segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DO SUL-AMERICANO DE TRINIDAD (6) - URUGUAI (1)

URUGUAIOS E MAIS PERSONAGENS QUE FIZERAM ESTE SUL-AMERICANO
A pequena e acolhedora Trinidad, já está definitivamente no mapa americano do basquete e por que não dizer também no Mapa Múndi desta modalidade?
Com certeza, já está. Pois esta semente plantada neste belo interior uruguaio, logo começará com a colheita de seus preciosos frutos. Uma equipe que começa, promove uma grande competição internacional e mostra à todos o que é o basquete, a beleza e pureza deste esporte, um verdadeiro veículo de união entre os povos. A bela e calma Trinidad com suas “calles llenas de platonos”, ruas cheias de árvores, e os corações de seus torcedores cheios de basquete.
Creio que em breve, esta cidade estará promovendo outras competições de grandes proporções como provou o desejo de suas autoridades e com o apoio de seu povo tão simpático e hospitaleiro.
Parabéns Trinidad, parabéns Uruguai, vocês fazem o basquete crescer.
A SIMPÁTICA SELEÇÃO URUGUAIA
Exemplo de dedicação, amor e de um basquete promissor JULIO CÉSAR CUSATI, GERENTE DA FEDERAÇÃO URUGUAIA DE BASQUETE
Como sempre gosto de fazer quando viajo, é procurar um hotel ideal, ou seja, o mais próximo possível do ginásio de basquete. Isso somente com meus contatos com a Federação de Basquete do Uruguai. E foram vários e-mails, sempre respondido com rapidez pelo gerente dessa entidade, Julio César. Em cada comunicação, me informava sobre, clima, horários de ônibus.. e todos prontamente atendidos pelo Julio.
O gerente da Federação Uruguaia me disse o Uruguai está trabalhando com o basquete de base feminino e está crescendo seus adeptos, muito esforço para a realização dessa competição e o nível técnico ainda está longe das grandes seleções como a do Brasil, por exemplo.
Bastante gentil, agradeceu minha presença como o único jornalista internacional presente em Trinidad.
GERASIME BOSZIKIS, PRESIDENTE DA ABASU O brasileiro, Gerasime Grego Bszikis, presidente da ABASU, Associação de Basquetebol Sul-Americano, se fez presente no evento e falou da importância dessa competição em Trinidad: “Quero levar o basquete para o interior, o prefeito de Trinidad e autoridades do departamento de Flores, deram total apoio para que esta competição fosse realizada aqui. E veja você, como o público está envolvido com o basquete, ginásio lotado, a cidade respirando basquete. Se esta competição fosse numa cidade grande, tudo passaria quase que despercebido. Portanto, quero descentralizar o basquete e dar oportunidades para o desenvolvimento do basquete nas pequenas cidades”
JONAS DE CARLO PEREIRA O árbitro internacional, o brasileiro Jonas Pereira, que atuou nesta competição, me fez um convite para participar de uma reunião com os árbitros e com participação, on line, do diretor de arbitragem da FIBA AMÉRICAS, o brasileiro, Geraldo Miguel Fontana, diretamente de Porto Rico.
Um agradecimento especial ao amigo Jonas.
CAROLINA ALEJANDRA TOLEDO TORRES A bela, simpática e elegante Carolina, árbitra do Chile, mesmo após sua reunião, retardou um pouco seu almoço para falar comigo.
Carolina é árbitra internacional desde 2004, gostaria de atuar em uma competição aqui no Brasil e seu grande sonho é apitar em uma Olimpíada, declarou a bela chilena, Carolina.
APOIO EXTRA QUADRA
O esporte é uma atividade muito abrangente e envolve todos os setores da comunidade. Aqui quero destacar o serviço de restaurante das delegações. Estive lá
ROBERT BENTANCURT DOMÍNGUEZ E SUA EQUIPE
Robert disse da alegria das meninas, a confraternização que o esporte proporciona e tive convite para tomar as refeições lá juntamente com as delegações. Meus agradecimentos ao Robert e suas ajudantes que fazem aquela comida muito deliciosa como é a de Trinidad.
NO CAFÉ 33
Encontramos, minha irmã Celia e eu, uma gostosa “parrillada” uruguaia no Restaurante CAFÉ 33, e como fica perto no hotel, concentramos nossas refeições lá. Uma comida excelente, um atendimento “vip” por parte dos garçons Gusman e Echeverría.(fotos). Vejam bem, no último dia de Trinidad, ganhamos um vinho deste restaurante! Obrigado! Hoje, experimentamos o vinho, muito saboroso, um sabor de voltar ao Uruguai e visitar novamente Trinidad.

Nenhum comentário: