quinta-feira, 25 de novembro de 2010

HISTÓRIAS DO SUL-AMERICANO DE TRINIDAD (1)

O BASQUETE NAS ALTURAS DOS ANDES: PERU
Com certeza, todos os deuses incas desde dos mais altos dos altares de um mundo de sonhos e de paz transmitidos aos sons das quenas, charangos e zampoñas, hoje estão felizes e realizados. Sabendo que o seu império se espalhou por toda a América e quem é o responsável por todo esse feito é a equipe feminina sub-15 do basquete do Peru. A bela equipe peruana comandada pelo treinador Yuri Pereda Navarro, seu assistente Ronald Rivera, me recebeu em seu hotel durante seu período de descanso, as maravilhosas peruanas interromperam um pouco de jogos de lazer para falar comigo. Sempre atenciosa, me responderam com detalhes, sendo que algumas me disseram que falavam um pouco de português. Kobe Bryant, Lebrom James e também a treinadora do Brasil Janeth Arcain, foram nomes citados pelas meninas, como os melhores que já viram jogar.
O técnico Yuri, disse que o basquete feminino em seu país, possui mais equipes no interior e citou a grande competição ADECORE – Campeonatos de Colégios Religiosos e a prática deste esporte ocorrem mais nas escolas.
Ica e Tarma são cidades que apresentam boas equipe de basquete e na capital, Lima o basquete feminino começa a crescer também.
Meus agradecimentos à gentileza do técnico Yuri, que também interrompeu um pouquinho do almoço de sua equipe para uma foto exlcusiva; à toda sua comissão técnica e as belas, simpáticas e alegres “chicas” peruanas: Fernanda Garcia, Claudia Nieto, Karina Mendoza, Paula Arribas, Carla Soto, Gianella Nayarrette, Rossi Perez, Camila Zapata, Pierina Manrique, Maria Cossio, Antonella Carbone e Alejandra Amarillo. Não se esqueçam que vocês fazem o basquete crescer.























































Nenhum comentário: