segunda-feira, 18 de outubro de 2010

LIGA NACIONAL DE BASQUETE E PARAÍBA EM NOTÍCIAS

Liga Nacional de Basquete reúne técnicos do NBB
Treinadores debatem ideias para o NBB 2010/2011 e para o Campeonato sub-20
A Liga Nacional de Basquete (LNB) reuniu, nesta segunda-feira, os técnicos das equipes participantes do NBB 2010/2011 para discutir quesitos da competição e também possíveis opções para o futuro Campeonato Sub-20. Esse foi o quinto encontro oficial organizado pela LNB antes do início da temporada. Os árbitros, os representantes e as comissões de marketing e de administração já se reuniram nos últimos meses.
A reunião com os treinadores teve o intuito de expor o regulamento da competição, fórmula de disputa, critérios de classificação e desempate, além de abrir espaço para eles exporem suas opiniões e sugerirem possíveis adequações.
"Acho de fundamental importância este encontro dos técnicos, e a gente já vem fazendo isso desde a criação da LNB. São encontros onde os técnicos podem colocar as necessidades de cada equipe, tudo em prol do desenvolvimento do basquetebol e de um crescimento da Liga para, cada vez mais, a gente ter uma maior qualidade e elevar o nível técnico do campeonato", declarou João Marcelo Leite, técnico do Pinheiros/SKY.
Sob o comando de Lula Ferreira, gerente técnico da LNB, a reunião do comitê técnico seguiu com os debates sobre o NBB, além de discutir opções para o Sub-20, um projeto da LNB que já conseguiu aprovação via Lei de Incentivo ao Esporte e segue em fase de captação de recursos.
A arbitragem também teve seu espaço com o coordenador da área, o ex-árbitro Antonio Carlos Affini, que falou com os técnicos a respeito das novas regras implantadas pela FIBA e que serão válidas já nesta temporada.
Estreando no NBB como técnico nesta temporada, comandando o Winner/Limeira, Demétrius participou pela primeira vez da reunião do comitê e ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento do basquete nacional.
"Esta reunião é muito boa para a evolução da Liga e a evolução dos técnicos. É importante você saber o que cada treinador pensa, a maneira que cada um trabalha e expõe suas idéias. Acho que é muito importante você ter 15 cabeças pensantes para discutir uma idéia, uma opção, para que a Liga melhore cada vez mais. Então é legal a Liga ter essa abertura para a gente poder evoluir no nosso esporte, na nossa modalidade, e está todo mundo junto nisso", disse o treinador da equipe limeirense.
A temporada 2010/2011 do NBB começa no dia 29 de outubro, às 20h, com a partida entre São José/Unimed/Vinac e o atual campeão UniCEUB/BRB/Brasília. A SporTV transmite o jogo ao vivo.
Treinamento dos representantes
O início do NBB se aproxima e a Liga Nacional de Basquete segue com os preparativos para a nova temporada. No último sábado (16), a LNB reuniu em sua sede a equipe de representantes para realizar o treinamento e dar as últimas orientações antes do início do campeonato nacional.
O representante da liga é o profissional que representa a LNB em todas as partidas do NBB. É dele a responsabilidade de zelar para que tudo ocorra conforme o planejado durante o jogo. Cabe a ele, por exemplo, fazer cumprir o regulamento da competição e cuidar de toda a estrutura física do ginásio com antecedência.
"Esta é uma função fundamental, pois ele dá um respaldo ao trabalho dos árbitros, ao trabalho dos oficiais de mesa, os estatísticos e representa a Liga Nacional de Basquete na partida", explicou Lula Ferreira, gerente técnico da LNB.
Para esta temporada, a equipe de representante terá algumas novidades, entre elas a presença de três grandes nomes do basquete nacional: o ex-armador Cadum (foto), o ex-ala Zé Geraldo e o ex-pivô Marquinhos Abdalla, todos com passagens vitoriosas pela Seleção Brasileira.


PARAÍBA: BASQUETE DO FUTURO DO PROFESSOR SEBASTIÃO SANTOS VENCE
Um dia de vitória para o Projeto Basquete do Futuro Eletrobrás na Paraíba, não apenas na quadra, mas também no impacto social que acontece no bairro do Valentina Figueiredo. Os pais felizes incentivando sua garotada, tudo de tênis novo doado pelo Instituto Alpargatas, assim também os dirigentes que estão satisfeitos com o sucesso alcançado pelo Projeto.
O jogo foi contra o Colégio Motiva Ambiental e teve o placar final de 45 a 39 a favor do Basquete do Futuro. O destaque do jogo foi Ramon José (Basquete do Futuro) com 32 pontos. Pelo Motiva Campina Grande, os cestinhas foram Sérgio Santos e Nicolas Calado, ambos com 14 pontos na partida.
Com a vitória deste domingo (17), a equipe do Basquete do Futuro, do Professor Sebastião Santos (foto), garantiu vaga na final do Campeonato Paraibano. A outra vaga será disputada no próximo final de semana entre as equipes do Motiva Ambiental de João Pessoa e de Campina Grande.
Destacamos a competência da coordenadora estadual, Professora Fernanda Albuquerque, que busca parcerias para o crescimento do Projeto na Paraíba.
Após a partida, comentou emocionada “Agradecemos à CBB pela iniciativa do Projeto, à Eletrobrás pelo patrocínio, à Prefeitura de João Pessoa por acreditar no basquetebol paraibano e ao apoio do Instituto Alpargatas com o material de jogo, em especial, aos tênis que alegraram tanto as crianças num período de festividade para elas.
Um agradecimento especial vai para os pais que incentivam seus filhos na prática da nossa modalidade, fator que a cada dia nos incentiva a melhorar e cuidar do nosso basquete”.
O BASQUETE DO FUTURO ELETROBRÁS é um programa de iniciação ao basquete social, cuja finalidade é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 17 anos através do esporte e, ao mesmo tempo, popularizar e divulgar o basquete.
Na Paraíba, é desenvolvido pela Prefeitura da Capital desde março de 2009, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (SEJER) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com a Federação Paraibana de Basketball (FPB). As aulas acontecem da segunda à quinta-feira, pela manhã e da terça a quinta-feira no turno da tarde. No sábado à tarde acontecem os torneios internos com a participação de todas as turmas.

Nenhum comentário: