sábado, 8 de maio de 2010

MARCELO BARBOSA,TÉ, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

TÉ: "O BASQUETE É O ESPORTE MAIS EMOCIONANTE DO MUNDO" Há alguns anos, conheci o basquete de Casa Branca, uma maravilhosa equipe, disputando as competições paulistas e nacionais. Fiquei encantado com o basquete apresentado pela equipe, principalmente, por um armador, até de baixa estatura, mas com um basquete inversamente proporcional ao seu tamanho. Fui fazer uma matéria para o rádio e também jornal em que atuava na época (no jornal, estou até hoje), com o referido armador. Foi uma reportagem muito interessante, o atleta detalhou tudo a respeito no nosso esporte, sua luta, seus problemas, suas dificuldades e, sobretudo, muito conhecimento de causa.
Alguns anos depois, fazendo um jogo novamente de Casa Branca, aquele armador estava no banco, mas para comandar sua equipe e como de praxe, me recebeu com toda sua atenção e mais uma vez, pude divulgar seu basquete, dessa vez, como técnico.
Anos se passaram e dias atrás, tive no mínimo uma dupla ou tripla (ou mais....),felicidade de reencontrar com o meu amigo exatamente numa festa do basquete. Desta vez ele não estava nem jogando, nem dirigindo sua equipe, mas sim, com toda justiça, recebendo um troféu digno de seu trabalho na modalidade: MELHORES DO ANO.
Estou falando de Marcelo Barbosa, o Té, que meus leitores terão a oportunidade de conhecê-lo melhor, nesta entrevista.

1- CHUÁ – Té, quero que você fale um pouco de sua carreira como jogador de basquete, quando começou até chegar hoje, um grande técnico.
- Comecei a jogar nas escolinhas do município de Casa Branca no tradicional Clube a ACCPE, depois passei por vários clubes como jogador e voltei para Casa Branca onde também tiver o prazer de finalizar minha carreira de jogador. Ser técnico sempre foi meu objetivo, no decorrer da minha atuação como jogador, sempre dirigi as categorias de base, o que sem dúvida me deu muita experiência para seguir este desafio

2 – CHUÁ - E quando começou a gostar de basquete
- Casa Branca foi uma referência na modalidade, o potencial humano para o basquete era incrível e a prática do basquete era constante, por isso escolhi o basquetebol.

3 – CHUÁ – Você trabalhou com o basquete desde as categorias de base, o que mais está faltando nessas categorias para que nosso basquete cresça cada vez mais?
- As categorias de base a formação de atletas precisa voltar a ser prioridade, mas para isso, a visão gestora precisa ser alterada, o apoio para os clubes formadores precisa estar na pauta dos dirigentes, outro olhar administrativo precisa ser discutido, creio que assim podemos revelar novos talentos e fortalecer o basquetebol novamente.

4 - CHUÁ – Como é o dia a dia de treinamento de sua equipe?
- Intenso e dinâmico, trabalhamos focados na modernidade que o basquetebol exige.

5 - CHUÁ – Qual foi sua partida inesquecível?
- Quando voltei para Casa Branca disputamos a série A2, onde fomos campeões contra Araraquara, mas na semi-final jogamos contra a equipe de Rio Preto, que jogava o ala da seleção brasileira Alex. Perdemos o primeiro jogo em Rio Preto por 2 pontos e no segundo em Casa Branca estávamos perdendo de 20 pontos, viramos o jogo e vencemos a partida e seguimos vencendo até o título, essa foi sem dúvida uma das principais conquistas.

6 - CHUÁ - O basquete já deixou você triste alguma vez? Como foi?
- O basquete é o esporte mais emocionante do mundo, portanto a tristeza e a glória sempre estão próximas. Portanto são muitas alegrias e muitas tristezas.

" O BASQUETE DO HOJE: MENOS TALENTO E MAIS CONDIÇÃO FÍSICA"

7 - CHUÁ – O que mais mudou no nosso basquete de seu tempo como jogador, para os dias de hoje?
- Menos talento e mais condição física

8 - CHUÁ – Nos aspectos técnicos e táticos, o nosso basquete evoluiu pouco ou foram as demais potências do mundo que evoluíram demais e o Brasil não conseguiu acompanhar essa evolução ?
- Acho que evoluímos sim! O problema que a modalidade basquetebol é muito forte no mundo, o Brasil não pode é ficar como coadjuvante sempre, precisa mais ousadia e outro olhar para a formação de atletas e toda organização.

9 – CHUÁ – O seu trabalho levou o Arthur Nogueira a grandes conquistas, qual sua meta para esta temporada?
- Não é o meu trabalho é o nosso trabalho, foi um nascer rápido e vitorioso, nossos objetivos é melhorar nossa estrutura para disputar a elite do paulista e realizar o basquete em Artur Nogueira como um todo.

10 – CHUÁ – O que está faltando para o nosso basquete e como vê o futuro com a criação da LNB?
- Visão estratégia, gestão profissional, espero que essa nova composição dirigente possa fazer os enfrentamentos necessários para resgatar o basquetebol internamente e em todo mundo. A criação do Novo Basquete Brasil foi importante e está sendo um sucesso, espero que criem a série B e criem novas oportunidades para outros clubes e estados.

11 – CHUÁ – Quem foi sua inspiração para que você se tornasse um jogador e posteriormente, um grande treinador?
- Oscar e um grande técnico o eterno Hélio Rubens, minha referência.

12 – CHUÁ – Quero que você fale um pouco das dificuldades, de um jogador de menor estatura, marcar outro bem maior.
- Os jogadores baixos ainda são necessários e extremamente importantes para o basquetebol. As dificuldades são apenas em baixo da cesta.

13 - CHUÁ – Fale de um (ou mais) fato inusitado acontecido com você, durante sua vida de jogador e também como treinador.
- Estava jogando um play-off contra o paulistano categoria juvenil e no arremesso de um atleta do Paulistano próxima a zona morta, ao lado do meu banco, estava em pé e segurei seu calção sem ninguém ver e o arremesso foi prejudicado. Como jogador foram muitos!!

14 - CHUÁ – Por quê, TÉ?
.- Muitos Marcelo no Bairro e tinha Telo, Telinho, Thé, e o meu ficou Marcelo TÉ


COMPETIÇÃO DE 3 PONTOS

CHUÁ- Uma cidade - Ribeirão Preto

CHUÁ – Um país - Brasil atual

CHUÁ – Campo ou praia - Guarujá

CHUÁ – Prato preferido - Picanha com cerveja

CHUÁ- Um sonho realizado - Minha filha Marcela

CHUÁ – Um sonho a realizar - Estabilidade no basquetebol

CHUÁ – Um ídolo no basquete - O Presidente Lula

CHUÁ – Uma mulher bonita - Minha esposa Daniela

CHUÁ – Imprensa - Carta Capital

CHUÁ – Um livro - "Intermitências da Morte"

CHUÁ – Um filme - Avatar

CHUÁ – Amor - Imprescindível o que move a vida

CHUÁ – Amizade - Forma de preservar o comportamento ético

CHUÁ – Deus - O sentido da nossa existência, um agradecer diário e minha prioridade de vida, de servir!!!

CHUÁ – Uma música. - "Será" Legião Urbana

CHUÁ – Seleção brasileira - Objetivo final

CHUÁ – O que você mais gosta - Basquete e política

CHUÁ O que mais detesta - Falsidade

CHUÁ – A cesta mais certeira de sua vida - Meu casamento, minha família.

Té, quero que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para melhorá-lo.
Não desista de seus sonhos!!!

Nenhum comentário: