segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SUL-AMERICANO FEMININO: FALTAM 8 DIAS

CHILE: UM PAÍS E MUITOS SONHOS
Estamos no mês do Sul-Americano Feminino de Basquete Adulto e mais uma vez, estarei , se Deus quiser, estarei fazendo mais uma cobertura internacional de basquete. Desta será no Chile na cidade de Santiago para cobrir o Campeonato Sul-Americano Feminino de Basquete. Será minha oitava competição internacional e a terceira realizada no exterior.
Hoje, é o último dia para fazer credenciamento de imprensa, em formulário disponível no site da Federação Chilena de Basquete. Eu fiz e até enviei várias vezes meus e-mails, porém, não recebi resposta. Mas, este sufoco, para saber se estou credenciado ao não já estou acostumando com essa situação; para o Pré-olímpico da Espanha, foi semelhante, pedi minhas ajudas e recebi a noticia da aceitação do meu credenciamento exatamente, do Comitê Organizador do evento espanhol.
No ano passado para eu cobrir a Copa América Feminina em Cuiabá, não foi diferente, como viajei dois antes para o belo Mato Grosso, ainda não sabia se estava credenciando ou não: a FIBA AMÉRICAS ainda não havia liberado a relação nos nomes...
Hoje já estou com as passagens compradas bem como o hotel reservado, aliás, hotel reservado significa hotel pago! Isso aconteceu em Madrid e agora em Santiago, primeira tem que pagar o hotel para depois usufruí-lo.
Nesse ponto, ao contrario do hotel de Cuiabá, fiz a reserva por telefone, sem mesmo enviar xérox de documentos e só quando fechei a conta que aconteceu a hora do pagamento. São coisas e coisas...
Outro ponto marcante nessas minhas andanças atrás do basquete para poder divulgá-lo, ou melhor, são muitas as situações marcantes que tenho que destacar é o apoio da Confederação Brasileira de Basketball , CBB, principalmente através de seu departamento de imprensa, onde quando eu ligo lá, as atendentes já respondem: “-Marcos...” e da parte dessa maravilhosa equipe de profissionais da imprensa, só tenho recebido ajuda e mais ajudas
Nesta competição, a CBB escalou a Fernanda Di Lorenzo para acompanhar a nossa seleção ao belo país andino. A bela profissional da assessoria de imprensa me tranqüilizou: “-Marcos, não se preocupe, pode viajar tranqüilo que você será credenciado”
Quero agradecer a Fernanda, em nome de toda a equipe do departamento de imprensa da nossa CBB, agradecimentos extensivos aos ex-trabalhadores desta entidade que também muito que ajudaram: Mariza Mendes e Luiz Carlos Pinto. Muito obrigado por tudo e que Deus os recompense.
E também com a ajuda de meus santos protetores, estou prestes a realizar mais um grande sonho: conhecer o Chile! Chile das velhas canções andinas meus grandes ídolos da música como Violeta Parra, Patrício Mans, Victor Jara os ritmos mais ecoantes de um povo que sempre clamou sua liberdade, seu pensamento, e aos sons da flautas, zampoñas, quenas, charangos, entre outros tantos instrumentos que fazem a música dos Andes, ser conhecida como um canto de amor e unidade, não importando mesmo o país por onde esta imponente Cordilheira passa. Eu que nos meus programas aqui na minha querida Rádio São Tomás FM, entre eles, o CAMINHANDO PELA AMÉRICA, e EU, VOCÊ E A NOITE. Sempre em pensamentos eu quis transmitir e mais pura sensação de amor este sentimento mais puro confundindo com o próprio sentimento de que quem vive lá em cima dos Andes, e também, perto dele ou até mesmo na distancia, mas onde existe o verdadeiro amor, carinho e respeito por toda nossa América.
Espero poder falar muito mais ainda depois que eu conhecer o Chile.

HISTÓRIAS DOS SUL-AMERICANOS
Já foram disputadas 31 competições e o Brasil é o líder absoluto em conquistas com 22 vezes campeão. Em segundo lugar é o Chile com 4 conquistas; 3º Paraguai com 2 e em 4º Argentina, Colômbia, e Peru com uma conquista cada.
Ainda participaram da competição as seleções da Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela.

PRIMEIRO SUL-AMERICANO: CHILE CAMPEÃO
A primeira competição aconteceu exatamente onde acontecerá a 32ª, ou seja, na capital do Chile a bela Santiago e as donas da casa, foram campeãs. Participaram quatro seleçoes e a classificação foi a seguinte:
1º- Chile; 2º- Argentina; 3º- Brasil; 4º- Bolívia

Nenhum comentário: