segunda-feira, 17 de outubro de 2011

LDO: MOVIMENTA A ECONOMIA DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Liga gera desenvolvimento esportivo e econômico
A Liga de Desenvolvimento Olímpico realizou na última semana em São Sebastião do Paraíso os jogos do Grupo A da competição que reúne os jovens talentos do basquete masculino brasileiro. Durante estes dias mais de uma centena de atletas, técnicos, árbitros e pessoal da organização estiveram alojados na cidade e a movimentação não ficou apenas na quadra da Arena Olímpica. Todo este pessoal consumiu, e muito, serviços e produtos do município, gerando mais do que a emoção do esporte para os paraisenses que acompanharam algumas das 28 partidas realizadas nestes dias.
Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, a competição gerou diretamente 20 empregos temporários, divididos entre auxiliares de cozinha, motoristas, pessoal de limpeza, de apoio e atendentes. Este pessoal trabalhou na alimentação dos atletas, transporte dos mesmos, na manutenção dos alojamentos e instalações dos jogos, no registro e divulgação da competição. Além disso, os visitantes também gastaram substancialmente no comércio local. O restaurante contratado pela Liga Nacional de Basquete serviu 4 refeições diárias a cerca de 150 pessoas. Além destas refeições os atletas buscavam complementá-las, consumindo no comércio próximo à Arena. O supermercado próximo aumentou em 15% o movimento desta época do ano, vendendo principalmente refrigerantes, sucos, Gatorade e chocolate. A lanchonete próxima também registrou um aumento de 15 % no movimento, atendendo atletas, dirigentes e torcedores que vieram de fora da cidade acompanhar as partidas. Estes torcedores também se instalaram em hotéis, aumentando a ocupação de quartos neste período. Também ficaram em um hotel duas delegações, Franca e Pinheiros, que vieram para as disputas, praticamente limitando as vagas disponíveis.
Quem também lucrou com a presença dos atletas e pessoas relacionadas aos jogos da Liga em Paraíso, foram os quiosques de lanches e de sorvetes e principalmente Açaí, um hit entre os visitantes. Segundo Sérgio Bonacini, proprietário de uma casa de lanches, o movimento cresceu 20% acima do normal, gerando um lucro extra e a necessidade de reforço no seu quadro de funcionários. Já os serviços de entregas passaram a ter na Arena e nos hotéis um endereço usual de suas pizzas e lanches. Mesmo os produtos locais como café, queijos, doces, lingerie e a tradicional manteiga avolumaram as malas dos visitantes na hora da partida, após a maratona de jogos.
Mas os paraisenses não vão sentir muito a falta destes fregueses. A segunda fase da Liga Sub-21 começa no próximo fim de semana, com mais 8 clubes se instalando na cidade por 10 dias, com todos seus seguidores. E em dezembro será realizado na cidade o hexagonal semifinal da competição. A expectativa é de que estas três fases da competição possam gerar uma entrada de mais de R$300.000,00 de recursos diretos somente pela Liga Nacional de Basquete em gastos com hospedagem, alimentação e transporte, todos estes serviços contratados de empresas paraisenses. Além disso o comércio local também lucra durante a realização dos 72 jogos da Liga, sem contar a geração de empregos temporários, o que é comemorado pelo prefeito Mauro Zanin: "Que o esporte proporciona saúde, lazer e qualidade de vida já sabíamos e por isso buscamos incentivá-lo. O referenciamento do município em nível nacional e a injeção de recursos na economia local são dois bônus muito bem vindos e que só vai nos levar a fomentar ainda mais a prática e o desenvolvimento esportivo em Paraíso."
Fonte: Mariano Bícego

Nenhum comentário: