terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BRASILEIRO SUB-15 FEMININO:1ª E 2ª DIVISÕES

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 FEMININO – 1ª DIVISÃO
Palmas / PR)
Grupo A: Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Grupo B: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
2ª Rodada — Terça-feira (dia 14)
Pernambuco 26 x 95 São Paulo (1º tempo: 07 x 45)
Cestinhas: Pamella Melo (PE) 9pts e Izabella Sangalli (SP) 22pts
Rio Grande do Sul 62 x 36 Maranhão (1º tempo: 34 x 18)
Cestinhas: Victoria Rodrigues (RS) 23pts e Raíssa Catossi (MA) 14pts
Mato Grosso do Sul x Rio de Janeiro
Cestinhas: Thaiane e Natália(MS), com 10 pontos e M Luiza (RJ), 20 pontos
Santa Catarina 51 x 54 Paraná
Cestinhas: Mariana (SC), 14 pontos e G Begnini (PR), 17 pontos
DESTAQUES DA RODADA
CESTINHA – IZABELLA (SP), 22 pontos
REBOTES – MONIQUE (SP), 13
ASSISTÊNCIAS – RAPHAELA (RJ) – 6
EFICIÊNCIA – RAPHAELA (RJ) 29
JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA
Paraná x São Paulo
Rio de Janeiro x Santa Catarina
Rio Grande do Sul x Espírito Santo
CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 FEMININO – 2ª DIVISÃO
Data: 15 a 19 de dezembro
Local: ginásio do Centro de Treinamento Jayme Navarro (Rua Cel. Schwab Filho, s/ n° - Bento Ferreira - Vitória / ES)
Seleções Participantes
Grupo A: Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Alagoas.
Grupo B: Pará, Espírito Santo e Distrito Federal

Vitória / ES — Durante quatro dias a capital capixaba será palco para as atletas das sete seleções, que divididas em dois grupos, irão disputar o Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – 2ª Divisão. A partir da próxima quarta-feira (15), pelo grupo “A” as equipes do Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Alagoas e pelo “B” Pará, Espírito Santo e Distrito Federal vão brigar pelo título brasileiro da categoria e por três vagas na primeira divisão do ano que vem. Os jogos serão realizados no ginásio do Centro de Treinamento Jayme Navarro (Rua Cel. Schwab Filho, s/ n° - Bento Ferreira), em Vitória (ES).
No comando da seleção norte-rio-grandense está à estreante Kamila Rodrigues. Segundo a técnica, a equipe do Rio Grande do Norte é jovem e de estatura baixa, mas que pretendem jogar de igual para igual.
— Vamos chegar nesse brasileiro com muita garra e força de vontade. O nosso grupo está bem nivelado, com três times do nordeste. Esperamos jogar de igual para igual. Para driblar a baixa estatura das nossas atletas, usaremos uma defesa forte e um contra-ataque rápido. Este é o meu primeiro campeonato como técnica, espero corresponder a altura e conseguirmos uma boa classificação — comentou Kamila.
Animado para as disputas do brasileiro sub-15, Luiz Claudio Correa é o técnico da equipe mineira.
— Nossa expectativa é representar bem Minas Gerais no brasileiro. Nossa principal característica é força coletiva. As atletas se conhecem de outros campeonatos e estão bastante entrosadas. Nosso objetivo é trazer uma boa classificação para nosso estado — disse Luiz Claudio, que também é técnico do Uberlândia Praia Clube.
O comandante do Pará, Marcelo Aragão, fala das características do time e as vantagens do novo formato do brasileiro de base. Além disso, destaca três paraenses que ajudarão o estado na busca do título: A ala/armadora, Ariane Mendes, de 15 anos e 1,80m; a pivô Natanny Gomes, de 15 anos e 1,78m; e a ala/pivô Tainah Vilhena, de 14 anos e 1,68m.
— Esse novo formato dos brasileiros é muito bom e nos favoreceu bastante em quantidade de jogos, além de enfrentarmos seleções que não conhecíamos. Para esse campeonato, o Pará chega com uma seleção muito boa e forte. É também um time jovem, mas que tem muito potencial tanto na parte coletiva, quanto na individual. Contamos com boas atletas no time titular, mas temos um banco cheio de talentos. As jogadoras Ariane, Tainah e Natanny serão outro ponto forte do nosso time. Ariane pela experiência, Tainá que foi cestinha das Olimpíadas Escolares e Natanny por ser uma boa pivô e que conta com o fato de ser canhota e por isso dificulta a marcação. Estamos preparados para alcançar nosso objetivo — analisou Marcelo, que é técnico da seleção paraense desde 2006.
O Ceará será dirigido pelo técnico Tancredo César Menezes, que já vem treinando o time há um mês, que conta em sua quase maioria com atletas abaixo da idade da categoria. Subir para a primeira divisão é uma das metas da equipe, segundo Tancredo.
— Estamos treinando há um mês para fazermos bonito neste brasileiro e alcançar nosso objetivo. Nosso time é jovem e somente duas atletas participaram da última edição da competição. Mas contamos com meninas que tem muita vontade de vencer e que usará como arma o jogo coletivo. O companheirismo faz com que elas formem um grupo bastante homogêneo e ágil — comentou Menezes.
O Espírito Santo está no grupo “B” e enfrenta na primeira fase Pará e Distrito Federal. De olho em uma das vagas da primeira divisão, o técnico capixaba, Aldo Machado Jr., montou um time ágil.
— Acredito muito no grupo que está indo para esta competição. É um time bem heterogêneo, no bom sentido, porque me permite fazer inúmeras jogadas. Tenho atletas para fazer um jogo de transição, uma cortada, lances de três pontos, jogo forte no garrafão, eu consigo montar para todas as oportunidades. Estou muito contente com elas, mesmo se tratando de meninas jovens, tenho apenas três meninas de 15 anos e conto com duas de 13 anos, as outras possuem 14 anos. As seleções que vou enfrentar no meu grupo são bastante fortes, mas faremos nossa parte na busca do título — afirmou Aldo.
Para chegar ao lugar mais alto do pódio, o treinador da seleção do Distrito Federal, Gustavo Chagas, prefere destacar o jogo coletivo e a marcação forte como principais características.
— Não gosto de destacar apenas um atleta. O basquete é um esporte coletivo e o grupo precisará estar bastante unido e na mesma sintonia para vencer as disputas. Somente duas atletas do time já disputaram o brasileiro no último ano. Os adversários do meu grupo tem um histórico de vitórias, mas nunca os enfrentei, nem conheço muito bem o esquema deles. Serão duas partidas surpresas. Mas com um bom contra-ataque acredito que iremos longe no campeonato — disse Chagas.
Fonte: CBB

Nenhum comentário: