segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LUIS FELIPE RICCI MAIA, DE FRANCA, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

LUIS FELIPE RICCI MAIA, GRANDE DESTAQUE DAS CATEGORIAS DE BASE DE FRANCA

Ele está na seleção sub-15 e mesmo com tão pouca idade, já tem uma vasta coleção de títulos. Eleito como destaque do ano pela FPB, ele é Luis Felipe Ricci Maia, grande destaque da ASPA FRANCA e já entrou para o seleto grupo de jogadores que já vestiram a camisa da seleção. Meu entrevistado de hoje.

CHUÁ - Luis Felipe, quero que você fale um pouco de sua carreira como jogador de basquete, quando começou até chegar hoje a seleção brasileira.
LUIS FELIPE - Iniciei aos 5 anos, treinando na clínica comandada pelo Guerrinha, eu era o menor da turma, mas reclamava para o professor “que os pequenos me atrapalhavam”. Aos 8 anos fui para a escola do Chuí , que treinava no SESI e saí de lá quando passei na Aspa com 11 anos. Desde então treino no mínimo duas horas por dia, fora os jogos de finais de semana e treinos no Colégio. Este ano, estou em duas categorias, Infantil para a ASPA- campeonatos da Liga e Infanto Juvenil no SESI para a Federação.
Em 2009 fomos campeões do Interior, Estaduais pela Aspa, ganhamos também pelo Colégio, as Olimpíadas escolares Estadual, Brasileira e Sul- Americana no Equador.
Então, fiquei na seleção de ouro de todos estes campeonatos e cestinha de muitos jogos. Com estes resultados fui convocado para a seleção paulista , quando fomos campeões Brasileiros em julho de 2010 e para a seleção Brasileira sub-15, sendo escolhido como capitão do time por minha característica de armador que conduz o grupo. Foram 4 etapas de treinos e um torneio na Argentina.

E quando começou a gostar de basquete?
A primeira palavra que eu consegui falar foi bola, assim desde muito pequeno assistia aos jogos de basquete com minha família, chegava em casa e ficava horas arremessando numa tabela que tenho em casa.

E os estudos? Quais as matérias que você mais gosta? E como concilia seu tempo entre o basquete e os estudos?
Estou cursando o 1º. Ano do Ensino Médio. Tenho prazer em aprender, presto muito atenção na aula , pois não tenho muito tempo para estudar em casa. Desde pequeno tenho muita facilidade para os cálculos matemáticos, mas aprendi também a gostar de filosofia, história e principalmente discutir sobre ciências sociais e políticas.

O basquete atrapalha os estudos ou são os vice-versa?
Ajuda, pois a disciplina e o compromisso adquiridos na quadra são transferidos para a sala de aula.
Qual foi sua partida inesquecível?
Jogo contra o Paulistano em 2008. Quando faltavam 2 segundos para terminar o jogo e estávamos perdendo de 1 ponto, sofri a falta e converti os dois lances, dando a vitória ao meu time.

Você recebeu o troféu MELHORES DO ANO da Federação Paulista, como é a sensação de receber um prêmio como este e quais os prêmios que você gostaria de receber
É muito bom ser reconhecido, pois o trabalho é duro, são muitos treinos, renúncias de festas, jogos aos finais de semana, enfim, é gratificante receber este prêmio.

Você esteve na Argentina, defendendo a seleção nacional, como você vê o basquete do Canadá e Uruguai, seleções que vocês venceram e a Argentina a vencedora do torneio. No que o basquete da Argentina está melhor do que o nosso?
A Argentina sempre teve tradições nas categorias de base, o investimento é muito grande, existe uma base de treinamento, isto faz a diferença. . O Brasil este ano está com um projeto bem interessante e acredito na evolução das categorias de base, buscado este diferencial.

Gosta mais de atacar ou defender?
Minha maior característica é a defesa, mas a emoção da cesta é muito grande.

Quais são suas metas para as próximas temporadas?
Continuar jogando em Franca (Aspa), disputar o campeonato do Interior, Estadual e defender a seleção quando convocado, a próxima etapa é o Sul-Americano na Colômbia de 2 a 8 de Outubro deste ano.

Quem são seus ídolos no basquete?
Marcelo Huertas, Valtinho e Kobe Bryant.

Quem foi sua inspiração para que você se tornasse um jogador de basquete?
A cidade de Franca respira basquete, tudo aqui favorece e sem dúvida o meu pai também é minha inspiração.

Fale de um fato inusitado acontecido com você, durante sua vida de jogador?
Uma cesta que fiz do meio da quadra e o tempo estava estourando, coisas de NBA, foi no pré- mini ( 11 anos ) , no jogo final da Interligas contra o Chuí- Chuá na quadra do SESI de Franca.

Gostaria de falar mais alguma coisa que não perguntei?
Queria agradece a oportunidade de contar um pouco da minha história e do meu sonho de ser um grande jogador de basquete.

COMPETIÇÃO DE 3 PONTOS

Uma cidade
Franca
Campo ou praia
Campo
Prato preferido
Filé a JK
Um sonho realizado
Representar meu país

Um sonho a realizar
Cursar uma boa Universidade
Uma mulher bonita
Minha mãe
Um livro
Transformando Suor em Ouro ( Bernardinho)
Um filme
Coach Carter – Um treino para vida
Amizade
Meu time
Deus
Um grande companheiro
O que você mais gosta
Praticar esporte
O que mais detesta
Ficar sem fazer nada
A cesta mais certeira de sua vida
A seleção Brasileira

Luis Felipe quero que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para melhorá-lo.
Nunca desista de seus sonhos, jogue, lute, aprenda, brinque, conheça, viaje, treine... Enfim, aproveite tudo que esta escolha pode te oferecer e sempre com muita dedicação.

Nenhum comentário: