terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO (MG): O PARAÍSO DO BASQUETE

Parceria com seleções traz visibilidade e recursos em Paraíso
Nos últimos tempos é comum avistar pelas ruas da cidade de São Sebastião do Paraíso jovens de grande tamanho vestidos com as cores nacionais, principalmente o amarelo. Andam sempre juntos e se destacam pela altura e pelas cores. O paraisense está se acostumando a estas literalmente grandes visitas, já que o município estabeleceu parceria com a Confederação Brasileira de Basketball-CBB, parceria que tem sido muito proveitosa para o município, tanto em visibilidade quanto em lucratividade.
A visibilidade é tanta que o município passou a ser conhecido nacionalmente após a veiculação de matérias em rede nacional nos canais SPORTV, uma das maiores audiências da TV paga. Reportagens esta que destacaram o fato da cidade sediar o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Confederação, além de ser também residência do técnico da seleção principal do Brasil, o campeão olímpico Ruben Magnano. Reportagens semelhantes também ganharam destaque nos programas da EPTV Sul de Minas, que acompanha o projeto paraisense desde o início, além de jornais e sites de relevância nacional. A repercussão entre os cidadãos paraisenses é de muito orgulho e felicidade com o fato de sua cidade estar com tanto destaque positivo, entre tantas outras.
Outro motivo de alegria para os paraisenses é o fato de que estas seleções trazem recursos extras para a economia local, já que todas as despesas com estadia, alimentação, transporte e outras necessidades são custeadas pela própria confederação e este dinheiro gasto no município gera emprego e renda, consequentemente, desenvolvimento.
Para se ter uma idéia do impacto na economia local, a estada das seleções na cidade já gerou empregos no hotel onde os atletas da Seleção sub-19 estarão morando nos próximos 5 meses, na Arena Olímpica onde a sub-16 está instalada, nos restaurantes onde as seleções se alimentam. Até o momento já são 15 empregos diretos e mais de R$60.000,00 gastos mensalmente só com alimentação e estadia. É um dinheiro novo que está sendo investido pela CBB no município, ajudando no crescimento da rede de serviços e na manutenção da Arena Olímpica.
O destaque da Arena tem atraído outros eventos esportivos para o município, eventos que trazem mais recursos e investimentos. A equipe da Inteli de Orlândia fez sua pré-temporada na cidade e irá disputar jogos da Liga Nacional de Futsal na Arena, nos dias 15 e 17 de março. A seleção mineira de handball já solicitou uma temporada na cidade e a Arena está sendo indicada como possível espaço para sediar a preparação de delegações olímpicas pré-Rio 2016.
Tudo isso traz a certeza de que o esporte é uma ação fundamental no município e não só pela alegria da torcida e energia dos atletas.
Fonte: Mariano Bícego

Nenhum comentário: