sexta-feira, 9 de setembro de 2011

LNB REALIZA CLÍNICA PARA COMISSÁRIOS

LNB realiza clínica de capacitação para comissários
A função será instituída no NBB 2011/2012 para dar um suporte maior aos mesários e árbitros durante as partidas. Nove comissários darão início ao trabalho.
O Departamento Técnico e de Arbitragem da Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), realizou, nesta quinta e sexta-feira, em São Paulo, uma clínica de capacitação para comissários. A partir da próxima temporada do NBB, a Liga instituirá a figura do comissário, que terá como objetivo supervisionar o trabalho dos oficiais de mesa e auxiliar os árbitros durante as partidas.

O ex-árbitro internacional, Antônio Carlos Affini será o responsável pela coordenação desse projeto, que contará, no princípio, com a atuação de nove comissários. Além de Affini, outros oito ex-árbitros conceituados do basquete nacional farão essa função. São eles: Enaldo Batista (SC), Fátima Aparecida (SP), Luiz Carlos de Carvalho (SP), Marcos de Almeida (SP), Nelson Ramos (RJ), Sergio Pranchevicius (SP), Vander Lobosco (RJ) e Vasco Naves (DF).
"É um momento histórico da arbitragem nacional. A função de comissário já é comum nas competições internacionais, mas aqui no Brasil, isso ainda não havia sido feito. Só tenho que agradecer pelo convite e colaborar da melhor maneira possível", afirmou Fátima Aparecida, única brasileira comissária da FIBA (Federação Internacional de Basquete) e que ajudou na elaboração da clínica LNB.
Os nove comissários passaram por uma série de atividades nesses dois dias de clínica, desde a análise de vídeos e regras até a definição de alguns critérios de padronização da função.
"É um trabalho que vem para somar ao desenvolvimento da arbitragem nacional. Queremos, com os comissários, dar um suporte maior aos árbitros e oficiais de mesa durante as partidas e, assim, dar uma segurança maior para o jogo", afirmou a coordenadora de arbitragem da LNB, Flávia Renata de Almeida.

Nenhum comentário: