sexta-feira, 3 de junho de 2011

ARIADNA CAPIRÓ, A CUBANA DE SANTO ANDRÉ, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

"Gostei tanto do Brasil, que vim para uma temporada de 3 meses e já estou aqui há 5 anos" Morena, linda, charme, distinção, elegância, muito educada e atenciosa, Ariadna Capiró, nasceu na cidade de Havana, na paradisíaca ilha de Cuba. Tem um currículo invejável na sua carreira de basquete, sendo campeã pan-americana, em 2003, defendendo seu país. Está no Brasil desde 2006 e aqui, já obteve conquistas importantes e marcantes como a de melhor jogadora e cestinha da primeira Liga Nacional de Basquete. Filha de um dos melhores jogadores de Beisebol de Cuba, atravessa grande fase de sua carreira, defendendo a equipe de Santo André que acabou de conquistar o título de campeã paulista, vencendo a forte equipe de Americana por 3 jogos a 1.
A bela Ariadna, que fala muito bem o nosso português, me atendeu gentilmente para esta entrevista. Ariadna, primeiramente, quero agradecer sua amável atenção e que você fale um pouco de sua carreira como jogadora de basquete, quando começou até chegar hoje ao hoje ao Santo André, com o título de campeã paulista.
Comecei a jogar quando era criança, tive passagens pelas seleções de base, juvenil e fiquei 4 anos na seleção adulta até que decidi jogar profissionalmente fora do país. Fora de Cuba, joguei em outros países até chegar ao Brasil. Foi aqui que realmente me adaptei melhor e comecei a ganhar maturidade como jogadora. Antes do jogar pelo Santo André, passei pelos clubes de Marilia, Catanduva e Ourinhos, mas realmente criei raízes aqui em Santo André, onde Laís me deu confiança para jogar e o resto da historia foi conseqüência e fruto do trabalho em grupo que é feito aqui em Santo André..



E quando começou a gostar de basquete?
No colégio quando tinha 9 anos gostava de vôlei, mas quando comecei a praticá-lo, percebi que não tinha nenhuma emoção por ele, um jogo meio monótono, ai eu assisti aos treinos do basquete, achei, mas dinâmicos e divertidos então decidi trocar de esporte, como gostava muito de correr, ficar todo o tempo me mexendo gostei mais do basquete.

Você já se sente brasileira e como é viver longe de seu país e por um longo tempo?
Com certeza me sinto um pouquinho brasileira, moro aqui há quase 5 anos, gostei tanto do Brasil que vim por uma temporada de 3 meses e acabei ficando, adoro a comida brasileira, também conheci muitas pessoas boas que me ajudaram bastante na vida, mas não é fácil viver longe da minha ilha por tanto tempo, a saudade é muito grande ainda mais da minha família.

Como você administra a saudade de Cuba e de sua família?
Tenho muito que agradecer as boas pessoas que apareceram na minha vida, que abriram as portas das suas casas para mim, que me fizeram sentir como em família, graças a essas pessoas que me dão tanto apoio, que hoje consigo lidar melhor com a saudade, em
Santo André fico muito a vontade, quase como se estivesse em casa, tenho um carinho especial por muitas das jogadoras do time, me dou muito bem com elas. A Laís conseguiu formar um bom time de boas jogadoras que também são pessoas do bem, então a boa companhia esta no meu dia a dia, isso faz que fique tudo como em família, somos bem unidas.

Qual foi sua partida inesquecível? Pode citar duas, uma lá de Cuba e outra aqui do Brasil.
Em Cuba teve um jogo muito importante para mim, um amistoso contra os Estados Unidos, que tive oportunidade de jogar contra grandes jogadoras como Lisa Leslie,Tina Thompson,Sue Bird,Diana Taurasi,Katie Smith,minha boa atuação nessa partida me rendeu uma vaga entre as 12 que iam participar dos jogos Pan-americanos de 2003.
No Brasil a partida inesquecível está bem fresca na minha cabeça: o quarto jogo e final do paulista, teve um gosto especial essa vitória.

O basquete já deixou você triste alguma vez? Como foi?
O basquete me deu muitas alegrias, mas também me deixou muito triste, me fez chorar muitas vezes e tive alguns momentos tão ruim que pensei em desistir de jogar. Acho que a situação mais triste da minha carreira esportiva foi a que me fez mudar de rumo. Foi em Cuba na seleção, por uma desavença com o treinador, terminei sendo injustiçada e fiquei fora da competição mais importante do ano. Aí nesse momento, repensei em tudo, em quantos anos treinei, me preparei, sacrifiquei ate chegar ai, ficar fora de um momento que podia marcar minha vida como jogadora me abalou muito e me fez ter coragem para tomar a decisão de sair do país e jogar profissionalmente. Hoje agradeço a quem tentou frear meu basquete, porque me fez enxergar por meio da dor que existia outra oportunidade e hoje me encontro aqui, neste país maravilhoso, que me abriu as portas .

Qual a emoção de ser campeã paulista, sendo a cestinha, 243 pontos e uma média de 17,3, excelente média e também campeã nacional aqui no Brasil? O ano de 2011 tem sido um ano de títulos, primeiro o titulo da LBF que foi uma conquista importante e agora este titulo Paulista que é meu primeiro depois de ser vice-campeã por duas vezes. No paulista, bati na trave duas vezes, mas como falamos em Cuba, "La tercera es la vencida", imagina quão especial é este titulo. Já fiquei muito triste antes, para poder rir hoje, mas graças a Deus, a Laís e a Arilza, que me deram a oportunidade de defender o time de Santo André, hoje consigo curtir muito essa conquista. Agora o mérito de ter feito um bom campeonato individualmente devo a minhas companheiras de equipe ,nosso trabalho em equipe que faz possível esses destaques individuais.


Qual foi sua conquista mais marcante?
Sem duvidas ,o titulo recem conquistado do paulista,foi um titulo que veio com todo um trabalho de superaçao do time.

Como foi sua infância, já gostava de basquete?
Minha infância foi como a de qualquer criança cubana, eu adorava correr, disputava corrida com as crianças da minha sala nos corredores do colégio. Mas tive uma infância feliz dentro do possível, era uma criança interativa, por isso acho que encaixei bem no basquete, minha mãe ficou feliz de eu fazer esporte porque chegava em casa cansada dos treinos, ai dava sossego para ela.

Quero que fale um pouco de Cuba, suas belezas naturais e de sua cidade Havana.
Como sempre falo para quem me pergunta, é uma ilha linda, para quem quiser sair de férias e ir para um lugar lindo, o destino é Cuba, ainda mais para quem gosta de mergulhar, adoro as praias, são lindas, areia branca e fina, água quente e cristalina,um verdadeiro paraíso. Minha cidade por ser capital é um dos pontos de referencia de nosso país, temos o “malecon” ,a Bahia de Havana, O Morro, que são pontos turísticos muito visitados, por ter sido colonia dos espanhóis, no centro da cidade ainda se conservam muitas edificações da época colonial.

Ritmos musicais como guajira, que eu gosto muito e outros típicos e cantores como Silvio Rodriguez, como é a aceitação deles em seu país?
Cubano adora música e dança. Em qualquer canto, se encontra um grupinho fazendo barulho e povo dançando, então tem tudo relacionado com musica. Cultura tem uma grande aceitação no nosso país e o Silvio Rodriguez, é um ícone da musica cubana ,o pais conserva muito bem esses ritmos musicais típicos da ilha,tem outros ritmos e estilos mais novos que tem aparecido com o passar do tempo, mas aqueles tradicionais seguem sendo uma das nossas riquezas culturais .

Como você define Fidel Castro? O que muda em Cuba sob o comando de Raúl Castro?
Não gosto muito de falar de política porque acho que não tenho conhecimentos suficientes para isso, também não de gosto de me envolver nesse tipo de temas tão polêmicos .Mas posso disser que tentar definir Fidel com algumas palavras é meio difícil,ele com certeza é uns das grandes personalidades do século XX e começo do XXI, a ele e a revolução agradeço e devo minha formação como atleta, enquanto a possíveis mudanças com o comando do Raúl, já teve algumas mudanças mais ainda são pouco significativas, por isso acho que não muda muita coisa ainda, segue a mesma falta de liberdade, grandes dificuldades econômicas para quem mora no país.Estou fora da ilha há mais de 5 anos, então em muitas coisas estou bem por fora, porque uma coisa é ver as noticias e outra bem diferente é viver a realidade, quando me comunico com minha família falamos mais de coisas pessoais.


"Gostaria de me naturalizar brasileira e jogar na seleção"
Gostaria de voltar para Cuba ou naturalizar-se brasileira ou viver nos dois países?
Gostaria de me nacionalizar brasileira e se fosse possível jogar na seleção,se tivesse como viver nos dois países ia adorar.

SEU TREINADOR IMOBILIZOU SUA MÃO DIREITA PARA QUE ELA APRENDESSE FAZER BANDEJA COM A ESQUERDA
Fale de um (ou mais) fato inusitado acontecido com você, durante sua vida de jogadora?
Fato inusitado, hum...deixa pensar...lembrei ,nas categorias de base tive um treinador que queria que eu tivesse domínio dos fundamentos com as duas mãos, sobre tudo na hora de fazer bandeja. Eu só fazia sempre pela direita, ele depois de um tempo quando cansou de tentar e não conseguiu, terminou imobilizando minha mão direita nos treinos, prendeu ela com uma corda durante uma semana, assim fiquei treinando só com a esquerda e fazendo bandeja só pelo lado esquerdo, mas uns dias e acho que hoje seria uma jogadora canhota,rs....Outro fato foi no mundial juvenil na República Tcheca no jogo contra França fiquei trancada no vestiário no intervalo do jogo, cansei de gritar ate que alguém depois de alguns minutos veio abrir a porta,o jogo tinha começado novamente e meu treinador ainda me deu bronca quando cheguei no banco.


Como é sua rotina em Santo André, treinos, estudos e sua diversão preferida nas horas vagas.
Treino de manha e a tarde, estudo a noite, tenho pouco tempo livre pra diversão pois faço um curso bem puxado, mas nas horas livres brinco e passeio com meu cachorro Giba e as vezes só fico em casa sossegada vendo tv.
"A COMIDA BRASILEIRA É GOSTOSA DEMAIS"
O que mais gostou aqui no Brasil?
Aaaaah! comida,é gostosa demais,rs.....
O basquete brasileiro ganha a vaga para as Olimpíadas?
Espero que sim e torço muito por isso


COMPETIÇÃO DE TRÊS PONTOS
Duas cidades - HAVANA-PARIS
Dois países - CUBA-BRASIL
Campo ou praia - PRAIA
Prato preferido - ARROZ-FEIJÃO-BANANA FRITA-COSTELA DE PORCO
Um sonho realizado - AINDA NÃO REALIZEI NENHUM
Um sonho a realizar - JOGAR NA WNBA
Um ídolo no basquete - KOBE BRYANT
Um homem bonito - RICHARD GERE
Imprensa-GLOBO
Um livro - BRIDA

Um filme - MARLEY E EU
Amor - MÃE
Amizade -NÁDIA Deus-PROTETOR
Cuba -SAUDADES

Brasil- AGRADECIMENTOS
O que você mais gosta - VER FILMES
O que mais detesta - BARULHOS
A cesta mais certeira de sua vida - ESTÁ POR VIR
Seu beijo especial vai para quem - MINHA MÃE

Ariadna, quero agradecer por tudo que tem feito por nosso basquete e deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para melhorá-lo.
Para quem gosta deste esporte lindo e maravilhoso, desejo primeiro que antes de bons jogadores, torcedores, treinadores, diretores, etc... sejamos melhores pessoas cada dia já isso é um bom começo para reerguer novamente nossa modalidade.

Nenhum comentário: