sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PARAÍSO TERÁ JOGOS DA LNB SUB-21

Liga Nacional de Basquete sub-21 confirmada em Paraíso
Competição voltada para o desenvolvimento de jovens atletas tem início marcado para o dia 23 de setembro
São Paulo - O Ministério do Esporte aprovou, nesta semana, em Brasília, o projeto da Liga Nacional de Basquete Sub-21, competição que tem o intuito de proporcionar um maior desenvolvimento aos jovens atletas na transição das categorias de base ao basquete adulto. O projeto é uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O Ministério garantiu a realização das duas primeiras edições da competição através de um convênio com as entidades.
Segundo o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, a participação do Ministério foi fundamental para a realização desta primeira edição. "Temos a Lei de Incentivo ao Esporte, mas não havíamos conseguido os recursos necessários para realização do campeonato. Graças ao aporte financeiro do ministério, este sonho torna-se realidade", afirmou.
A Liga Sub-21 está prevista para ser disputada em três etapas: duas classificatórias e um hexagonal final. O campeonato deverá contar com a participação de 16 equipes, que serão divididas em dois grupos de oito. Em cada chave, todos os times se enfrentarão entre si e os três primeiros colocados de cada lado se classificarão para o hexagonal final. Na fase decisiA primeira etapa da competição será realizada em Brasília (DF), entre os dias 23 de setembro e 03 de outubro. A segunda, na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), no período de 07 a 17 de outubro. E o hexagonal final será também na cidade mineira entre os dias 26 de outubro e 02 de novembro.
"Daremos início ao campeonato com um formato adequado as circunstâncias, mas a partir da próxima temporada, devemos fazer um formato que proporcione mais oportunidades a esses atletas de se desenvolverem", afirmou o gerente técnico da LNB, Lula Ferreira.
Além do desenvolvimento dentro de quadra, a Liga pretende com esse projeto proporcionar uma série de outras atividades para o crescimento individual dos atletas. Estão previstas, em cada uma das etapas, palestras com profissionais de outras áreas e ex-jogadores de basquete, além de clínicas técnicas e ações sociais nas respectivas comunidades das cidades que sediam o evento.
"Embora a LNB não tenha a intenção de fazer o trabalho de formação de atletas, essa é a maneira que encontramos para colaborar com o desenvolvimento dos jogadores que representarão nosso País na Olimpíada de 2016", afirmou Monadjemi. "Em parceria com a CBB, estamos proporcionando um campeonato forte para que os clubes possam dar rodagem a esses jovens talentos", completou.
O Secretário de Esportes de São Sebastião do Paraíso, Mariano Bícego, comentou a importância da realização do evento no município: "Sediarmos este evento é importante para o município, pois se trata de uma disputa nacional, que envolve grandes clubes do País e que atrairá a atenção da mídia e despertará nos jovens da cidade e da região os valores do esporte, além de trazer ao município pessoas importantes do esporte, referenciando a cidade." Entre as equipes que estarão na cidade entre os dias 07 a 17 de outubro estão o Flamengo, Franca Basquete, Limeira, Pinheiros, São José e outros. Já o prefeito Mauro Zanin ficou feliz com o sediamento de um grande evento no município: "Mais uma vez o esporte trará renda e divulgação ao município, sediando este evento, além de que a proposta do NBB é interagir com as escolas locais, realizando atividades e despertando nos jovens o gosto pela prática esportiva."

O presidente da Federação Mineira de Basketball, Márcio Oliveira Pinto, também se mostrou satisfeito com a realização do evento, destacando o crescimento no basquete do estado que pode ocorrer, principalmente na região: "Minas está no mapa dos eventos do basquete nacional e não só na capital, ficamos contentes em colaborar para o recebimento destas etapas da Liga em Paraíso e mais eventos virão para o município."

Nenhum comentário: