sábado, 10 de outubro de 2009

COPA BRASIL DE BASQUETE: ACESSO A LIGA NACIONAL


Copa do Brasil de basquete dará acesso à Liga Nacional/ NBB

Durante a partida do Campeonato Mineiro disputada na quarta-feira, 07/10, na Arena do Minas TC, entre o Minas TC e o Paraíso Basquetebol, o presidente do Minas Tênis Clube e da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjeni, afirmou ao secretário de esporte e lazer de São Sebastião do Paraíso e também diretor do Paraíso Basquetebol, Mariano Bícego, que em 2010 a disputa da Copa do Brasil de Basquete dará acesso à Liga Nacional, o Novo Basquete Brasil-NBB.
Mariano já havia feito anteriormente uma solicitação ao presidente Kouros no sentido de abrir o acesso a novos clubes que estão surgindo no cenário nacional, inclusive o Paraíso Basquetebol, prova do momento positivo que vive a modalidade após a criação do NBB.
Com a movimentação destas equipes, que estão discutindo inclusive a criação de um torneio alternativo, vem a notícia ventilada pelo próprio presidente, de que esta Copa será a porta de entrada para o NBB, observadas algumas ressalvas: "Hoje temos 19 equipes que possuem cotas da Liga e pretendemos fazer um campeonato com 20 times, o que já garantiria uma vaga para o campeão da Copa do Brasil, que seria uma unificação das copas regionais, através de uma segunda fase com os campeões das regiões do país buscando o título da copa nacional e a consequente vaga na Liga. Esta vaga pode se desdobrar em mais uma, desde que algum dos 19 membros da Liga não solicite seu direito de disputa no campeonato do NBB. Logicamente que os que conquistarem a vaga da Copa do Brasil, também terão de apresentar uma estrutura mínima para a disputa do NBB." afirmou Kouros ao dirigente do basquete paraisense.
Mariano se mostrou satisfeito com a afirmação do presidente Kouros:" O NBB e o esporte nacional só tem a ganhar com esta decisão pois o resultado será o crescimento e fortalecimento de mais equipes espalhadas pelo país e consequentemente o basquete brasileiro também crescerá com esta democratização. Além disto nossos dirigentes também estão pensando nas categorias de base, com a disputa de um campeonato desta categoria nas preliminares das partidas principais. O momento é de otimismo" afirmou o representante do interior mineiro."
Fonte: Mariano Bicego

Nenhum comentário: