sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OSCAR NO HALL DA FAMA E ARBITRAGEM

OSCAR VAI PARA O HALL DA FAMA DA FIBA
Genebra / Suiça – O cestinha Oscar Schmidt foi eleito para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basketball (FIBA). O anúncio foi feito nesta sexta feira (dia 20) pela entidade. Oscar se junta a Amaury Pasos, Hortência Marcari e Togo Renan Soares, o “Kanela”, na lista dos imortais do basquete mundial. A cerimônia de premiação da Classe de 2010 será no dia 12 de setembro, no hotel Swissôtel, em Istambul e haverá uma homenagem na final do Campeonato Mundial, no mesmo dia.
Desde sua primeira seleção brasileira adulta, em 1977, até a despedida na Olimpíada de Atlanta, em 1996, Oscar disputou 326 partidas oficiais e marcou 7.693 pontos com a camisa do Brasil. O “Mão Santa”, como ficou conhecido mundialmente, esteve presente em importantes conquistas do basquete brasileiro entre elas a medalha de bronze no Campeonato Mundial das Filipinas (1978), a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (1987) e três títulos Sul-Americanos (1977, 1983 e 1985).
Em Atlanta, Oscar alcançou a incrível marca de 1.093 pontos em cinco edições dos Jogos Olímpicos. Este recorde rendeu ao atleta o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI), que, prestando uma justa homenagem, premiou o jogador com a “Ordem Olímpica”. Oscar deixou as quadras em 2003, quando atuava pelo Flamengo (RJ).

Confira a lista completa da classe de 2010 do Hall da Fama da FIBA
Jogadores:
Arvydas Sabonis (Lituânia)
Cheryl Miller (Estados Unidos)
DitoMeneghin (Itália)
Dragan Kicanovic (Sérvia)
Natalia Zassoulskaya (RUS)
Oscar Schmidt (Brasil)
Vlade Divac (Servia)

Técnicos:
Lindsay Gaze (Austrália)
Evgeny Gomelsky (Rússia)
Mirko Novosel (Croácia)

Arbitros:
Jim Bain (Estsados Unidos)
Konstantinos Dimou (Grécia)
Contribuidores
George Killian (Estados Unidos)
Hans-Joachim Otto (Alemanha)
Ernesto Segura de Luna (Espanha) – in memorian
Abdoulaye Seye Moreau (Senegal)
Al Ramsay (Austrália)*
* Al Ramsay foi eleito para a Classe de 2009, mas será premiado oficialmente este ano.

Sobre o Hall da Fama FIBA
O Hall da Fama da FIBA, localizado em Alcobendas (Madri/Espanha), foi inaugurando no dia 1º de março de 2007 para preservar a memória do basquete internacional. Na ocasião, a FIBA decidiu prestar uma homenagem póstuma e relacionou 19 pessoas que contribuíram para o esporte para estrear o memorial. Dentre os nomes escolhidos estão os brasileiros Renato Righetto (árbitro), Antonio dos Reis Carneiro e José Cláudio dos Reis (contribuidores). Em setembro de 2007, foi eleita a primeira classe do Hall da Fama. Mais informações no site www. halloffame.fiba.com/
Fonte:CBB
PIOVESAN: AVALIAÇÃO PARA ÁRBITROS
As coordenações de arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e da Liga Nacional de Basquete (LNB) se reuniram no último dia 13, em São Paulo (SP), para discutir a seleção e avaliação de árbitros do quadro da CBB para a terceira edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o 3º Seminário Eletrobras de Arbitragem, entre outros. Participaram do encontro Marcelo Avila (coordenador de arbitragem da CBB), José Augusto Piovesan (supervisor de arbitragem da CBB), Sérgio Domenici (gerente executivo da LNB) e Antonio Carlos Affini (coordenador de arbitragem da LNB). "Os árbitros serão escolhidos de acordo com a filosofia de renovação, mesclando os mais novos com aqueles que já possuem experiência internacional e nacional. Aumentamos o número de avaliadores para obter um melhor resultado estatístico do desempenho dos oficiais. A atuação dos árbitros será avaliada a cada fase do NBB, determinando quem vai participar da etapa seguinte. A partir de agora, os uniformes dos árbitros nos países sul-americanos terão números nas costas (de 11 a 99), como já acontece na NBA, NCAA e ACB. Também marcamos o 3º Seminário (de 30 de setembro a 2 de outubro), em Campinas (SP) para estudo da modificação das novas regras FIBA, análises de vídeo, prova física e outros procedimentos", comentou Marcelo Ávila, coordenador de arbitragem da CBB.
Fonte: CBB

Nenhum comentário: