quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CATANDUVA QUER SEDIAR SUL AMERICANO DE CLUBES


Cerca de 30 anos após a conquista do título do Sul Americano de clubes, obtido no Peru na década de 1980, Catanduva volta a disputar esse ano a competição mais importante de basquete feminino na América Latina. A diretoria do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva pretende pleitear, junto a Confederação Sul Americana de Basquete, ser a sede da competição. O torneio, que será realizado no período de 21 a 26 de junho, ainda não tem sede definida e reúne as campeãs nacionais do Brasil, Argentina, Peru, Paraguai, Uruguai, Chile, Equador e Colômbia, além dos países que também tenham competições internas. Esse ano, o Brasil será representado por Catanduva. Ourinhos é a atual campeã da competição.
O técnico catanduvense Édson Ferreto, remanescente da primeira conquista do Sul Americano, acredita que o município tem estrutura para receber a competição. “Temos público que gosta de basquete feminino e ginásios que possam receber as partidas. O que pode faltar são os investimentos quanto à logística dos clubes para virem até o Brasil”, comentou o treinador. Ferreto citou exemplo da equipe do Peru, que segundo ele, ‘poderia vir de ônibus até o Brasil’. “Acredito que seja possível que elas se desloquem até o Brasil para participarem da competição. Catanduva tem condições, desde que não ocorram gastos financeiros excessivos para que a competição fosse realizada”, comentou. O presidente do clube catanduvense, Pedro Macchione, diz que a definição quanto à sede da competição ocorre através de acordos entre as confederações. “É uma decisão entre as Confederações dos países que estão envolvidos, mas aguardamos posição da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) quanto a isso. Seria um sonho realizarmos aqui, mas a princípio acho muito difícil, até por limitação de ginásios”, disse o presidente.
Desde a criação do Sul Americano, apenas times brasileiros conquistaram o título do torneio. O primeiro foi Catanduva, em 1981. O maior vencedor é Piracicaba, com quatro: 1986, 1987, 1989 e 1991. Prudentina e Sorocaba possuem dois títulos cada, em 1983/1984 e 1993/1996, respectivamente. Jundiaí (1990), Paraná (1998), Santo André (1999) e Ourinhos (2009) integram o rol das demais campeãs da competição.
Fonte: Painel do Basquete Feminino

Nenhum comentário: