segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VANDER LOBOSCO APITA A FINAL NO PARAGUAI JUNTAMENTE COM FERNADO SERPA

Vander Lobosco Nunes Junior (RJ) e Fernando Serpa de Oliveira (RS) apitam a final da Liga Paraguaia.
São árbitros internacionais e tendo atuado em diversas competições internacionais, porém, hoje, eles estão atuando em mais um evento alem fronteiras, só que desta vez, como convidados para trabalhar exatamente na final de um campeonato nacional: a convite da Confederação Paraguaia de Basquetebol, estes dois grandes árbitros do nosso basquete, estão em Assunção apitando a série melhor de cinco do campeonato da Liga Nacional de Paraguai entre Sol de América x Libertad.
Comuniquei com o Vander e como ele teve problemas com falta de intenet, hoje normalizado, fiz uma rápida entrevista com o árbitro carioca, filho de árbitro também, Vander Lobosco Nunes.
Vander, primeiramente, parabéns por receber este valioso convite creio que não foi só um convite de amigos, mas principalmente, para um profissional altamente competente, que já tem um atestado de um belo currículo.
O que você sentiu ao receber esse convite?
Foi uma grande surpresa para eu ser indicado para trabalhar em uma final da liga nacional de outro país. Vi que meu trabalho foi reconhecido pela minha confederação e pela confederação do Paraguai, tendo em vista que eu já estive aqui apitar um campeonato de base.
Como você vê o nível da arbitragem e também do basquete paraguaio nesta final?
Quanto à arbitragem eles são muito interessados, procuram trabalhar nos moldes da FIBA, porém o nível é diferente do Brasil, com isso os jogos são de um nível diferente também, não temos os mesmos confrontos corporais de força que temos no Brasil.
E o público, é um conhecedor do basquete?
O público, em grande parte,é composto de muito dos pais e jogadores da base. Um público médio para um ginásio de capacidade para 3000 pessoas e pelo que vimos o público não é conhecedor das regras como temos muitas cidades no Brasil.
Como o público reage contra uma possível falha do juiz?
Ele não perdoa nenhuma falha, qualquer que seja, na verdade estando certo ou errado ele contesta a todo o momento.
As acomodações do ginásio, segurança e tudo que seja necessário para uma partida de basquete, está dentro dos padrões necessários?
Sim, eles se preocupam muito com a segurança do público como a nossa também, havia muitos policiais e segurança privada, as condições do ginásio são muito boas também.
Na folga, teve tempo de ver de perto esta cultura guarani desta capital das guarânias?
Cheguei aqui no dia 9 e logo no dia 11 fui ao centro, onde já conhecia. Belas lojas de esportes, tive oportunidade de conhecer um pouco da cultura, através de visita ao "Museo de los muertos", onde estão enterrados e homenageados os integrantes da guerra da tríplice aliança, fui também ao Museu Nacional; Casa dos Senadores, Palácio Legislativo e na Casa da Republica. Tive oportunidade de conversar com pessoas locais e ver que o guarani é muito falado por aqui, eles mantém a tradição de falar guarani e tomar tererê.
Agradeço sua atenção e meus desejos de sucesso total ao cumprir este compromisso tão importante até mesmo para o nosso país. E meus cumprimentos extensivos ao também grande árbitro Fernando Serpa.
Marcos gostaria só de enfatizar que estamos sendo muito bem tratados e cuidados pela Confederação Paraguaia.
Nós que agradecemos a você marcos por estar sempre nos acompanhando e nos dando força na nossa caminhada. Forte abraço a você e a todos os leitores do seu blog.

Um comentário:

Vander Lobosco Jr disse...

Obrigado Marcos, por sempre apoiar o trabalho da arbitragem brasileira. Forte Abraço!!!