- Não tenho muito do que reclamar.... para mim, tudo e todos tem um porquê.

CHUÁ – O apito mais certeiro de sua vida.
- Ter conhecido numa hora crítica da minha vida, minha esposa ( Kelly Luciana Belote ), que teve o dom de mudar essa mesma hora crítica para momentos intensos e duradouros de felicidade e prazer.

Jonas, quero que você deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo a fazer para ajudar este nosso esporte.
- Para quem gosta de basquete só digo uma coisa : amem esse esporte...fazendo isso, já estarão dando uma grande ajuda!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO: QUATRO JOGOS AMANHÃ


As equpes de Americana, Ourinhos, Catanduva e Santo André, já são as quatro finalistas da competição, agora elas decidem o primeiro lugar o que dará direito a ter mais jogos em casa nos playoffs finais


RESULTADOS


Segunda-feira (dia 14 de dezembro)
Santo André (SP) 72 X 70 Vivo Sabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP)
São Caetano/UNIP (SP) 74 x 63 Vasto Verde/Uniasselvi (SC)
Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) 84 x 45 Botafogo (RJ)
Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) 110 x 27 AFP/São Bernardo (SP)

Quarta-feira (Dia 16 de dezembro)

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) 65 x 57 Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) 94 x 66 São Caetano/UNIP (SP)
AFP/São Bernardo (SP) 57 x 71 Botafogo (RJ)

Jogos deste sábado (Dia 19 de dezembro)
17h00 – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Ginásio Anuar Pachá
17h00 – VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x São Caetano/UNIP (SP)
Ginásio Centro Cívico
17h00 – AFP/São Bernardo (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC) – Ginásio Baetinha
17h00 – Santo André (SP) x Botafogo (RJ) – Ginásio Pedro Dell´Antonia

— Segunda (dia 21 de dezembro)
20h00 – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x São Caetano/UNIP (SP) – Ginásio do SESI
20h00 – Botafogo (RJ) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC) – Ginásio do Botafogo
20h00 – VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Ginásio Centro Cívico
20h00 – AFP/São Bernardo (SP) x Santo André (SP) – Ginásio Baetinha

PAULISTANO, FRANCA, SAULO E LNB EM NOTÍCIAS

PAULISTANO VENCE
O Paulistano/Amil se mantive vivo na série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 ao derrotar o Pinheiros/Sky, na noite desta quinta-feira (17 de dezembro), por 85 a 79 (46 a 40 no primeiro tempo), em duelo disputado no ginásio Antonio Prado Júnior (CA Paulistano), em São Paulo (SP), pela terceira rodada. Agora, a liderança do Pinheiros/Sky caiu para duas vitórias contra uma do adversário.

Os destaques do encontro foram Dedé (22 pontos e 02 assistências), Baby (20 pontos e 07 rebotes) e Felipe (20 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo time da casa; Shamell (23 pontos, 07 rebotes e 07 assistencias), Alexandre (17 pontos, 15 rebotes e 02 assistências – double-double) e Diego (16 pontos e 03 rebotes), em favor do visitante.

O quarto confronto da série será disputado no domingo (20 de dezembro), ás 18h00, no ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, na cidade de São Paulo (SP). Uma vitória coloca o Pinheiros/Sky no playoff – semifinal do estadual.

FRACA BC 87 X 84PALMEIRAS/ARARAQUARA

O Vivo/Franca BC passou a liderar a série ao bater o Palmeiras/Lupo/Araraquara, atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP), por 87 a 84 (37 a 42 no primeiro tempo), no terceiro confronto da série melhor-de-cinco, que foi marcado pelo equilíbrio. Agora, a equipe francana soma duas vitórias contra uma do representante de Araraquara.

Os principais nomes da partida foram Rogério (24 pontos, 03 rebotes e 01 assistência) e o norte-americano Tony (22 pontos, 05 rebotes e 08 assistências), pelo time da casa; Deivisson (21 pontos, 19 rebotes e 01 assistência – double-double) e Arnaldinho (20
O próximo jogo da série, que pode ser o decisivo, acontece no sábado (19 de dezembro), ás 18h00, na cidade de Araraquara (SP). Uma vitória coloca o Vivo/Franca BC na semifinal.

A BELA TORCIDA FRANCANA

SAULO OLIVEIRA TONIN: ANIVERSARIANTE


Após o jogo Franca 87 x 84 Araraquara/Palmeiras, recebi dos amigos, Paulo Tonin e esposa Sandra, um convite para comer um bolo de aniversário do Saulo Oliveira Tonin, filho do casal.
Uma família dedicada ao basquete, presença marcante em todos os jogos do Franca Basquete.
Ao Saulo, parabéns, felicidades e sucessos e sonhos realizados.

PEDRO, MARCOS (primos), JOÃO (tio) e SAULO


JOÃO E DÉBORA (tios), irmã LETÍCIA, e os pais SANDRA e PAULO e o aniversariante SAULO

UNIVERSO/BRASÍLIA SOFRE PRIMEIRA DERROTA NO NBB

O Universo/BRB/Financeira Brasília, apesar da luta, perdeu a invencibilidade na segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2009/2010 ao ser superado pelo Joinville, na noite desta quinta-feira (17 de dezembro), por 99 a 74 (46 a 43 no primeiro tempo), em duelo antecipado, válido pela 12a rodada do turno da fase inicial, disputado no ginásio Ivan Rodrigues, na cidade de Joinville (SC).
O próximo desafio do Universo/BRB/Financeira Brasília acontece já em 2010, no dia 15 de janeiro (sexta-feira), contra o Vila Velha/CETAF/Garoto/UVV/PMVV, às 20h00, em Brasília (DF), pela nona rodada do turno da fase inicial.

Mesmo com a derrota, o time do Distrito Federal, que é comandado pelo técnico Aluisio Ferreira, o Lula, segue na liderança da competição, agora com 88,89% de aproveitamento – 08 vitórias e 01 derrota.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

RENATA DA SILVA OLIVEIRA, DO BOTAFOGO, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA


RENATA: "FOI UMA PAIXÃO AO PRIMEIRO
ARREMESSO
"


Charme, elegância, beleza, simpatia e muita distinção tudo isso e muito mais é um pouco que posso falar da ala-armadora do Botafogo F R, que tive a oportunidade de conhecê-la durante a cerimônia de lançamento do Campeonato Nacional de Basquete Feminino, em São Paulo.
Hoje posso brindar meus leitores com as palavras da bela Renata.

1 – CHUÁ – Renata, quero que você fale um pouco de sua cidade natal e de sua carreira como jogadora de basquete, quando começou até chegar hoje ao Botafogo.
RENATA - Bom, eu nasci em Brasília, comecei a jogar basquete com 12 anos. Conheci o esporte através de alguns amigos do colégio. Foi paixão ao primeiro arremesso. Logo procurei uma escolinha, que por ironia, ensinava a jogar basquete, mas não tinha tabela. Assim comecei. Um ano depois, fui para São Paulo fazer teste nas extinta equipe da Nossa Caixa Ponte Preta, mas não fui só! Junto comigo estava a minha IRMÃZONA Karla, que hoje joga na equipe de Americana.
Passamos no teste, e de lá passei por várias equipes, Microcamp em Campinas, Polti Vaporetto em Sto André, Arcor. Depois fui para o Rio de Janeiro, atuando nas equipes de Nova Friburgo, Vasco, depois fui para Minas Gerais, onde joguei também pela equipe de Uberaba, e Juíz de Fora, passei também pela equipe de Lages em Santa Catarina, até finalmente voltar ao Rio de janeiro, e fazer parte da equipe do Botafogo.

2 –CHUÁ – Como e quando começou a gostar de basquete?
RENATA - Como disse antes, fui levada a praticar o basquete por alguns amigos do colégio. A paixão pelo esporte começou nas Olimpíadas de Barcelona, em 92, onde pude ver Hortência, Paula, Janeth e Cia atuarem... Assistindo já havia gostado muito, quando dei meu primeiro arremesso... foi paixão na certa!!!

3- CHUÁ - Por que Táta?
RENATA - Quando cheguei a Campinas/SP, na época era Mirim... Haviam 4 Renatas no meu time. Uma delas assim que cheguei, saiu da equipe. As outras já tinham seus apelidos. Quando o técnico (na ocasião, Paulo Bassul) me chamava, as outras paravam e olhavam. Então chegamos num consenso de que seria necessário um apelido. Foi aí que a assistente e esposa do Paulinho, Milla Rondon, me apelidou de Táta. Pegou... muita gente nem sabe que meu nome é Renata, rs


4 – CHUÁ – Você tem outra atividade fora do basquete? E como você concilia seu tempo?
RENATA - Bom, eu sou formada em Educação Física. Divido meu tempo entre dar treinos para as meninas das equipes Mini e Mirim do basquete feminino do BOTAFOGO F.R. os treinamentos das demais categorias (infantil, infanto-juvenil, juvenil), e os treinamentos do Adullto. Além disto trabalho também como personal.

5 - CHUÁ – Gosta mais de atacar ou defender?
RENATA - Gosto muito mais de defender, sem dúvida!!!

6 - CHUÁ –Tem preferência em atacar contra defesa individual ou por zona?
RENATA - Depende do dia... quando a bola está caindo, prefiro atacar contra zona... mas quando a bola não cai, prefiro atacar contra individual.

7 – CHUÁ – Quando está arremessando para a cesta, que você pensa?
RENATA - Em acertar!!!

8 CHUÁ – Qual foi sua partida inesquecível?
RENATA - Tenho algumas inesquecíveis, mas uma é especial, já que foi a primeira, e a primeira agente nunca esquece.
Eu ainda jogava em Brasília, estava começando a jogar num clube chamado VIZINHANÇA. Fizemos uma partida contra a escola americana. Era a minha primeira partida contra aquela escola... Eu estava começando, não tinha muita técnica... mas o que não me faltava era vontade. Nesse jogo, minha equipe ganhou e eu fiz 48 pts, a maioria de rebote. Esse foi meu primeiro jogo inesquecível.


9 CHUÁ - O basquete já deixou você triste alguma vez? Como foi?
RENATA - Só quando me machuquei jogando, e fiquei impossibilitada de jogar!


10 CHUÁ O que está faltando para o basquete feminino do Rio e do Brasil?
RENATA - No Rio de Janeiro não temos nenhum apoio. No Botafogo tudo é feito com muito carinho e dedicação, mas apoio que é bom... nada!!! Não temos patrocinadores, o que nos possibilitaria dar melhores condições de treinamento para as atletas, segurança financeira, enfim...
Isso acontece em todos os lugares do país, tomadas as devidas proporções, no Rio um pouco mais que em São Paulo, e por aí vai... Minas... Santa Catarina...


11 CHUÁ – Quais os aspectos positivos e negativos deste Nacional Feminino?
RENATA - Ponto positivo, como foi dito pela nossa rainha Hortência, esse é o inicio de uma mudança, que todos nós esperamos que aconteça no Basquete Brasileiro. Mesmo o campeonato tendo sido organizado as pressas e de ultima hora, mesmo com algumas equipes como a do Botafogo tendo sido montadas na hora da competição, sem muito tempo para o entrosamento, os resultados estão sendo satisfatórios.
Ponto negativo ainda insisto na falta de apoio. Não digo com relação a CBB, mas sim dos empresários, da própria mídia. O campeonato está acontecendo, e ninguém sabe disso!!!


12 CHUÁ – Quais são seus planos para a próxima temporada e seu futuro?
RENATA - Em 2010 continuarei no Botafogo com o meu trabalho com as categorias de base do basquete feminino. Além disto, pretendemos continuar com a equipe adulta, com uma melhor estrutura, e vamos usar esta equipe para servir como espelho para as novas gerações do basquetebol do Botafogo.

RENATA, agora vamos para uma “competição de 3 pontos”

CHUÁ- Uma cidade
RIO DE JANEIRO

CHUÁ – Um país
BRASIL

CHUÁ – Campo ou praia
CAMPO

CHUÁ – Prato preferido
CHURRASCO

CHUÁ- Um sonho realizado
SER TÉCNICA DE BASQUETE

CHUÁ – Um sonho a realizar
CHEGAR A COMISSÃO TÉCNICA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

CHUÁ – Um ídolo no basquete
TENHO VÁRIOS: HORTÊNCIA, PAULA, OSCAR

CHUÁ – Um homem bonito
KAKÁ

CHUÁ – Um livro
O MONGE E O EXECUTIVO

CHUÁ – Um filme
DESAFIANDO GIGANTES

CHUÁ – Amor
MINHA FAMÍLIA

CHUÁ – Amizade
CONTO NOS DEDOS, MAS TENHO MUITAS

CHUÁ – Deus
TUDO... MEU MESTRE E PROTETOR

CHUÁ – O que você mais gosta
SINCERIDADE

CHUÁ - O que mais detesta
MENTIRAS

CHUÁ – A cesta mais certeira de sua vida
TER ME APAIXONADO PELO BASQUETE... AMO O QUE FAÇO!!!

CHUÁ - RENATA, quero que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para melhorá-lo.
RENATA - O basquete é um esporte divertido, dinâmico, exige muita estratégia, inteligência, concentração e coração...
A fase não é das melhores, mas temos que acreditar que nosso esporte vai conseguir passar por tudo isso!!! Afinal, SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIMOS NUNCA!!!
UM FORTE ABRAÇO AOS LEITORES... E QUE 2010 SEJA REPLETO DE MUITAS CESTAS DE 3PTS.

PAULISTA MIRIM: ASPA/FRANCA É CAMPEÃ ESTADUAL


Depois de um longo período de disputas, em meses de competição, como as regionais, interligas e finalmente o quadrangular final do estadual da categoria Mirim Masculino do estado de São Paulo.
Os jogos aconteceram neste último final de semana no Clube Espéria, na capital paulista e a equipe da ASPA/Franca, do técnico Josiel, da cidade de Franca, sagrou-se campeã vencendo todos os jogos deste quadrangular. Eis os resultados: venceu o Paulistano por 88 x 55; venceu Jundiaí por 58 x 41; vencendo também os anfitriões por 59 x 52.
A classificação final foi a seguinte:
1º lugar ASPA/Franca
2º lugar C Espéria
3º lugar C A Paulistano
4º lugar Jundiaí C

ARTHUR ALGARTE: UM DESTAQUE



O garoto Arthur Algarte, ala-armador, 14 anos, 1,74m de altura, teve um belo aproveitamento neste quadrangular com a média de 7 pontos por partida, a incrível marca de 98% de aproveitamento nos lances livres e 5 assistências por jogo e chamando atenção de todos pela sua implacável marcação que é um fundamento essencial para um grande jogador de basquete. Arthur é filho dos meus amigos Cristina e José Paulo Algarte.

As fotos são do arquivo pessoal de Arthur.

domingo, 13 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO: AMERICANA ASSUME A LIDERANÇA

Jogos de Sábado (dia 12 de dezembro)
Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) 74 x 52 Vasto Verde/Uniasselvi (SC)
Cestinhas: Karen Gustavo (OURI) 17pts e Nerilucy Chagas (VASTO) 14pts
Jogadora mais eficiente: Karen Gustavo (OURI) 21pts
Árbitros: Fabiana Pereira (SP), José Cidade Filho (MG) e Ricardo Piccoli (MS)

VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) 85 x 40 AFP/São Bernardo (SP)
Cestinhas: Bárbara Queiroz (AME) 22pts e Patrícia Paulo (SBER) 14pts
Jogadora mais eficiente: Bárbara Queiroz (AME) 36pts
Árbitros: Jacob Barreto (SP), Márcio Nogueira (MT) e Elaine Caetano (SE)

Santo André (SP) 91 x 73 Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Cestinhas: Ariadna Felipe (AND) 20pts e Palmira Marçal (CAT) 25pts
Jogadora mais eficiente: Simone Lima (SANTO) 28pts
Árbitros: Fábio Kover (SP), Silvio Leme (SP) e Jaime Macedo (MG)

São Caetano/UNIP (SP) 74 x 57 Botafogo (RJ)
Cestinhas: Jaqueline (CAE) 18pts e Kelly Cota (BOT) 27pts
Jogadora mais eficiente: Kelly Cota (BOT) 25pts
Árbitros: José Carlos Gilbertoni (SP), Johnson Rodrigues (CE), Breno Silva (SP)


CLASSIFICAÇÃO (porcentagem de vitórias)

1º Americana 90%; 2º Catanduva e Ourinhos 80%; 4º S André 70%; 5º S Caetano 50%; 6º Vasto Verde 20%; 7º Botafogo 10% e 8º S Bernardo0%

ESTATÍSTICAS

CESTINHA: Ariadna (Santo André) 19,8 média
REBOTE:Simone (Santo André) 11,1
ASSISTÊNCIAS: Betânia (Ourinhos) 5,5
EFICIÊNCIA: Silvia (Catanduva) 19,2


PRÓXIMOS JOGOS


— Segunda-feira (dia 14 de dezembro)
19h00 – Santo André (SP) x VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP)
Árbitros: Marcos Benito (SP), Jacob Barreto (SP) e Johnson Rodrigues (CE)
20h00 – São Caetano/UNIP (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC)
Árbitros: Sérgio Pranchevicius (SP), Juliana Roveri (SP) e Tatiane Zaupa (ES)
20h00 – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Botafogo (RJ)
Árbitros: Francisco Ferreira (SP), Breno Silva (ES) e Elaine Caetano (SE)
20h00 – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x AFP/São Bernardo (SP)
Árbitros: Jaime Macedo (MG), Andreia Regina Silva (SP) e Ricardo Piccoli (MS)

— Quarta-feira (Dia 16 de dezembro)
19h00 – Santo André (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC)
Árbitros: Tatiana Steigerwald (SP), Andreia Regina Silva (SP) e Elaine Caetano (SE)
20h00 – VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Árbitros: Marco Antonio Ferreira (SP), Fábio Kover (SP) e Fabiana Pereira (SP)
20h00 – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x São Caetano/UNIP (SP)
Árbitros: Jonas Pereira (SP), Johnson Rodrigues (CE) e Tatiana Zaupa (ES)
20h00 – AFP/São Bernardo (SP) x Botafogo (RJ)
Árbitros: Edson Gonçalves (PR), Ricardo Piccoli (MS) e Breno Silva (ES)

Fonte: CBB

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

RIO, CLÍNICAS E MINI PAULISTA EM NOTÍCIAS


FLAMENGO É PENTA CAMPEÃO CARIOCA E VIAJA PARA A LIGA DAS AMÉRICAS
O CR Flamengo sagrou-se pentacampeão Carioca Adulto Masculino – 2009 ao derrotar o Club Municipal, na noite desta quarta-feira (09 de dezembro), no Rio de Janeiro (RJ), por 94 a 59 (56 a 30 no primeiro tempo), no segundo jogo da série melhor-de-três do playoff – final. Com este resultado, o Rubro Negro fechou a etapa com duas vitórias e nenhuma derrota.

O próximo desafio do CR Flamengo será a disputa da Liga das Américas – 2009/2010, entre os dias 14 e 16 de dezembro, na Isla Margatita, Venezuela. Os adversários do time carioca serão Capitanes Arecibo (Porto Rico), Espartanos Margarita (Venezuela) e Halcones Rojos (México).
Fonte: ASE

CLÍNICAS ESPECIALIZADAS EM BASQUETEBOL POR LUIZ FERNANDO HELMINSKY
Dezembro 2009
Realizamos clínicas especializadas nos Fundamentos Técnicos do Basquetebol com ênfase na qualidade de execução dos movimentos.
Saiba mais
Capacitação para Professores e Monitores da Ed. Física
O programa CAPACIT INSIDE, tem o objetivo de realizar a capacitação profissional de Professores e Monitores de Educação Física, fazendo com que a abordagem e a aprendizagem do Basquetebol seja realizada com o melhor padrão de qualidade que o Inside Basketball se propõe a aplicar em todas as suas atividades.
Saiba mais
Estrutura Inside Basketball
Os programas Inside Basketball foram desenvolvidos visando sempre a Qualidade Total de execução dos movimentos dos Fundamentos do Basquetebol e com isso atender as diferentes necessidades de cada participante.
O Inside Basketball possui todo o material (bolas, coletes padronizados, toalhas padronizadas, squeezes padronizados, carrinhos de bolas, equipamento de projeção, Planilhas de Controle Individualizadas, etc.) para a aplicação das atividades dos programas, sendo assim, necessita somente de uma quadra coberta disponível para as atividades serem desenvolvidas.
Os coordenadores do Inside Basketball se deslocam com toda a sua estrutura até os locais onde serão aplicados e desenvolvidos os programas, aumentando dessa forma a flexibilidade de aplicação das atividades em diferentes locais.

INICIA A DISPUTA DO ESTADUAL MINI NESTA SEXTA

O Círculo Militar de São Paulo abre sua participação no Campeonato Estadual Mini Masculino – 2009, nesta sexta-feira (11 de dezembro), às 19h00, enfrentando o Nosso Clube de Limeira, no ginásio Presidente Médici (Círculo Militar), em São Paulo (SP), na jornada de abertura (jogo 02). Na preliminar, jogam ASPA/Franca e São Bernardo/Associação, às 17h30, no mesmo local (jogo 01).

Para chegar a esta etapa da competição, o Círculo Militar de São Paulo ficou com a primeira colocação no Campeonato Mini Masculino da Grande São Paulo – 2009, fechando a etapa decisiva com seis pontos, decorrentes de três resultados positivos. Na fase inicial, o time da Capital ficou com a primeira colocação do Grupo B, somando 32 pontos, em 16 jogos realizados (16 vitórias). Já na segunda fase – Série Ouro, o Círculo ficou com a segunda colocação do Grupo D, atrás apenas do São Bernardo/Associação, com 18 pontos, em dez partidas disputadas (08 vitórias e 02 derrotas).
Na seqüência do estadual, sábado (12 de dezembro), a partir das 09h00, os jogos são estes: vencedor do Jogo 01 x perdedor do Jogo 02. Já no domingo (13 de dezembro), às 09h00, quando acontece à jornada final, que decide o grande campeão, os duelos, são: perdedor do Jogo 01 x perdedor do Jogo 02 e vencedor do Jogo 01 x vencedor do Jogo 02.
Fonte: ASE

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO. PAULISTA (A-2) E LIGA DAS AMÉRICAS EM NOTÍCIAS

NACIONAL FEMININO: CATANDUVA SEGUE LIDER

Encerrando da quarta semana do 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou do Botafogo (RJ) por 92 a 60 (42 a 38 no primeiro tempo), em General Severiano, no Rio de Janeiro. A cestinha da partida foi a pivô alvinegra Kelly Cota com 25 pontos e ainda pegou oito rebotes. Pela equipe paulista, Gilmara foi a principal pontuadora com um Duplo-Duplo: 20 pontos e 11 rebotes. Outros destaques na partida foram a ala/armadora Camila Lacerda, do Botafogo, com 19 pontos, quatro assistências e três rebotes, e a ala/pivô Sílvia Gustavo, de Catanduva, com 19 pontos, oito rebotes, quatro assistências, três recuperações e três bloqueios.

Na outra partida, o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) foi até Blumenau e conseguiu a vitória sobre o Verde/Uniasselvi (SC) por 72 a 53 (35 a 34), no ginásio Galegão. Gislaine Paulino foi a cestinha do jogo, anotando 18 pontos pela equipe catarinense. Renata de Oliveira foi a principal ponturadora de Americana com 14 pontos. O time de Vasto Verde teve mais dois destaques no jogo: Mariana Camargo com 17 pontos e cinco rebotes, e Patrícia da Silva com um Duplo-Duplo (dez pontos e dez rebotes). Por Americana, Carina Fellipus anotou onze pontos e oito rebotes e Flávia Luiza converteu oito pontos e pegou nove rebotes.

A quinta semana começa no sábado (dia 12), com quatro jogos: Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos (SP) x Vasto Verde/Uniasselvi (SC), em Ourinhos (17h); VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP) x São Bernardo (SP), em Americana (17h), Santo André (SP) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP), em Santo André (18h); e São Caetano/UNIP (SP) x Botafogo (RJ), em São Caetano (19h).
Simone (Santo André) continua a lider dos rebotes:média de 11,3

RESULTADOS

Segunda-feira (dia 7 de dezembro)
São Caetano/UNIP (SP) 71 x 53 AFP/São Bernardo (SP)
Cestinhas: Nádia (SCAE) 28pts e Márcia (SBER) 15pts
Jogadora mais eficiente: Nádia (SCAE) 32pts

Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) 77 x 44 Santo André (SP)
Cestinhas: Micaela (OURI) 20pts e Ariadna (SANTO) 13pts
Jogadora mais eficiente: Micaela (OURI) 19pts
Árbitros: Fábio Kover (SP), Andreia Regina Silva (SP) e Márcio Nogueira (MT)


— Terça-feira (dia 8 de dezembro)
Vasto Verde/Uniasselvi (SC) 53 x 72 VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana (SP)
Cestinhas: Gislaine (VAS) 18pts e Renata (AME) 14pts
Jogadora mais eficiente: Flávia Luiza (AME) 17pts

Botafogo (RJ) 60 x 92 Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – Ginásio do Botafogo
Cestinhas: Kelly Cota (BOT) 25pts e Gilmara (CAT) 20pts
Jogadora mais eficiente: Sílvia Gustavo (CAT) 26pts
Árbitros: Vander Lobosco Júnior (RJ), Regina Pereira (AL) e José Augusto Daibert (TO)

CLASSIFICAÇÃO
1º Catanduva; 2º Americana; 3º Ourinhos; 4º Santo André; 5º São Caetano; 6º Vasto Verde; 7º Botafogo; 8º São Bernardo
Fonte:CBB

SEMIFINAIS DO PAULISTA DA SÉRIE A-2 COMEÇAM HOJE

A série melhor-de-três do playoff – semifinal do Campeonato Paulista Masculino da Série A-2 – 2009 começa nesta quarta-feira (09 de dezembro) com a realização da primeira rodada.

O Unifadra/Nutrileite/Dracena encara o Rio Pardo FC/DEC, às 20h00, no ginásio Municipal Dovilho Moura, na cidade de Dracena (SP). Para chegar a esta fase, o time da casa concluiu sua participação na fase inicial na quarta colocação, com 22 pontos em 14 jogos disputados (08 vitórias e 06 derrotas); enquanto o visitante fechou a etapa na primeira colocação, com 26 pontos e as mesmas 14 partidas realizadas (12 vitórias e 02 derrotas).

No playoff – quartas-de-final, o Unifandra/Nutrileite/Dracena eliminou o ECUS/Suzano, com duas vitórias e uma derrota, e o Rio Pardo FC/DEC eliminou o Jacareí/Fíbria/Coop Médica, com duas vitórias.

Na primeira fase da competição foram dois confrontos entres estas equipes, com duas vitórias do Rio Pardo FC/DEC: 109 a 82, fora de casa, no turno; e 90 a 42, em casa, no returno.

O Unimed/Funada/Tênis Clube Prudente recebe a visita do AABI/Clinesp/Artur Nogueira, às 20h00, no ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, na cidade de Presidente Prudente (SP). Na fase inicial, as duas equipes realizaram campanhas similares, com 24 pontos, em 14 jogos disputados (10 vitórias e 04 derrotas), no entanto, a equipe de Artur Nogueira ficou com a segunda colocação nos critérios de desempate; enquanto o time prudentino fechou a etapa em terceiro.

No playoff – quartas-de-final, o Unimed/Funada/Tênis Clube Prudente fez 2 a 1 no América/UNIRP/Rodobens/SMEL/Abzil. Já o AABI/Clinesp/Artur Nogueira, eliminou o São Caetano EC, por 2 a 1.

Nos confrontos válidos pelo turno da fase inicial, foram duas vitórias favoráveis ao AABI/Clinesp/Artur Nogueira: 100 a 69, no turno, em seu ginásio; e 80 a 78, no returno, na casa do rival.
Fonte: Frederico Batalha e ASE

LIGA DAS AMÉRICAS: MINAS É ELIMINADO


O Minas perdeu as três partidas disputadas em Córdoba na Argentina e está fora da competição.
Perdeu para o Quimsa (75 x 82); Soles Mexicali (86 x 87) e Atenas (85 x 110).
Flamengo, Joinville e Brasília ainda vão estrear na competição.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PARAÍSO BASQUETEBOL: AINDA A FESTA

No encerramento da temporada do basquete do Paraíso Basquetebol, ganhou um churrasco oferecido por José Paulo Algarte.