terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

NOVA MUTUM (MT) E UMA HISTÓRIA DE AMOR AO BASQUETE POR MARCO CHAVES

PROFESSOR MARCO CHAVES E O BASQUETE DE NOVA MUTUM (MT)
E A HISTÓRIA DE UM VERDEIRO AMOR AO BASQUETE
Tenho a grande satisfação de publicar uma matéria envia pelo professor de basquete, Marco Chaves, da cidade de Nova Mutum (MT) e você leitor, terá a satisfação de ver um trabalho feito longe dos grandes centros do esporte da cesta. Tenho certeza que, num futuro próximo, a Nova Mutum, estará no Mapa Múndi do Baquete e o professor Chaves, está escrevendo esta história página por página que jamais serão apagadas.
Parabéns professor, em cada ponto do Brasil precisa ter um MARCO CHAVES!
Você faz o nosso basquete crescer.
E vamos à matéria
APRESENTAÇÃO
Meu nome é Marco Antonio de O. Chaves, sou formado em Educação Física, me especializei em Ciência do treinamento Desportivo, e atuo como técnico de basquete FEMININO E MASCULINO desde fevereiro de 2006, quando era estagiário da renomada instituição SESI (Serviço Social da Indústria), na cidade de Botucatu-SP. De lá para cá, tive a oportunidade de trabalhar em instituições governamentais e privadas, desenvolvendo o basquete de forma competitiva, social e de lazer, respeitando sempre a realidade os objetivos de cada entidade.
Estive a frente de equipes de base e adultas de ambos os sexos em inúmeros campeonatos de caráter municipal, regional, estadual, universitário e industrial, e sempre apões muita dedicação obtivemos inúmeros resultados expressivos.
O meu objetivo é ser técnico da seleção brasileira de basquete feminino, e por esse motivo trabalho duro, buscando constante atualizações nas literaturas, em vídeos didáticos, na internet, em clinicas, trocando informações com outros profissionais, entre outros recursos. Dentro deste contexto procuro passar o que há de melhor para minhas atletas, independente do lugar que eu trabalhe, para que as mesmas alcancem uma excelente performance não só na quadra, como na sociedade.
Desde o primeiro momento que eu recebi a proposta do ex secretário de esporte de Nova Mutum (Benedito Furquim), para trabalhar como técnico de basquete feminino do município, a minha intenção foi contribuir de forma positiva para a implantação e o crescimento do basquete feminino do município.
Passei todo mês de janeiro e fevereiro elaborando um planejamento o qual foi colocado em pratica após minha contratação no mês de março de 2010, onde fui a todas as instituições de ensino de Nova Mutum apresentar o basquete ao publico feminino de 07 a 17 anos de idade. As meninas que estudaram no período matutino e vespertino tiveram a oportunidade de conhecer a modalidade através de uma palestra de 40 min., e as que se interessaram, puderam praticar o basquete nas escolas do município de Nova Mutum.
Além do contexto treinamento e competição, foi realizado em Nova Mutum, festivais de basquete onde o ultimo contou com a participação de mais de 120 meninas da comunidade, deixando claro que a modalidade foi bem aceita pelo publico feminino do município.
FORMA DE DIVULGAÇÃO UTILIZADA NA IMPLANTAÇÃO DO BASQUETE FEMININO EM NOVA MUTUM
A primeira instituição de ensino a receber minha visita, foi a Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, onde meninas na faixa etária de 15 a 17 anos de idade assistiram uma apresentação de 40 minutos sobre o basquete feminino. E logo na primeira semana a procura pelos treinos de basquete foi grande, e em menos de um mês já estava formada a turma de treinamento da categoria “A”, que marcaram presença no primeiro grande evento organizado pela Secretária de Esportes de Nova Mutum em 2010, os Jogos Escolares fase Municipal.
NaAtletas de basquete feminino da Escola José Aparecido Ribeiro na abertura do desfilando
Na seqüência, me dirigi para a Escola Municipal “Caminhos do Saber”, onde pude formar a turma da categoria “B”, constituída por meninas da faixa etária de 11 a 14 anos de idade.
Atletas
HISTÓRICO DAS COMPETIÇÕES EM 2010
Após um período de fundamentação na parte técnica, tática e física das atletas de basquete de Nova Mutum, foram representar o município nos “IX JOGOS ESCOLARES DO MATO GROSSO FASE REGIONAL”, que foi realizado no período de 19 a 28 de junho de 2010 na cidade de Tapurah.
EQUIPES DE NOVA MUTUM FICAM COM O 4º LUGAR NOS IX JOGOS ESCOLARES DO MATO GROSSO
EQUIPES DE BASQUETE FEMININO DE NOVA MUTUM CONQUISTAM O 3º LUGAR NO CAMPEONATO ESTADUAL MATOGROSSENSE 2010 EM SINOP
O Campeonato Estadual Matogrossense que foi realizado no período de 14 a 16 de julho na cidade de Sinop, foi à segunda competição que as meninas participaram no ano de 2010, e obtiveram um excelente resultado
CAMPEONATO ESCOLAR CATEGORIA “B” FASE FINAL
Realizado de 29 de julho a 05 de agosto em Nova Mutum, com participação da equipe da Escola Municipal Caminhos do Saber
CAMPEONATO ESTUDANTIL FASE REGIONAL
Foi realizado no município de Vera no período de 22 a 27 de outubro, e a cidade de Nova Mutum conquistou a 4º colocação na competição.
FESTIVAIS DE BASQUETE 2010
Evento realizado em outubro no Ginásio Lauro Immich teve a presença de 50 meninas
MAIS DE 120 MENINAS NO 1º - FESTIVAL DE BASQUETE FEMININO TELECONFERÊNCIA
No mês de junho realizei uma “Teleconferência” numa das salas de aula da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro com as atletas do basquete feminino de Nova Mutum, que puderam ouvir e conversar com minha ex atleta Juliana Marchis Leite, que reside nos Estados Unidos a sete anos, onde foi jogar basquete e estudar no Oklahoma State University.
SELEÇÃO MATOGROSSENSE SUB-19
Quando recebi a proposta de trabalhar como técnico de basquete no estado do mato grosso, um dos meus objetivos além de contribuir para o crescimento da modalidade no estado, era ser técnico de uma das seleções matogrossenses.
Em novembro de 2010 aceitei com muita alegria e gratidão a Deus, a convocação do Presidente de Basquete Matogrossense (Claudio Barreto Junior), o convite para ser o técnico da Seleção Estadual Feminino Sub-19, que foi para o Brasileiro em Goiânia(GO).
RESUMO
No ano de 2010 o técnico Marco Chaves foi contratado para implantar e massificar o basquete feminino em de Nova Mutum, e com o apoio dos profissionais da secretária de esportes e das instituições de ensino, foi possível apresentar a modalidade para as meninas de 07 a 17 anos de idade do município, e assim dar inicio as primeiras turmas de treinamento de basquete feminino.
Uma modalidade que estava ausente da cidade de Nova Mutum a alguns anos, em pouco meses conquistou a simpatia de muitas garotas que aproveitaram a oportunidade de conhecer, e tomar gosto pelo basquete. Além da formação das equipes das categorias “A” e “B” que representaram o município em competições no ano de 2010, houve a preocupação com a formação da categoria “C”, meninas na faixa etária de 07 a 11 anos de idade, que foram estimuladas com treinos de formato mais lúdico, e participaram de festivais, sendo que o ultimo realizado no mês de novembro teve a participação de mais de 120 meninas.
Dentro de um contexto geral, estou hiper contente com o resultado obtido até o momento com o basquete feminino de Nova Mutum, pois mesmo estando no inicio de um trabalho, visualizo que a modalidade vem trazendo benefícios positivos para a sociedade do município de Nova Mutum.
Independente se essas meninas consigam ou não serem atletas de basquete na vida adulta, o mais importante é a forma como vamos conduzi-las para o futuro, e o esporte no caso o “Basquete”, é um fenômeno que contribui de forma super positiva para o bem estar de qualquer sociedade.


Um comentário:

BASQUETE DE NOVA MUTUM-MT disse...

Quero agradecer você Marcos por divulgar meu trabalho. Realmente sou um profissional amante do basquete, um técnico formador, coisa dificil hoje em dia.

Abração meu amigo, e continue esse trabalho bonito pelo nosso basquete.

Abraço