sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RUBÉN MAGNANO EM ENTREVISTA COLETIVA

Ruben Magnano não garante nenhum jogador do Pré-olímpico em Londres
São Paulo – Em uma concorrida entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (11), em São Paulo, o técnico da Seleção Brasileira masculina de basquete, o argentino Ruben Magnano, por mais de uma hora respondeu as perguntas dos jornalistas presentes. E um dos principais assuntos que enfrentou e com muita serenidade, foi com com relação a convocação dos jogadores para as Olimpíadas de Londres no ano que vem. Em todos os momentos que o assunto foi a convocação, o técnico garantiu que nenhum jogador que disputou o Pré-olímpico tem vaga assegurada para Londres.
Ao lado do diretor de Seleções, Vanderlei Mazzuchini Júnior, Ruben Magnano também foi enfático ao afirmar que ninguém é descartado para a próxima seleção olímpica. “Espero ser inteligente o suficiente para fazer a melhor convocação para o Brasil, mas não falei com ninguém que foi ao Pré-olímpico e também aqueles que não foram”.
Sobre a pergunta de qual jogador que foi ao Pré-olímpico já tem vaga garantida na equipe que irá as Olimpíadas, o técnico Foi mais ainda: “O jogador que foi bem no Pré-olímpico e desempenhou bem o seu papel, não fez mais que obrigação. Foi lá para defender o seu País e isso foi importante para ele. Tenho uma clara idéia do que posso fazer na convocação, mas não existe ninguém com vaga garantida no grupo que vou convocar”, afirmou. Magnano, na convocação, espera contar com até 16 jogadores na primeira fase de preparação.
Ruben Magnano começou a entrevista coletiva, falando dos planos para a próxima temporada, cujo principal objetivo é a participação olímpica, vaga que ele teve participação importante na conquista obtida no Pré-olímpico de Mar del Plata. “Ainda não temos uma preparação já totalmente elaborada. A idéia é começar a trabalhar no início de junho e fazer até 11 jogos amistosos em diferentes lugares. Olimpíada é um torneio muito especial para o Brasil e esperamos fazer a mesma preparação que tivemos para o Mundial, no ano passado e para o Pré-olímpico neste ano”.
Sobre a expectativa da participação da Seleção Brasileira, Magnano também mostrou o lado otimista de técnico. “Vamos preparar os jogadores como faço em todas equipes que trabalho. Vamos para Londres para buscar o mais alto posto que possamos conseguir “. Depois mostrou-se preocupado com o lucaute da NBA, a greve dos patrões que vem paralisando a Liga Profissional Americana há 135 dias. “Todo jogador precisa estar em atividade em seus clubes. E fico torcendo que todos consigam jogar na Europa, caso realmente a temporada da NBA seja cancelada”.
Outro assunto bastante questionado pelos jornalistas foi com relação as derrotas para os Estados Unidos e República Dominicana, nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Magnano deixou bem claro que não é uma justificativa, mas que a falta de preparação e a falta de jogos amistosos, foram decisivos para as derrotas. “Não existe sucesso, sem trabalho. Mas conforme o tempo que tivemos para treinar e jogar, foi muito pequeno. Não tive como cobrar dos jogadores aquilo que não lhe foi oferecido que é treinamento. Por sinal isso aconteceu também com o Uruguai e Argentina, diferentemente da República Dominicana, de Porto Rico e Estados Unidos, que não tinham competições internas e tiveram tempo para treinamento. O Pan-americano, nessa época do ano, foi fora de temporada para o Brasil, Argentina e Uruguai que já estão jogando seus campeonatos. Como não tive tempo para treinar, em função do calendário, a responsabilidade da campanha no Pan-americano é toda minha”.
Outro detalhe que o treinador explicou para os jornalistas foi com relação aos jovens jogadores convocados para o Pan-americanos. “Disse para todos eles que ser convocados para uma Seleção adulta não é sempre. Mas quando a convocação bater na porta deles, precisam estar sempre bem preparados. Acompanhai a trajetória do Cristiano, Bruno e Davi no Mundial da Letônia e sei a capacidade de cada um deles, mas tenho certeza que a experiência que tiveram em estar em uma seleção adulta foi ótimo”.
O treinador da Seleção Brasileira também confirmou que irá a Europa, possivelmente em março para acompanhar os brasileiros que atuam em clubes europeus. “Vou para acompanhar como estão os jogadores, para aprender, assistir treinos e jogos. Isso possivelmente em março do ano que vem”.

Magnano também confessou que vai acompanhar a Liga Nacional de Basquete e irá sim ver Leandrinho Barbosa atuar pelo Flamengo. “Ele será muito importante na Liga. É um jogador ídolo que muito vai ajudar no desenvolvimento do campeonato”. Com relação ao americano Larry, de Bauru, Magnano também ainda sonha em contar com o jogador. “Tive a felicidade de conviver com ele. É impressionante a vontade de participar da Seleção. Esperamos que até a convocação ele tenha resolvido o problema de naturalização”.

O contrato do treinador com a Confederação Brasileira de Basketball vai até as Olimpíadas de Londres. Sobre a renovação de contrato, com muito bom humor, Ruben Magnano preferiu passar o microfone para o diretor da CBB, Vanderlei Mazzuchini Júnior. “O Ruben Magnano terá seu contrato renovado, com toda certeza. Ele vem fazendo parte de uma fase importante do basquete brasileiro, não apenas pela capacidade como técnico, mas também pela liderança e uma pessoa muito diferenciada”, disse o dirigente.

Fonte: Juarez Araújo. Foto - Marcos do Carmo

Nenhum comentário: