segunda-feira, 13 de junho de 2011

TIAGO ALEO, DO BAURU, VISITA SÃO TOMÁS DE AQUINO -MG

Tiago Aleo visita seus familiares em São Tomás de Aquino O armador do Bauru, o jovem Tiago Aleo, em companhia de seus país, Silvia e Almir Aleo, estiveram visitando seus familiares nesta cidade mineira de São Tomás de Aquino. Uma visita aos tios, também à dona Nica e senhor João, os primos Kátia, Edir, Sonia e Valter. A convite destes amigos, estive nesta “reunião de família” para conversar com este grande destaque do nosso basquete, Tiago Aleo, que rapidamente falou um pouco sobre sua carreira como jogador de basquete. Falou de sua equipe Bauru, da China, da Argentina. Cofira o que disse o simpático armador do Bauru.
Comecei minha carreira no Sírio, depois Pinheiros, fiquei uns 3, 4 anos depois para a Espanha, fiquei pouco mais de ano jogando em Valencia, voltei um período joguei na Hebraica e voltei novamente para a Espanha para jogar em Mérida e de volta ao Brasil.
Bauru
O basquete vem evoluindo bastante, fizemos uma temporada maravilhosa, um honroso 5º lugar e a uma vitória do líder, lutamos bastante e conseguimos a classificação para um torneio sul-americano.
China
Acabou a temporada, fizemos um torneio na China, fomos campeões onde também participaram equipes da Croácia e dos Estados Unidos.
Dia 27 agora voltaremos aos treinamentos e depois faremos uma pré-temporada na China, neste mês de julho.
Nesses 20 dias que ficamos na China, a maior dificuldade foi em relação a comida, muito complicada, cabeça de pato, pé de galinha, muito apimentada e as vezes doce, foi uma aventura e tínhamos que comer para não passar fome.
Na Espanha foi uma temporada que adquiri muita experiência. O basquete espanhol é muito cadenciado aprendi muito e hoje eles ostentam um título mundial. Aprendi bastante lá para trazer um pouco aqui para o Brasil.
Hoje em dia o basquete mudou bastante, antigamente tinha o atleta que só passava a bola o outro só arremessava hoje em dia você tem que fazer de tudo um pouco, ter um passe bom, arremessar bem, boa marcação, e tem que fazer tudo bem porque se não você não joga.
Antigamente a categoria de base tinha mais talentos. É necessário que hoje, se foque mais nas categorias de bases,
Argentina
Antes a Argentina era freguês do Brasil, hoje praticamente acontece o inverso, tudo isso foi fruto do trabalho bem feito nas categorias de base de lá, feito um trabalho progressivo até chegar a seleção adulta e foram campeões olímpicos
A carga de treinamento de um jogador é bem puxada, treinamos de segunda a sexta-feira, em dois períodos e jogos no final de semana, ou seja, trabalhamos sete dias por semana. A alimentação é balanceada e com acompanhamento, para podermos render o máximo no jogo.
O que mais falta ao nosso basquete, segundo Tiago, o basquete está numa crescente boa, mas ainda falta um incentivo maior pra todos, tanto de empresas como de televisão e de tudo para crescer como um todo. Dos jogadores, temos que aprimorar nossa técnica e ter mais experiências internacionais,
Divulgação do basquete em Bauru
Bauru é uma cidade que pode servir de espelho, pois em todos os jogos, na cidade tem ginásio lotado divulgação total, tv, jornais, rádio e isso tem que seguir em todas as cidades onde tem basquete

Foto: Tiago Aleo e Marcos

Nenhum comentário: